Sexta-feira, 12 de Outubro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Ana Cristina César

Documentário201845minBrasilLivre


De Leticia Simões, Luis Cañizares

Ana Cristina Cesar é uma aproximação à escritora carioca através de seu poema Samba-Canção. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida. Nesse percurso, encontramos Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber em um diálogo sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 14:00h
Dom, 14 out às 00:00h
Seg, 15 out às 08:00h


01:00

Josué de Castro - Cidadão do Mundo

Documentário199550minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com José Wilker, Francisco Milani

O filme retrata a vida e a obra do médico pernambucano Josué de Castro, intelectual engajado em um dos maiores problemas da humanidade: a fome. Autor de vários livros que discutem a fome como uma questão política, Josué representou o Brasil em vários órgãos internacionais, como a FAO, mas acabou sendo exilado pela ditadura militar.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 15:00h
Sáb, 13 out às 13:00h
Seg, 15 out às 09:00h


02:00

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Através de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos na vida de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, o presidente uruguaio, tecem um fio em todas as três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 16:00h
Sáb, 13 out às 11:30h
Seg, 15 out às 10:00h


03:30

O Legado da Coruja - Episódio Música

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Um cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas - inclusive com tecnologia de ponta - e também serve para grandes esquemas coletivos - religiões em particular.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 17:30h
Sáb, 13 out às 21:00h
Seg, 15 out às 11:30h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Teseu

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando ele tinha idade para lutar, decidiu ir para Creta enfrentar o terrível Minotauro, que devorava 14 jovens atenienses por ano, entregues a Minos, rei de Creta. O Minotauro, uma das figuras mais famosas da mitologia grega, era um monstro de verdade, nascido da união proibida entre Pasífae, esposa de Minos, e um touro branco. Ele ficava preso em um labirinto construído pelo inventor Dédalo. Teseu matou o Minotauro graças à sua coragem - mas também graças a Ariadne, filha do rei Minos, que o ajudou a sair do labirinto seguindo um fio de lã. Mas a grande coragem de Teseu não o impediu de ser omisso com seus deveres. Motivado pela vitória, ele cometeu erros irreversíveis, o que levaram à tragédia.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 12:00h
Seg, 15 out às 01:55h


04:30

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje nossa maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, ao invés de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. Parte da várzea amazônica, essa região do Médio Solimões se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, normas de vida e produção em uma Unidade de Conservação, espécies animais e vegetais protegidas, ameaças de barcos pesqueiros invasores, convivência com pesquisadores e turistas, dando destaque à prosódia e outros traços da cultura regional. O documentário está baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia nos deslocamentos e facilitador de contatos com lideranças comunitárias. No final das filmagens da seca, recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a realizar registros e narrativas sobre sua região.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 12:30h
Seg, 15 out às 06:30h


06:00

Impressões do Mundo - Episódio James Holston e as Cidades

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A insurgência da cidadania é o principal foco de observação do escritor e antropólogo estadunidense James Holston. Em seu livro, "A Cidade Modernista: Uma Crítica de Brasília e sua Utopia Modernista", o polêmico e provocativo autor aborda as experiências de várias metrópoles do mundo, incluindo Brasília.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 05:10h


06:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio O Sofrimento do Brasil

Documentário201630minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Uma diagnóstica social do sofrimento do Brasil, a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan, e analisada pelos especialistas Christian Dunker, Nelson da Silva Jr. e Lívia Tourinho Moretto, professores do Instituto de Psicologia da USP; Vladimir Safatle, professor do departamento de Filosofia da USP; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e Nina V. A. Leite, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Próximas Exibições:
Seg, 15 out às 03:00h


07:05

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 07:05h


07:45

Revista Curta! - Episódio 181ª edição | 07/10/18

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!


08:00

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 14:00h


08:22

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 14:22h


08:45

Saliva

Ficção200715minBrasilLivreSP


De Esmir Filho Com Gabriel Cavicchioli, Hellen Vasconcelos, Mayara Comunale

Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 14:45h


09:00

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em Como Nascem os Anjos (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 20:10h
Seg, 15 out às 01:00h


09:20

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970 desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem Superoutro, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais deHavana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005, com o longa Eu me lembro(2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 17:00h


10:25

Deixa que eu falo

Documentário200784minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel Com Leon Hirszman

O documentário apresenta a biografia do cineasta Leon Hirszman, diretor do Cinema Novo que realizou 11 curtas e cinco longa-metragens entre 1962 e 1986. Deixa que eu falo revê a trajetória de Leon Hirszman por meio de sua obra e imagens de arquivo. Os depoimentos do próprio homenageado conduzem o ritmo da produção, que traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração. Amigo e parceiro Hirszman, o diretor Eduardo Escorel montou três longas da importante filmografia deixada pelo cineasta: Nelson Cavaquinho, São Bernardo e Eles Não Usam Black Tie.


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Teseu

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando ele tinha idade para lutar, decidiu ir para Creta enfrentar o terrível Minotauro, que devorava 14 jovens atenienses por ano, entregues a Minos, rei de Creta. O Minotauro, uma das figuras mais famosas da mitologia grega, era um monstro de verdade, nascido da união proibida entre Pasífae, esposa de Minos, e um touro branco. Ele ficava preso em um labirinto construído pelo inventor Dédalo. Teseu matou o Minotauro graças à sua coragem - mas também graças a Ariadne, filha do rei Minos, que o ajudou a sair do labirinto seguindo um fio de lã. Mas a grande coragem de Teseu não o impediu de ser omisso com seus deveres. Motivado pela vitória, ele cometeu erros irreversíveis, o que levaram à tragédia.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 08:45h
Seg, 15 out às 01:55h


12:30

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje nossa maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, ao invés de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. Parte da várzea amazônica, essa região do Médio Solimões se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, normas de vida e produção em uma Unidade de Conservação, espécies animais e vegetais protegidas, ameaças de barcos pesqueiros invasores, convivência com pesquisadores e turistas, dando destaque à prosódia e outros traços da cultura regional. O documentário está baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia nos deslocamentos e facilitador de contatos com lideranças comunitárias. No final das filmagens da seca, recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a realizar registros e narrativas sobre sua região.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 04:50h
Seg, 15 out às 06:30h


14:00

República da Poesia - Episódio Ana Cristina César

Documentário201845minBrasilLivre


De Leticia Simões, Luis Cañizares

Ana Cristina Cesar é uma aproximação à escritora carioca através de seu poema Samba-Canção. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida. Nesse percurso, encontramos Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber em um diálogo sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 00:00h
Seg, 15 out às 08:00h


15:00

Josué de Castro - Cidadão do Mundo

Documentário199550minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com José Wilker, Francisco Milani

O filme retrata a vida e a obra do médico pernambucano Josué de Castro, intelectual engajado em um dos maiores problemas da humanidade: a fome. Autor de vários livros que discutem a fome como uma questão política, Josué representou o Brasil em vários órgãos internacionais, como a FAO, mas acabou sendo exilado pela ditadura militar.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 13:00h
Seg, 15 out às 09:00h


16:00

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Através de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos na vida de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, o presidente uruguaio, tecem um fio em todas as três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 11:30h
Seg, 15 out às 10:00h


17:30

O Legado da Coruja - Episódio Música

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Um cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas - inclusive com tecnologia de ponta - e também serve para grandes esquemas coletivos - religiões em particular.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 21:00h
Seg, 15 out às 11:30h


18:00

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem, esse sonho de consumo traz desafios.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 04:00h
Seg, 15 out às 12:00h


18:30

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conheceremos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua português através do canto.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 06:30h
Seg, 15 out às 12:30h


19:00

O Mundo Segundo Anish Kapoor

Documentário201152minFrança10 anos


De Heinz Peter Schwerfel

Um multicultural mágico, um perfeccionista estético e um engenheiro do impossível, o escultor Anish Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos, como em sua enorme estrutura inflável, com a qual tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Kapoor, que nasceu na Índia mas vive na Inglaterra desde os anos 70, é um artista que encanta - seu enorme espelho captura as nuvens, suas miniaturas de pigmento são esculturas de cor monocromática e suas obras instaladas em paredes nos levam a um vazio sublime. Esse documentário recria o mundo de acordo com Kapoor, através de uma jornada, desde seus estúdios em Londres até instalações permanentes de Chicago e Nápoles, passando por exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. O artista teve a oportunidade de falar pessoalmente sobre sua busca infinda por novas formas, sempre profundamente emocionantes.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 03:50h
Dom, 14 out às 07:45h
Seg, 15 out às 13:00h


20:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história. Que é também a nossa.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 00:00h
Dom, 14 out às 05:40h
Seg, 15 out às 14:00h


21:00

Diário de Uma Busca

Documentário2010105minBrasilLivreRJ


De Flavia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 00:50h
Seg, 15 out às 15:00h


23:00

Che Guevara, além do mito

Documentário201752minFrançaLivre


De Tancrí¨de Ramonet

Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, se preocupou em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na história. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 02:50h
Dom, 14 out às 21:30h
Seg, 15 out às 17:00h