Terça-feira, 25 de Setembro de 2018


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha Mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz" da banda Natiruts e do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 14:00h
Qua, 26 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 20:05h


00:30

James Brown

Documentário200856minFrançaLivre


De Philip Priestley

"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 14:30h
Qua, 26 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 12:35h


01:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 15:35h
Qua, 26 set às 09:35h
Sáb, 29 set às 16:15h


04:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 12:00h
Qua, 26 set às 06:00h
Sáb, 29 set às 06:30h


04:35

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 12:35h
Qua, 26 set às 06:35h
Dom, 30 set às 03:00h


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Mata de São João e as histórias que nascem na praia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Os elementos humanos, históricos e ecológicos de Mata de São João encontram na praia um elo. Neste episódio, o Latitude, Longitude desembarca nas areias claras da Praia do Forte, em pleno período de reprodução das tartarugas marinhas, e acompanha o trabalho de monitoramento do Tamar, que fixou ali sua sede. Também passeia pelas histórias de um guia e seu castelo. Gutemberg Souza dos Santos foi criado nas proximidades da única construção em estilo medieval das Américas, o Castelo Garcia D´Ávila. Hoje é ele quem conduz os visitantes em um passeio pela história das ruínas daquela que à época da construção, entre 1551 e 1624, era conhecida como Casa Torre. Tombada pelo Iphan, ela é considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. O Latitude, Longitude segue pela praia e chega, ainda, à Vila de Santo Antônio, uma pequena comunidade de pescadores que surgiu no meio do nada e resistiu a todas as dificuldades, do isolamento à especulação imobiliária.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 13:00h
Qua, 26 set às 07:00h
Dom, 30 set às 02:30h


05:30

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 13:30h
Qua, 26 set às 07:30h
Sáb, 29 set às 14:35h


06:00

Mobilis - Episódio Mobilidade Urbana

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

O ser humano é, hoje, um ser urbano. Desde 2008, a população rural é minoria e a humanidade vive principalmente em metrópoles, onde milhões transitam constantemente por sistemas viários que são como veias de um organismo, um sistema venoso que facilmente se torna venenoso, como acontece em muitas cidades. A mobilidade urbana é um desafio fundamental num mundo predominantemente urbano.Se a vida nas cidades pode ser melhor ou não, a mobilidade urbana tem quanto a ver com isso?


06:30

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.


07:05

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Ter, 13 nov às 18:00h


08:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Eps 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.


09:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


10:00

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 21:00h


12:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 06:00h
Sáb, 29 set às 06:30h


12:35

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 06:35h
Dom, 30 set às 03:00h


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Mata de São João e as histórias que nascem na praia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Os elementos humanos, históricos e ecológicos de Mata de São João encontram na praia um elo. Neste episódio, o Latitude, Longitude desembarca nas areias claras da Praia do Forte, em pleno período de reprodução das tartarugas marinhas, e acompanha o trabalho de monitoramento do Tamar, que fixou ali sua sede. Também passeia pelas histórias de um guia e seu castelo. Gutemberg Souza dos Santos foi criado nas proximidades da única construção em estilo medieval das Américas, o Castelo Garcia D´Ávila. Hoje é ele quem conduz os visitantes em um passeio pela história das ruínas daquela que à época da construção, entre 1551 e 1624, era conhecida como Casa Torre. Tombada pelo Iphan, ela é considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. O Latitude, Longitude segue pela praia e chega, ainda, à Vila de Santo Antônio, uma pequena comunidade de pescadores que surgiu no meio do nada e resistiu a todas as dificuldades, do isolamento à especulação imobiliária.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 07:00h
Dom, 30 set às 02:30h


13:30

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 07:30h
Sáb, 29 set às 14:35h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha Mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz" da banda Natiruts e do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 20:05h


14:30

James Brown

Documentário200856minFrançaLivre


De Philip Priestley

"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 12:35h


15:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 09:35h
Sáb, 29 set às 16:15h


18:00

Os Brasileiros - Esse Nosso Matulão

Documentário200953minBrasilLivre


De Philippe Barcinski Com Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 04:00h
Qui, 27 set às 06:00h
Dom, 30 set às 05:40h


19:00

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 05:00h
Qui, 27 set às 07:00h
Sáb, 29 set às 15:10h


19:35

Juventude Conectada - Episódio Educação

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Novas formas de aprendizagem é o que prometem as novas tecnologias. Nas salas de aula, elas ajudam os professores a avaliarem seus alunos e criarem planos de estudo personalizados. Fora, o crowdlearning, conectando quem ensina e quem quer aprender, quebra as barreiras da educação e incentiva o compartilhamento colaborativo e horizontal de conhecimento.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 05:35h
Qui, 27 set às 07:35h


20:00

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. Também é um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 00:00h
Qui, 27 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 21:05h


20:30

Diego Velázquez - Realismo Selvagem

Documentário201452minFrançaLivre


De Karim Aïnouz

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 00:30h
Qui, 27 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 05:30h


21:30

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, eles, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 01:30h
Qui, 27 set às 09:30h
Sáb, 29 set às 07:05h


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201852minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com Les Demoiselles d´ Avignon. A tela foi um enorme escândalo, mas a partir dai surgiu uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint- Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boémios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, estes amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 03:00h
Qui, 27 set às 11:00h
Seg, 1 out às 00:00h