Segunda-feira, 8 de Outubro de 2018


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.

Próximas Exibições:
Ter, 29 jan às 22:00h


01:00

Grandes Cenas - Episódio Todas as Mulheres Do Mundo

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em "Todas as Mulheres do Mundo" (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz.


01:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


01:55

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.


02:25

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.


03:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Evolução nas Artes

Documentário201330minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre a evolução das artes através das características das obras literárias, das obras cinematográficas e das pinturas. O elo entre essas três artes é o realismo, onde cada época é refletida nas obras aqui comentadas. Em todas as obras literárias, analisadas por João Cezar de Castro Rocha e Paulo Roberto Pires, o Brasil é o principal tema; no cinema, Nelson Aguilar mostra como linguagem e montagem manipulam a realidade; e, nas artes plásticas, Jorge Coli coloca a questão central de que não sabemos nos observar como brasileiros.

Próximas Exibições:
Qua, 9 jan às 18:30h


03:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Artes

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A contribuição de duas mulheres de origem judaica para diferentes áreas da arte brasileira. Anna Bella Geiger é artista visual premiada dentro e fora do país, vive no Rio de Janeiro e dá aulas no Parque Lage. Também carioca, Deborah Colker é bailarina, diretora e coreógrafa, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Neste episódio, elas falam de família, vida e obra. Sobre o judaísmo, Deborah conta que, certa vez, perguntou à mãe o que era ser judeu. "É gostar de ser judeu", ouviu como resposta.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jan às 18:35h


04:05

Latitude, Longitude - Episódio Tracunhaém para ver e ouvir

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude pegou a estrada, se embrenhou na Zona da Mata de Pernambuco e chegou a Tracunhaém, uma cidade em que a vida se divide entre a cana de açúcar e o barro. É terra de homens e mulheres acostumados às asperezas do cotidiano, onde o dia a dia vira inspiração para a arte. Da cana, surgiu o maracatu. Do barro, esculturas. O episódio apresenta os homens e mulheres que fazem o maracatu


04:35

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.

Próximas Exibições:
Qua, 26 dez às 19:05h


05:30

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves Com Glauber Rocha, Humberto Mauro, Alex Viany

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional pela fidelidade à paisagem e pela captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.


06:30

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura Yankee. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.

Próximas Exibições:
Seg, 24 dez às 18:00h


08:00

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.


09:00

José e Pilar

Documentário2010127minPortugalLivre


De Miguel Gonçalves Mendes

Relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e de sua mulher Pilar del Rio enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 21:00h


11:30

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.


12:00

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?


12:30

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


13:00

Auschwitz - Prisioneiros Numerados

Documentário201252minIsraelLivre


De Dana Doron, Uriel Sinai

Prisioneiros de Auschwitz, judeus e não judeus, foram tatuados com números de série, primeiro no peito e depois em seus braços. Estima-se que 400.000 números tenham sido tatuados em Auschwitz e em seus subcampos; apenas algumas centenas de sobreviventes estão vivos atualmente. "Numerados" é uma explosiva, altamente visual e emocionante jornada cinematográfica, guiada pelos testemunhos e retratos desses sobreviventes.


14:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.

Próximas Exibições:
Ter, 25 dez às 18:00h


15:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.

Próximas Exibições:
Sex, 1 fev às 20:00h


16:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


16:35

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


17:10

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 20:00h


17:45

Mains Propres

Documentário20158minBrasilLivre


De Louise Botkay

Um olhar sobre o tema da dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana.


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Teatro

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois atores de lugares e gerações distintas que têm em comum a origem judaica. "Sou fruto de um povo que tem 5 mil anos de história", diz Germano Haiut, que nasceu no Recife, onde leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já Caco Ciocler é paulistano, atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ambos descobriram a vocação a partir de grupos da comunidade judaica e, ao longo de suas carreiras, se reencontraram com suas raízes e com a cultura da qual estão imbuídos.


18:30

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, este episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artistas brasileiros participantes desse movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e com contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.


19:00

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


19:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Requena

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Requena

Guto Requena (Sorocaba, SP, 1979) faz intenso uso da impressão tridimensional, que é considerada uma nova revolução industrial por alterar profundamente a maneira com que os objetos são consumidos e fabricados. Essa tecnologia o ajuda a materializar "coisas" até então intangíveis ou imateriais, como o som e a emoção, em objetos como cadeiras, vasos e bowls. Atua na escala não apenas do objeto, mas da arquitetura e da cidade, desenvolvendo interiores e fachadas interativas que se comunicam com o ambiente e com as pessoas ao redor.


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Paulinho Moska

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Com Moska é sempre "Tudo Novo de Novo", como ele diz na canção que abre o programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e o que fez sua cabeça musical foi juntar os gostos de todos da sua família com o que ouvia no rádio. Para nós, ele trouxe uma versão inspirada de "Terra", do Caetano, "Enrosca", sucesso de Fabio Jr., e "Sonhos", de Peninha. Além disso, foi delicioso relembrar "Nuvem Passageira", sucesso único de Hermes Aquino. "A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso".


20:35

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.


22:15

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.