Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018


00:00

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. Também é um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 14:00h
Qui, 27 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 21:05h


00:30

Diego Velázquez - Realismo Selvagem

Documentário201452minFrançaLivre


De Karim Aïnouz

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 14:30h
Qui, 27 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 05:30h


01:30

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, eles, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 15:30h
Qui, 27 set às 09:30h
Sáb, 29 set às 07:05h


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201852minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com Les Demoiselles d´ Avignon. A tela foi um enorme escândalo, mas a partir dai surgiu uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint- Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boémios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, estes amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 17:00h
Qui, 27 set às 11:00h
Seg, 1 out às 00:00h


04:00

Os Brasileiros - Esse Nosso Matulão

Documentário200953minBrasilLivre


De Philippe Barcinski Com Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 12:00h
Qui, 27 set às 06:00h
Dom, 30 set às 05:40h


05:00

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 13:00h
Qui, 27 set às 07:00h
Sáb, 29 set às 15:10h


05:35

Juventude Conectada - Episódio Educação

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Novas formas de aprendizagem é o que prometem as novas tecnologias. Nas salas de aula, elas ajudam os professores a avaliarem seus alunos e criarem planos de estudo personalizados. Fora, o crowdlearning, conectando quem ensina e quem quer aprender, quebra as barreiras da educação e incentiva o compartilhamento colaborativo e horizontal de conhecimento.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 13:35h
Qui, 27 set às 07:35h


06:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 06:30h


06:35

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 03:00h


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Mata de São João e as histórias que nascem na praia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Os elementos humanos, históricos e ecológicos de Mata de São João encontram na praia um elo. Neste episódio, o Latitude, Longitude desembarca nas areias claras da Praia do Forte, em pleno período de reprodução das tartarugas marinhas, e acompanha o trabalho de monitoramento do Tamar, que fixou ali sua sede. Também passeia pelas histórias de um guia e seu castelo. Gutemberg Souza dos Santos foi criado nas proximidades da única construção em estilo medieval das Américas, o Castelo Garcia D´Ávila. Hoje é ele quem conduz os visitantes em um passeio pela história das ruínas daquela que à época da construção, entre 1551 e 1624, era conhecida como Casa Torre. Tombada pelo Iphan, ela é considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. O Latitude, Longitude segue pela praia e chega, ainda, à Vila de Santo Antônio, uma pequena comunidade de pescadores que surgiu no meio do nada e resistiu a todas as dificuldades, do isolamento à especulação imobiliária.

Próximas Exibições:
Dom, 30 set às 02:30h


07:30

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 14:35h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha Mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz" da banda Natiruts e do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 20:05h


08:30

James Brown

Documentário200856minFrançaLivre


De Philip Priestley

"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 12:35h


09:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 set às 16:15h


12:00

Os Brasileiros - Esse Nosso Matulão

Documentário200953minBrasilLivre


De Philippe Barcinski Com Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura brasileira.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 06:00h
Dom, 30 set às 05:40h


13:00

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 07:00h
Sáb, 29 set às 15:10h


13:35

Juventude Conectada - Episódio Educação

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Novas formas de aprendizagem é o que prometem as novas tecnologias. Nas salas de aula, elas ajudam os professores a avaliarem seus alunos e criarem planos de estudo personalizados. Fora, o crowdlearning, conectando quem ensina e quem quer aprender, quebra as barreiras da educação e incentiva o compartilhamento colaborativo e horizontal de conhecimento.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 07:35h


14:00

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. Também é um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 21:05h


14:30

Diego Velázquez - Realismo Selvagem

Documentário201452minFrançaLivre


De Karim Aïnouz

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 05:30h


15:30

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, eles, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 09:30h
Sáb, 29 set às 07:05h


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201852minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com Les Demoiselles d´ Avignon. A tela foi um enorme escândalo, mas a partir dai surgiu uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint- Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boémios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, estes amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 11:00h
Seg, 1 out às 00:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Senel Paz e a Literatura Cubana

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A história de Cuba e a literatura produzida no país após a revolução. A obra do escritor Senel Paz e sua presença no mundo. Autor do livro e do roteiro que originou o histórico filme ´Morango e Chocolate´, a única obra cinematográfica cubana indicada ao Oscar, Senel iniciou-se nessa atividade pelas mãos de Gabriel García Márquez. Um panorama da vida atual em Cuba, sua cultura e seus movimentos artísticos e literários, e o significado de sua presença em mais de vinte países em que seus livros foram traduzidos.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 04:00h
Sex, 28 set às 06:00h
Dom, 30 set às 05:05h


18:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio A Invenção de um Novo Modo de Viver

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

A sustentabilidade é o tema central deste documentário sobre a sociedade na crise global recente, que denuncia de modo enfático a verdadeira crise por que passa o planeta hoje. O professor da PUC-RJ Sérgio Besserman analisa seis fatores que envolvem o aquecimento global do planeta, e a antropóloga e professora da UFF Lívia Barbosa discute se em um mundo em que a economia se contrai a vida pode se expandir. O documentário aborda o cenário atual da sustentabilidade e o que deve ser feito diante do aquecimento global e a vida consumista das sociedades de hoje.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 04:30h
Sex, 28 set às 06:30h
Dom, 30 set às 14:40h


19:00

O Duplo

Ficção201225minBrasilLivreSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 05:00h
Sex, 28 set às 07:00h
Dom, 30 set às 08:50h


19:25

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 05:25h
Sex, 28 set às 07:25h
Dom, 30 set às 07:10h


20:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário - em versão cuidadosamente restaurada -, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo amistoso, composto por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim, entre outros. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 00:00h
Sex, 28 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 13:40h


20:40

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 00:40h
Sex, 28 set às 08:40h
Sáb, 29 set às 14:15h


21:00

Grandes Cenas - Episódio Central do Brasil

Documentário201715minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em Central do Brasil (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 01:00h
Sex, 28 set às 09:00h


21:20

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. Eles não usam black-tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 01:20h
Sex, 28 set às 09:20h
Sáb, 29 set às 21:40h


23:35

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Qui, 27 set às 03:35h
Sex, 28 set às 11:35h
Sáb, 29 set às 08:35h