Sábado, 29 de Setembro de 2018


00:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução: a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição a de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann irá mergulhar nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 16:40h
Ter, 2 out às 08:00h


01:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 18:35h
Ter, 2 out às 09:00h


02:30

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 09:00h
Dom, 30 set às 20:20h
Ter, 2 out às 10:25h


04:10

O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont

Documentário200475minBrasilLivreRJ


De Nelson Hoineff

Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 13:20h
Qui, 15 nov às 18:30h


05:30

Diego Velázquez - Realismo Selvagem

Documentário201452minFrançaLivre


De Karim Aïnouz

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 15:40h


06:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 15:10h


07:05

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, eles, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 18:00h


08:35

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 19:50h


09:00

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 20:20h
Ter, 2 out às 10:25h


10:40

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, Zélia escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas, que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, seu marido e personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 22:00h


12:35

James Brown

Documentário200856minFrançaLivre


De Philip Priestley

"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 04:00h


13:40

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário - em versão cuidadosamente restaurada -, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo amistoso, composto por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim, entre outros. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 01:00h


14:15

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 01:40h


14:35

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.


15:10

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.


15:45

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 02:00h
Seg, 1 out às 09:00h


16:15

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


18:35

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Seg, 1 out às 15:00h
Ter, 2 out às 09:00h


20:05

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha Mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz" da banda Natiruts e do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 09:20h


20:35

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 09:50h
Seg, 1 out às 11:30h


21:05

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. Também é um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 10:25h
Seg, 1 out às 02:30h


21:40

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. Eles não usam black-tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 11:00h