Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


01:00

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.


01:35

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.


03:30

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou, e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.


04:35

O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont

Documentário200475minBrasilLivreRJ


De Nelson Hoineff

Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai, até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.


06:00

Impressões do Mundo - Episódio Senel Paz e a Literatura Cubana

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A história de Cuba e a literatura produzida no país após a revolução. A obra do escritor Senel Paz e sua presença no mundo. Autor do livro e do roteiro que originou o histórico filme “Morango e Chocolate”, a única obra cinematográfica cubana indicada ao Oscar, Senel iniciou-se nessa atividade pelas mãos de Gabriel García Márquez. Um panorama da vida atual em Cuba, sua cultura e seus movimentos artísticos e literários, e o significado de sua presença em mais de vinte países em que os livros de Senel foram traduzidos.


06:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio A Invenção de um Novo Modo de Viver

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

A sustentabilidade é o tema central deste documentário sobre a sociedade na crise global recente, que denuncia de modo enfático a verdadeira crise por que passa o planeta hoje. O professor da PUC-RJ Sérgio Besserman analisa seis fatores que envolvem o aquecimento global do planeta, e a antropóloga e professora da UFF Lívia Barbosa discute se em um mundo em que a economia se contrai a vida pode se expandir. O documentário aborda o cenário atual da sustentabilidade e o que deve ser feito diante do aquecimento global e a vida consumista das sociedades de hoje.


07:00

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


07:25

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.

Próximas Exibições:
Sex, 1 fev às 18:00h


08:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Seg, 10 dez às 21:05h


08:40

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizado nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema – o estúdio, a orquestra, os solistas –, e vemos de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.


09:00

Grandes Cenas - Episódio Central do Brasil

Documentário201715minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.


09:20

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 21:00h


11:35

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Qua, 12 dez às 20:25h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou, e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.


12:35

O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont

Documentário200475minBrasilLivreRJ


De Nelson Hoineff

Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai, até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.


14:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


15:00

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.


15:35

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.


17:30

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?


18:00

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?


18:30

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.


19:00

Cartas Violadas

Documentário201155minPolônia12 anos


De Maciej J. Drygas

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Polônia entra para o bloco comunista contra a maior parte da sociedade. O filme é uma tentativa de mostrar a alma da sociedade polonesa através de cartas pessoais. Cartas que foram censuradas e muitas vezes causaram a perseguição de seus remetentes e destinatários, mesmo com a confidencialidade garantida por Ato Constitucional no país. O filme em preto e branco é um mosaico de imagens de arquivo nunca antes exibidas, cartas que são lidas por vozes escolhidas cuidadosamente e mensagens internas do Serviço Secreto que mostram a organização do lado de Orwell em ação nos anos entre 1945 e 1989.


20:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


21:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.


22:25

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.