Domingo, 7 de Outubro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.


00:50

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasilLivreGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.

Próximas Exibições:
Sex, 28 dez às 22:45h


01:10

Quem Matou Eloá?

Documentário201524minBrasilLivre


De Lívia Perez Com Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo, Esther Hamburguer

Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu armado o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelos quais o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.


01:40

Uma Família Ilustre

Documentário201518minBrasilLivre


De Beth Formaggini Com Claudio Guerra, Ivanilda Veloso

Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos.


02:00

Brasil Visual - Episódio Arte Política

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Explorando diversos contextos, em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Em linguagem simples, abordamos aspectos históricos dessa produção, assim como questões sociais, refletindo sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder. Além de perguntar o que é arte política e o que é política, o episódio também coloca em questão as relações entre arte e cultura. A partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, vemos que a cultura trata dos consensos, das normas sociais, das regras, enquanto a arte desmancha convenções, questiona, nos lança em terrenos desconhecidos.

Próximas Exibições:
Sex, 18 jan às 18:30h


02:30

Latitude, Longitude - Episódio Tracunhaém para ver e ouvir

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude pegou a estrada, se embrenhou na Zona da Mata de Pernambuco e chegou a Tracunhaém, uma cidade em que a vida se divide entre a cana de açúcar e o barro. É terra de homens e mulheres acostumados às asperezas do cotidiano, onde o dia a dia vira inspiração para a arte. Da cana, surgiu o maracatu. Do barro, esculturas. O episódio apresenta os homens e mulheres que fazem o maracatu


03:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


03:35

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?


04:05

Auschwitz - Prisioneiros Numerados

Documentário201252minIsraelLivre


De Dana Doron, Uriel Sinai

Prisioneiros de Auschwitz, judeus e não judeus, foram tatuados com números de série, primeiro no peito e depois em seus braços. Estima-se que 400.000 números tenham sido tatuados em Auschwitz e em seus subcampos; apenas algumas centenas de sobreviventes estão vivos atualmente. "Numerados" é uma explosiva, altamente visual e emocionante jornada cinematográfica, guiada pelos testemunhos e retratos desses sobreviventes.


05:05

Impressões do Mundo - Episódio Antonio Skármeta - Literatura, Exílio e Cinema

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A formação intelectual, política e artística de um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade. Da militância política no Chile de Salvador Allende ao exílio, e o reconhecimento internacional como escritor. A experiência no cinema e o impacto do sucesso mundial de “O Carteiro e o Poeta”, filme indicado a cinco Oscars. A paixão pela música e seus caminhos pelo mundo.


05:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.

Próximas Exibições:
Ter, 25 dez às 18:00h


06:30

Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves

Documentário20134minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira

Neste mini-documentário da diretora Paola Vieira, confira os bastidores da gravação de "Se me chamar, ô sorte!", último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 16:30h


06:45

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


07:20

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.


07:55

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.

Próximas Exibições:
Qua, 26 dez às 19:05h


08:45

Brasil Visual - Episódio Arte Política

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Explorando diversos contextos, em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Em linguagem simples, abordamos aspectos históricos dessa produção, assim como questões sociais, refletindo sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder. Além de perguntar o que é arte política e o que é política, o episódio também coloca em questão as relações entre arte e cultura. A partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, vemos que a cultura trata dos consensos, das normas sociais, das regras, enquanto a arte desmancha convenções, questiona, nos lança em terrenos desconhecidos.

Próximas Exibições:
Sex, 18 jan às 18:30h


09:20

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


09:50

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.


10:20

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.


11:00

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves Com Glauber Rocha, Humberto Mauro, Alex Viany

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional pela fidelidade à paisagem e pela captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.


11:30

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos

Documentário201680minBrasil10 anosSP


De Elisa Gomes, Francisco C. Martins

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.


13:00

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura Yankee. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.

Próximas Exibições:
Seg, 24 dez às 18:00h


14:45

Pensamento Contemporâneo - Episódio Evolução nas Artes

Documentário201330minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre a evolução das artes através das características das obras literárias, das obras cinematográficas e das pinturas. O elo entre essas três artes é o realismo, onde cada época é refletida nas obras aqui comentadas. Em todas as obras literárias, analisadas por João Cezar de Castro Rocha e Paulo Roberto Pires, o Brasil é o principal tema; no cinema, Nelson Aguilar mostra como linguagem e montagem manipulam a realidade; e, nas artes plásticas, Jorge Coli coloca a questão central de que não sabemos nos observar como brasileiros.

Próximas Exibições:
Qua, 9 jan às 18:30h


15:15

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Artes

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A contribuição de duas mulheres de origem judaica para diferentes áreas da arte brasileira. Anna Bella Geiger é artista visual premiada dentro e fora do país, vive no Rio de Janeiro e dá aulas no Parque Lage. Também carioca, Deborah Colker é bailarina, diretora e coreógrafa, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Neste episódio, elas falam de família, vida e obra. Sobre o judaísmo, Deborah conta que, certa vez, perguntou à mãe o que era ser judeu. "É gostar de ser judeu", ouviu como resposta.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jan às 18:35h


15:50

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

“Amor?” é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Próximas Exibições:
Qua, 12 dez às 21:40h


17:45

Revista Curta! - Episódio 181ª edição | 07/10/18

201815minBrasilRJ


Com Teresa Montero, Nara Roesler, Adrianna Eu, Diogo Cavour, Carolina Navarro

Nesta edição: a artista Adrianna Eu mostra seu coração costurado, a galerista Nara Roesler expõe obras de Julio Le Parc, a escritora Teresa Montero revela os lugares favoritos de Clarice Lispector, o CCBB promove uma mostra de filmes de Buster Keaton e a banda de rock Supercombo planeja um formato diferente para seu próximo disco.


18:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.


19:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.

Próximas Exibições:
Sex, 1 fev às 20:00h


20:00

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock", que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor, entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e sobre o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza, Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abrem um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.

Próximas Exibições:
Seg, 14 jan às 22:00h


22:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


22:35

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


23:10

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 20:00h


23:45

Mains Propres

Documentário20158minBrasilLivre


De Louise Botkay

Um olhar sobre o tema da dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana.