Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018


00:00

Arquitetos - Episódio Figueroa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mario Figueroa é um arquiteto que tem uma produção característica de uma situação de deslocamento cultural e espacial. Ele nasceu no Chile mas veio criança para o Brasil. Possui um repertório de arquiteto brasileiro paulista mas tem uma herança chilena que também é fundamental e que se mostra importante quando projeta o Museu da Memória, em Santiago. Essa combinação é muito interessante e clara nos projetos que ele faz. Ao mesmo tempo ele traz uma bagagem fortemente plástica, isto é, a ideia da subjetividade como determinante na criação do projeto. Figueroa combina esse certo tecnicismo brutalista brasileiro com uma valorização poética do traço, da subjetividade, que se expressa na questão autoral do desenho.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 14:00h
Qui, 11 out às 08:00h
Sáb, 13 out às 21:35h


00:30

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 14:30h
Qui, 11 out às 08:30h
Sáb, 13 out às 09:05h


01:50

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Documentário201062minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana Com Chico Buarque, Edu Lobo, Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 15:50h
Qui, 11 out às 09:50h
Sáb, 13 out às 18:00h


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201852minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila ao ritmo de jazz e do zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros" : Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 17:00h
Qui, 11 out às 11:00h
Seg, 15 out às 00:00h


04:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 12:00h
Qui, 11 out às 06:00h
Dom, 14 out às 04:30h


04:35

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 12:35h
Qui, 11 out às 06:35h
Sáb, 13 out às 08:40h


04:55

Quem se Importa - Episódio Gerando Falcões

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Instituto Gerando Falcões foi criado pelo empreendedor social Eduardo Lyra. Sediada em Poá, a organização promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, atuando em três frentes: esporte, arte e música, com oportunidade e renda. Edu Lyra viveu a infância dentro de um barraco, numa favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar, dizendo: "Filho, não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai". O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro Jovens Falcões, um dos roteiristas do filme "Na Quebrada" e empreendedor social. Ele foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial, como 1 dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers. O Gerando Falcões nasceu com o intuito de causar transformação social e mudar a realidade das periferias. O movimento começou em 2011, com pequenas ações e grandes ideias do então empreendedor social Eduardo Lyra, na época com 22 anos. "Menos muros e mais pontes" é o lema do Gerando Falcões que, com o apoio de grandes marcas, de empresas, de tecnologias e de bons líderes, tem o sonho de transformar a periferia em um lugar mais justo e vibrante.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 12:55h
Qui, 11 out às 06:55h
Sáb, 13 out às 15:30h


05:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É neste centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo termino de seu curso e a imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, aonde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina, até que a consumação deste golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.

Próximas Exibições:
Qua, 10 out às 13:25h
Qui, 11 out às 07:25h
Dom, 14 out às 03:20h


06:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Teatro

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois atores de lugares e gerações distintas, que têm em comum a origem judaica. "Sou fruto de um povo que tem 5 mil anos de história", diz Germano Haiut, que nasceu no Recife, onde leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já Caco Ciocler é paulistano, atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ambos descobriram a vocação a partir de grupos da comunidade judaica. E, ao longo de suas carreiras, se reencontraram com suas raízes e com a cultura da qual estão imbuídos.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 06:30h


06:30

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, esse episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artista brasileiros participantes deste movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 02:10h


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, Em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém graças, principalmente, às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente, os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.

Próximas Exibições:
Dom, 14 out às 02:45h


07:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Requena

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Requena

Guto Requena (Sorocaba, SP, 1979) faz intenso uso da impressão tridimensional, que está sendo considerada uma nova revolução industrial, por alterar profundamente a maneira com que os objetos são consumidos e fabricados. Essa tecnologia o ajuda a materializar em objetos como cadeiras, vasos e bowls "coisas" até então intangíveis ou imateriais, como o som e a emoção. Atua não apenas na escala do objeto, mas da arquitetura e da cidade, desenvolvendo interiores e fachadas interativas que se comunicam com o ambiente e com as pessoas ao redor.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 15:00h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Paulinho Moska

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Com Moska é sempre "Tudo Novo de Novo", como ele diz na sua canção que abre o programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. Um grande Artista! A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e juntando os gostos de todos da sua família e mais o que ouvia no rádio foi o que fez sua cabeça musical. Para nós ele trouxe uma versão inspirada de "Terra" do Caetano, "Enrosca" sucesso de Fabio Jr, "Sonhos" de Peninha e foi delicioso relembrar "Nuvem Passageira", sucesso único de Hermes Aquino. "A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso".

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 20:30h


08:35

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 07:05h


10:15

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Sáb, 13 out às 22:10h


12:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 06:00h
Dom, 14 out às 04:30h


12:35

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 06:35h
Sáb, 13 out às 08:40h


12:55

Quem se Importa - Episódio Gerando Falcões

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Instituto Gerando Falcões foi criado pelo empreendedor social Eduardo Lyra. Sediada em Poá, a organização promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, atuando em três frentes: esporte, arte e música, com oportunidade e renda. Edu Lyra viveu a infância dentro de um barraco, numa favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar, dizendo: "Filho, não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai". O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro Jovens Falcões, um dos roteiristas do filme "Na Quebrada" e empreendedor social. Ele foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial, como 1 dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers. O Gerando Falcões nasceu com o intuito de causar transformação social e mudar a realidade das periferias. O movimento começou em 2011, com pequenas ações e grandes ideias do então empreendedor social Eduardo Lyra, na época com 22 anos. "Menos muros e mais pontes" é o lema do Gerando Falcões que, com o apoio de grandes marcas, de empresas, de tecnologias e de bons líderes, tem o sonho de transformar a periferia em um lugar mais justo e vibrante.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 06:55h
Sáb, 13 out às 15:30h


13:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É neste centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo termino de seu curso e a imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, aonde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina, até que a consumação deste golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 07:25h
Dom, 14 out às 03:20h


14:00

Arquitetos - Episódio Figueroa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mario Figueroa é um arquiteto que tem uma produção característica de uma situação de deslocamento cultural e espacial. Ele nasceu no Chile mas veio criança para o Brasil. Possui um repertório de arquiteto brasileiro paulista mas tem uma herança chilena que também é fundamental e que se mostra importante quando projeta o Museu da Memória, em Santiago. Essa combinação é muito interessante e clara nos projetos que ele faz. Ao mesmo tempo ele traz uma bagagem fortemente plástica, isto é, a ideia da subjetividade como determinante na criação do projeto. Figueroa combina esse certo tecnicismo brutalista brasileiro com uma valorização poética do traço, da subjetividade, que se expressa na questão autoral do desenho.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 08:00h
Sáb, 13 out às 21:35h


14:30

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 08:30h
Sáb, 13 out às 09:05h


15:50

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Documentário201062minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana Com Chico Buarque, Edu Lobo, Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 09:50h
Sáb, 13 out às 18:00h


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201852minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila ao ritmo de jazz e do zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros" : Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 11:00h
Seg, 15 out às 00:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio James Holston e as Cidades

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A insurgência da cidadania é o principal foco de observação do escritor e antropólogo estadunidense James Holston. Em seu livro, "A Cidade Modernista: Uma Crítica de Brasília e sua Utopia Modernista", o polêmico e provocativo autor aborda as experiências de várias metrópoles do mundo, incluindo Brasília.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 04:00h
Sex, 12 out às 06:00h
Dom, 14 out às 05:10h


18:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio O Sofrimento do Brasil

Documentário201630minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Uma diagnóstica social do sofrimento do Brasil, a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan, e analisada pelos especialistas Christian Dunker, Nelson da Silva Jr. e Lívia Tourinho Moretto, professores do Instituto de Psicologia da USP; Vladimir Safatle, professor do departamento de Filosofia da USP; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e Nina V. A. Leite, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 04:30h
Sex, 12 out às 06:30h
Dom, 14 out às 15:00h


19:05

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 05:05h
Sex, 12 out às 07:05h
Dom, 14 out às 07:05h


19:45

Revista Curta! - Episódio 181ª edição | 07/10/18

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 05:45h
Sex, 12 out às 07:45h


20:00

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 00:00h
Sex, 12 out às 08:00h
Sáb, 13 out às 14:00h


20:22

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 00:22h
Sex, 12 out às 08:22h
Sáb, 13 out às 14:22h


20:45

Saliva

Ficção200715minBrasilLivreSP


De Esmir Filho Com Gabriel Cavicchioli, Hellen Vasconcelos, Mayara Comunale

Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 00:45h
Sex, 12 out às 08:45h
Sáb, 13 out às 14:45h


21:00

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em Como Nascem os Anjos (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 01:00h
Sex, 12 out às 09:00h
Sáb, 13 out às 20:10h


21:20

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970 desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem Superoutro, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais deHavana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005, com o longa Eu me lembro(2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 01:20h
Sex, 12 out às 09:20h
Sáb, 13 out às 17:00h


22:25

Deixa que eu falo

Documentário200784minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel Com Leon Hirszman

O documentário apresenta a biografia do cineasta Leon Hirszman, diretor do Cinema Novo que realizou 11 curtas e cinco longa-metragens entre 1962 e 1986. Deixa que eu falo revê a trajetória de Leon Hirszman por meio de sua obra e imagens de arquivo. Os depoimentos do próprio homenageado conduzem o ritmo da produção, que traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração. Amigo e parceiro Hirszman, o diretor Eduardo Escorel montou três longas da importante filmografia deixada pelo cineasta: Nelson Cavaquinho, São Bernardo e Eles Não Usam Black Tie.

Próximas Exibições:
Qui, 11 out às 02:25h
Sex, 12 out às 10:25h
Dom, 14 out às 16:10h