Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 14:00h
Dom, 30 set às 00:00h
Seg, 1 out às 08:00h


01:00

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 15:00h
Sáb, 29 set às 15:45h
Seg, 1 out às 09:00h


01:35

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, Zélia escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas, que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, seu marido e personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 15:35h
Sáb, 29 set às 10:40h
Seg, 1 out às 09:35h


03:30

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 17:30h
Sáb, 29 set às 20:35h
Seg, 1 out às 11:30h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho, em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou - e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 12:00h
Seg, 1 out às 02:00h


04:35

O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont

Documentário200475minBrasilLivreRJ


De Nelson Hoineff

Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 12:35h
Seg, 1 out às 06:35h


06:00

Impressões do Mundo - Episódio Senel Paz e a Literatura Cubana

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A história de Cuba e a literatura produzida no país após a revolução. A obra do escritor Senel Paz e sua presença no mundo. Autor do livro e do roteiro que originou o histórico filme ´Morango e Chocolate´, a única obra cinematográfica cubana indicada ao Oscar, Senel iniciou-se nessa atividade pelas mãos de Gabriel García Márquez. Um panorama da vida atual em Cuba, sua cultura e seus movimentos artísticos e literários, e o significado de sua presença em mais de vinte países em que seus livros foram traduzidos.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 05:05h


06:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio A Invenção de um Novo Modo de Viver

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

A sustentabilidade é o tema central deste documentário sobre a sociedade na crise global recente, que denuncia de modo enfático a verdadeira crise por que passa o planeta hoje. O professor da PUC-RJ Sérgio Besserman analisa seis fatores que envolvem o aquecimento global do planeta, e a antropóloga e professora da UFF Lívia Barbosa discute se em um mundo em que a economia se contrai a vida pode se expandir. O documentário aborda o cenário atual da sustentabilidade e o que deve ser feito diante do aquecimento global e a vida consumista das sociedades de hoje.

Próximas Exibições:
Seg, 1 out às 03:05h


07:00

O Duplo

Ficção201225minBrasilLivreSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


07:25

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 07:10h


08:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário - em versão cuidadosamente restaurada -, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo amistoso, composto por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim, entre outros. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 13:40h


08:40

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 14:15h


09:00

Grandes Cenas - Episódio Central do Brasil

Documentário201715minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em Central do Brasil (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.


09:20

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. Eles não usam black-tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 21:40h


11:35

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 08:35h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho, em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou - e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.

Próximas Exibições:
Seg, 1 out às 02:00h


12:35

O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont

Documentário200475minBrasilLivreRJ


De Nelson Hoineff

Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 04:10h
Seg, 1 out às 06:35h


14:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 00:00h
Seg, 1 out às 08:00h


15:00

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 15:45h
Dom, 30 set às 02:00h
Seg, 1 out às 09:00h


15:35

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, Zélia escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas, que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, seu marido e personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 10:40h
Seg, 1 out às 09:35h


17:30

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 20:35h
Seg, 1 out às 11:30h


18:00

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade, tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 03:30h
Seg, 1 out às 12:00h


18:30

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 06:40h
Seg, 1 out às 12:30h


19:00

Cartas Violadas

Documentário201155minPolônia12 anos


De Maciej J. Drygas

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Polônia entra para o bloco comunista contra a maior parte da sociedade. O filme é uma tentativa de mostrar a alma da sociedade polonesa através de cartas pessoais. Cartas que foram censuradas e muitas vezes causaram a perseguição de seus remetentes e destinatários, mesmo com a confidencialidade garantida por Ato Constitucional no país. O filme em preto e branco é um mosaico de imagens de arquivo nunca antes exibidas, cartas que são lidas por vozes escolhidas cuidadosamente e mensagens internas do Serviço Secreto que mostram a organização do lado de Orwell em ação nos anos entre 1945 e 1989.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 07:45h
Seg, 1 out às 01:00h


20:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução: a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição a de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann irá mergulhar nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 00:00h
Dom, 30 set às 16:40h
Seg, 1 out às 14:00h


21:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 01:00h
Seg, 1 out às 15:00h


22:25

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 02:30h
Dom, 30 set às 20:20h
Seg, 1 out às 16:25h