Terça-feira, 2 de Outubro de 2018


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


00:40

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.


01:45

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock", que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor, entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e sobre o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza, Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abrem um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.


04:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Artes

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A contribuição de duas mulheres de origem judaica para diferentes áreas da arte brasileira. Anna Bella Geiger é artista visual premiada dentro e fora do país, vive no Rio de Janeiro e dá aulas no Parque Lage. Também carioca, Deborah Colker é bailarina, diretora e coreógrafa, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Neste episódio, elas falam de família, vida e obra. Sobre o judaísmo, Deborah conta que, certa vez, perguntou à mãe o que era ser judeu. "É gostar de ser judeu", ouviu como resposta.


04:30

Brasil Visual - Episódio Arte Política

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Explorando diversos contextos, em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Em linguagem simples, abordamos aspectos históricos dessa produção, assim como questões sociais, refletindo sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder. Além de perguntar o que é arte política e o que é política, o episódio também coloca em questão as relações entre arte e cultura. A partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, vemos que a cultura trata dos consensos, das normas sociais, das regras, enquanto a arte desmancha convenções, questiona, nos lança em terrenos desconhecidos.


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Tracunhaém para ver e ouvir

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude pegou a estrada, se embrenhou na Zona da Mata de Pernambuco e chegou a Tracunhaém, uma cidade em que a vida se divide entre a cana de açúcar e o barro. É terra de homens e mulheres acostumados às asperezas do cotidiano, onde o dia a dia vira inspiração para a arte. Da cana, surgiu o maracatu. Do barro, esculturas. O episódio apresenta os homens e mulheres que fazem o maracatu


05:30

Designers do Brasil - Episódio Jacqueline Terpins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Jacqueline Terpins

Jacqueline Terpins (Campina Grande, PB, 1950) tem no calor a sua principal ferramenta de criação - seja em materiais como o corian, o aço e a madeira, seja em vidro, a sua faceta mais conhecida. Jacqueline explora como poucos as possibilidades que o vidro oferece, com sua transparência e sua propriedade de retração da luz. As formas que extrai do vidro soprado são fluidas, com curvas sinuosas e sensuais. No vidro plano, impera a simplicidade das linhas e a força do material. Qualquer que seja a técnica ou o material, sua linguagem é extremamente depurada. Ela despe o objeto ou o móvel de tudo o que possa ser dispensado. Jacqueline veio das artes plásticas e a elas retorna com frequência.


06:00

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?


06:30

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.


07:00

Cartas Violadas

Documentário201155minPolônia12 anos


De Maciej J. Drygas

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Polônia entra para o bloco comunista contra a maior parte da sociedade. O filme é uma tentativa de mostrar a alma da sociedade polonesa através de cartas pessoais. Cartas que foram censuradas e muitas vezes causaram a perseguição de seus remetentes e destinatários, mesmo com a confidencialidade garantida por Ato Constitucional no país. O filme em preto e branco é um mosaico de imagens de arquivo nunca antes exibidas, cartas que são lidas por vozes escolhidas cuidadosamente e mensagens internas do Serviço Secreto que mostram a organização do lado de Orwell em ação nos anos entre 1945 e 1989.


08:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Sex, 11 jan às 21:30h


09:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 21:00h


10:25

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.

Próximas Exibições:
Sex, 18 jan às 21:00h


12:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Artes

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A contribuição de duas mulheres de origem judaica para diferentes áreas da arte brasileira. Anna Bella Geiger é artista visual premiada dentro e fora do país, vive no Rio de Janeiro e dá aulas no Parque Lage. Também carioca, Deborah Colker é bailarina, diretora e coreógrafa, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Neste episódio, elas falam de família, vida e obra. Sobre o judaísmo, Deborah conta que, certa vez, perguntou à mãe o que era ser judeu. "É gostar de ser judeu", ouviu como resposta.


12:30

Brasil Visual - Episódio Arte Política

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Explorando diversos contextos, em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Em linguagem simples, abordamos aspectos históricos dessa produção, assim como questões sociais, refletindo sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder. Além de perguntar o que é arte política e o que é política, o episódio também coloca em questão as relações entre arte e cultura. A partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, vemos que a cultura trata dos consensos, das normas sociais, das regras, enquanto a arte desmancha convenções, questiona, nos lança em terrenos desconhecidos.


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Tracunhaém para ver e ouvir

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude pegou a estrada, se embrenhou na Zona da Mata de Pernambuco e chegou a Tracunhaém, uma cidade em que a vida se divide entre a cana de açúcar e o barro. É terra de homens e mulheres acostumados às asperezas do cotidiano, onde o dia a dia vira inspiração para a arte. Da cana, surgiu o maracatu. Do barro, esculturas. O episódio apresenta os homens e mulheres que fazem o maracatu


13:30

Designers do Brasil - Episódio Jacqueline Terpins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Jacqueline Terpins

Jacqueline Terpins (Campina Grande, PB, 1950) tem no calor a sua principal ferramenta de criação - seja em materiais como o corian, o aço e a madeira, seja em vidro, a sua faceta mais conhecida. Jacqueline explora como poucos as possibilidades que o vidro oferece, com sua transparência e sua propriedade de retração da luz. As formas que extrai do vidro soprado são fluidas, com curvas sinuosas e sensuais. No vidro plano, impera a simplicidade das linhas e a força do material. Qualquer que seja a técnica ou o material, sua linguagem é extremamente depurada. Ela despe o objeto ou o móvel de tudo o que possa ser dispensado. Jacqueline veio das artes plásticas e a elas retorna com frequência.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


14:40

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.


15:45

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock", que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor, entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e sobre o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza, Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abrem um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.


18:00

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.


18:50

Quem se Importa - Episódio Acreditar

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Lilian do Prado Silva percebeu que o acesso ao crédito é o ingrediente que faltava para o fechamento do ciclo virtuoso do protagonismo juvenil em regiões rurais pobres. Para isso, criou a Acreditar, uma organização de microcrédito gerida e formada por jovens, para jovens, que os apoia a empreender seus próprios negócios em consonância com o modelo de desenvolvimento local sustentável de zonas rurais. Com o banco de microcrédito, milhares de jovens iniciaram seus próprios negócios, agricultores investiram em suas lavouras, e todo tipo de negócio pode florescer. Os empreendimentos criados permitem que o jovem permaneça no campo, seguindo os princípios da agricultura orgânica familiar, e gere renda para sua família e para as sociedades locais.


19:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


20:00

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.


20:35

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Levy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.


21:30

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos

Documentário201680minBrasil10 anosSP


De Elisa Gomes, Francisco C. Martins

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.