Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201852minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas, e alegrando-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado a transformar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respetivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.


01:00

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 13:05h
Ter, 25 set às 07:05h
Ter, 13 nov às 18:00h


02:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Os Amores de Zeus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu-se em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa "memória" - que deu à luz as nove Musas. Para conseguir o que queria, Zeus se metamorfoseava. Ele era especialista em mudar de formas. Ele se transformou em um príncipe encantador para seduzir Sêmele, filha do rei de Tebas, que deu à luz o deus Dionísio. Ele também se transformou em uma chuva de ouro, um touro e até em outro deus. Para seduzir a ninfa Calisto, seguidora de Ártemis, a deusa da caça, Zeus se transformou na própria Ártemis.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 06:00h


02:30

Arquitetos - Episódio Thiago Bernardes

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Thiago Bernardes é um arquiteto carioca que talvez seja um dos herdeiros da tradição do pensamento sobre a casa brasileira, isto é, a casa que vem desde os tempos coloniais, com espaços ao ar livre como varandas, generosidades na sua escala e que foram traduzidos modernamente por grandes figuras como o próprio avô dele, Sérgio Bernardes, um dos protagonistas da arquitetura moderna brasileira. Seu escritório trabalha no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa conseguindo fazer uma arquitetura de alto padrão e de refinamento que combina uso residencial com programas culturais como museus, por exemplo.


03:05

Pensamento Contemporâneo - Episódio Ecos de Maio de 1968

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre as questões filosóficas da sociedade de controle e crise sobre o atual estágio do pensamento francês do final do século XX, em especial as obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jacques Derrida, sobre a ótica dos filósofos franceses Guillaume Le Blanc e Pierre Zaoui. O documentário faz uma avaliação do que restou, nos dias de hoje, do pensamento francês de vanguarda do final do século XX como instrumento de explicação e intervenção na realidade social. E mostra que estar fora das normas é o mesmo que se tornar invisível na sociedade atual.


03:40

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Música

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Maestro de origem polonesa, Henrique Morelenbaum chegou aos três anos ao Rio de Janeiro, escapando da guerra. Já no navio, encantou-se com o som dos violinos que conseguia escutar do porão. Era o início de sua relação com a música, que ele aborda nesse episódio, sem deixar de lado suas raízes. Filha de imigrantes que vieram da Síria e da Argentina, a cantora Fortuna despertou para a ideia de pertencimento em uma viagem a Israel. O contato com cancioneiro ladino virou matéria-prima para sua arte, que espelha um rico legado cultural.


04:15

Latitude, Longitude - Episódio Preservação nos rincões da Chapada

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Resgate e preservação são palavras de ordem na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. E isso vale para a fauna e a flora, mas também para as tradições locais. Na cidade que já foi a maior do país, o Latitude, Longitude visita o Parque Nacional da Chapada e conhece um trabalho de pesquisa sobre os mamíferos de médio e grande porte que habitam o local. Também acompanha o trabalho de resgate da tecelagem artesanal, ofício antigo que havia desaparecido na cidade, e aproveita para conhecer mais da musicalidade do centro do país. Para isso, vai até Elly, um escultor que fabrica as rústicas violas de cocho, e Deodato, um artista popular que toca viola de cocho e canta músicas típicas da região.


04:50

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


05:20

Tomie

Documentário201334minBrasilLivre


De Tizuka Yamasaki Com Tomie Ohtake

Ao reconhecer em Tomie Ohtake a personalidade que melhor incorporou a unidade cultural entre Brasil e Japão, Tizuka Yamasaki baseou a sua contribuição para os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 2008, produzindo o documentário "Tomie" sobre a artista. Por meio de entrevistas conduzidas pela cineasta, Tizuka traz depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake. Ao captar momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy e Ricardo, com a família nos almoços de domingo e com os amigos, a diretora evoca a natureza harmoniosa entre vida e obra, que acabou construindo a grande personalidade que é a Tomie.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Os Amores de Zeus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu-se em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa "memória" - que deu à luz as nove Musas. Para conseguir o que queria, Zeus se metamorfoseava. Ele era especialista em mudar de formas. Ele se transformou em um príncipe encantador para seduzir Sêmele, filha do rei de Tebas, que deu à luz o deus Dionísio. Ele também se transformou em uma chuva de ouro, um touro e até em outro deus. Para seduzir a ninfa Calisto, seguidora de Ártemis, a deusa da caça, Zeus se transformou na própria Ártemis.


06:30

O Veneno Está na Mesa II

Documentário201470minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em "O Veneno está na Mesa", o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. "O Veneno Está Na Mesa II" atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?


07:45

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 23:00h


08:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar, recentemente falecido, foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, de suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Christian Boltanski

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Christian Boltanski

O francês Christian Boltanski é um dos mais importantes artistas do mundo hoje, com obras marcantes na Documenta de Kassel, na Bienal de Veneza e no Grand Palais de Paris, entre outros. No seu ateliê em Malakoff, ele fala sobre sua trajetória, seu processo criativo, o papel da memória em suas obras e o trauma do Holocausto. Ainda neste programa, Boltanski dá sua visão sobre o que é ter uma ideia na arte, conta sobre a venda do direito de gravar 24 horas por dia seu ateliê e explica alguns dos temas principais de sua obra.


09:35

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. Presos em celulares, computadores, facebooks, twitters, conference calls, nossa identidade se multiplica e nos fazemos presentes em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário. Quanto tempo o tempo tem investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo e os personagens entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.


11:00

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.


11:30

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construído sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


12:00

Mobilis - Episódio Mobilidade Urbana

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

O ser humano é, hoje, um ser urbano. Desde 2008, a população rural é minoria e a humanidade vive principalmente em metrópoles, onde milhões transitam constantemente por sistemas viários que são como veias de um organismo, um sistema venoso que facilmente se torna venenoso, como acontece em muitas cidades. A mobilidade urbana é um desafio fundamental num mundo predominantemente urbano.Se a vida nas cidades pode ser melhor ou não, a mobilidade urbana tem quanto a ver com isso?

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 06:00h


12:30

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 06:30h


13:05

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 07:05h
Ter, 13 nov às 18:00h


14:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Eps 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 08:00h


15:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 09:00h


16:00

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 10:00h
Sex, 23 nov às 21:00h


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 04:00h
Qua, 26 set às 06:00h
Sáb, 29 set às 06:30h


18:35

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 04:35h
Qua, 26 set às 06:35h
Dom, 30 set às 03:00h


19:00

Latitude, Longitude - Episódio Mata de São João e as histórias que nascem na praia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Os elementos humanos, históricos e ecológicos de Mata de São João encontram na praia um elo. Neste episódio, o Latitude, Longitude desembarca nas areias claras da Praia do Forte, em pleno período de reprodução das tartarugas marinhas, e acompanha o trabalho de monitoramento do Tamar, que fixou ali sua sede. Também passeia pelas histórias de um guia e seu castelo. Gutemberg Souza dos Santos foi criado nas proximidades da única construção em estilo medieval das Américas, o Castelo Garcia D´Ávila. Hoje é ele quem conduz os visitantes em um passeio pela história das ruínas daquela que à época da construção, entre 1551 e 1624, era conhecida como Casa Torre. Tombada pelo Iphan, ela é considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. O Latitude, Longitude segue pela praia e chega, ainda, à Vila de Santo Antônio, uma pequena comunidade de pescadores que surgiu no meio do nada e resistiu a todas as dificuldades, do isolamento à especulação imobiliária.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 05:00h
Qua, 26 set às 07:00h
Dom, 30 set às 02:30h


19:30

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco (Porto Alegre, RS, 1949) é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 05:30h
Qua, 26 set às 07:30h
Sáb, 29 set às 14:35h


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha Mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz" da banda Natiruts e do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 00:00h
Qua, 26 set às 08:00h
Sáb, 29 set às 20:05h


20:30

James Brown

Documentário200856minFrançaLivre


De Philip Priestley

"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 00:30h
Qua, 26 set às 08:30h
Sáb, 29 set às 12:35h


21:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Ter, 25 set às 01:35h
Qua, 26 set às 09:35h
Sáb, 29 set às 16:15h