Domingo, 23 de Setembro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar, recentemente falecido, foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, de suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 08:00h


01:00

De tanto olhar o céu, gastei meus olhos

Ficção201725minBrasilLivrePE


De Nathália Tereza Com Edilson Silva, Maria Eny

O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.


01:30

A Outra Margem

Ficção201526minBrasilLivre


De Nathália Tereza Com Pepa Quadrini, Natalia Mazarim

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor.


02:00

Incertezas Críticas - Episódio Christian Boltanski

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Christian Boltanski

O francês Christian Boltanski é um dos mais importantes artistas do mundo hoje, com obras marcantes na Documenta de Kassel, na Bienal de Veneza e no Grand Palais de Paris, entre outros. No seu ateliê em Malakoff, ele fala sobre sua trajetória, seu processo criativo, o papel da memória em suas obras e o trauma do Holocausto. Ainda neste programa, Boltanski dá sua visão sobre o que é ter uma ideia na arte, conta sobre a venda do direito de gravar 24 horas por dia seu ateliê e explica alguns dos temas principais de sua obra.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 09:00h


02:35

Latitude, Longitude - Episódio Preservação nos rincões da Chapada

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Resgate e preservação são palavras de ordem na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. E isso vale para a fauna e a flora, mas também para as tradições locais. Na cidade que já foi a maior do país, o Latitude, Longitude visita o Parque Nacional da Chapada e conhece um trabalho de pesquisa sobre os mamíferos de médio e grande porte que habitam o local. Também acompanha o trabalho de resgate da tecelagem artesanal, ofício antigo que havia desaparecido na cidade, e aproveita para conhecer mais da musicalidade do centro do país. Para isso, vai até Elly, um escultor que fabrica as rústicas violas de cocho, e Deodato, um artista popular que toca viola de cocho e canta músicas típicas da região.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 04:15h


03:10

A Vida Começa aos... - Episódio Luiza

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Luaa Gabanini, Ana Antunes, Maria Santana Dias

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que - ela não sabe - tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 18:30h


03:30

Mobilis - Episódio Mobilidade Urbana

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

O ser humano é, hoje, um ser urbano. Desde 2008, a população rural é minoria e a humanidade vive principalmente em metrópoles, onde milhões transitam constantemente por sistemas viários que são como veias de um organismo, um sistema venoso que facilmente se torna venenoso, como acontece em muitas cidades. A mobilidade urbana é um desafio fundamental num mundo predominantemente urbano.Se a vida nas cidades pode ser melhor ou não, a mobilidade urbana tem quanto a ver com isso?

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 12:00h


04:00

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


05:05

Impressões do Mundo - Episódio Alice Walker - Literatura, Cinema e Ativismo Político

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Um panorama da produção literária da escritora e ativista política Alice Walker, que ficou conhecida mundialmente após a adaptação de seu romance ´A cor púrpura´ para o cinema, sob a direção de Steven Spielberg. Seu processo de produção literária e os caminhos percorridos até o reconhecimento. A opção pela defesa dos direitos dos negros, das mulheres e dos direitos humanos em qualquer parte do planeta.


05:35

Nina Simone

Documentário199152minFrançaLivre


De Frank Lords

Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Próximas Exibições:
Seg, 5 nov às 21:00h


06:35

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 12:30h


07:10

Paletas - Episódio Matisse

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri Matisse.


07:45

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Dom, 23 set às 19:40h
Seg, 24 set às 15:00h


08:45

Grandes Mitos Gregos - Episódio Os Amores de Zeus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu-se em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa "memória" - que deu à luz as nove Musas. Para conseguir o que queria, Zeus se metamorfoseava. Ele era especialista em mudar de formas. Ele se transformou em um príncipe encantador para seduzir Sêmele, filha do rei de Tebas, que deu à luz o deus Dionísio. Ele também se transformou em uma chuva de ouro, um touro e até em outro deus. Para seduzir a ninfa Calisto, seguidora de Ártemis, a deusa da caça, Zeus se transformou na própria Ártemis.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 02:00h


09:15

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. No último episódio da série, “Cale-se- a censura musical no Brasil” segue revelando os impactos da censura na produção musical, logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 80 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que mesmo depois da declarada 4 abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.


09:45

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 11:00h


10:15

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construído sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 11:30h


10:45

Arquitetos - Episódio Thiago Bernardes

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Thiago Bernardes é um arquiteto carioca que talvez seja um dos herdeiros da tradição do pensamento sobre a casa brasileira, isto é, a casa que vem desde os tempos coloniais, com espaços ao ar livre como varandas, generosidades na sua escala e que foram traduzidos modernamente por grandes figuras como o próprio avô dele, Sérgio Bernardes, um dos protagonistas da arquitetura moderna brasileira. Seu escritório trabalha no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa conseguindo fazer uma arquitetura de alto padrão e de refinamento que combina uso residencial com programas culturais como museus, por exemplo.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 02:30h


11:20

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato, uma produção do CPC, da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, e direção de Eduardo Coutinho. As filmagens com a participação de camponeses do engenho Galiléia (PE) e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como o camponês João Virgílio, também atuante em ligas. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências. João Virgílio conta a tortura e a prisão que sofreu neste período. Enquanto Elizabeth, que havia mudado de nome e vivia refugiada numa pequena cidade da Bahia com apenas um de seus dez filhos, emerge da clandestinidade e reassume sua identidade. Ela também fala de sua prisão, do reencontro com os filhos, antes dispersos por várias cidades do Brasil e da tentativa de reconstituir suas vidas.

Próximas Exibições:
Qua, 28 nov às 21:20h


13:30

O Veneno Está na Mesa II

Documentário201470minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em "O Veneno está na Mesa", o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. "O Veneno Está Na Mesa II" atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 06:30h


14:45

Pensamento Contemporâneo - Episódio Ecos de Maio de 1968

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre as questões filosóficas da sociedade de controle e crise sobre o atual estágio do pensamento francês do final do século XX, em especial as obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jacques Derrida, sobre a ótica dos filósofos franceses Guillaume Le Blanc e Pierre Zaoui. O documentário faz uma avaliação do que restou, nos dias de hoje, do pensamento francês de vanguarda do final do século XX como instrumento de explicação e intervenção na realidade social. E mostra que estar fora das normas é o mesmo que se tornar invisível na sociedade atual.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 03:05h


15:20

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 07:45h
Qui, 1 nov às 23:00h


15:35

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Música

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Maestro de origem polonesa, Henrique Morelenbaum chegou aos três anos ao Rio de Janeiro, escapando da guerra. Já no navio, encantou-se com o som dos violinos que conseguia escutar do porão. Era o início de sua relação com a música, que ele aborda nesse episódio, sem deixar de lado suas raízes. Filha de imigrantes que vieram da Síria e da Argentina, a cantora Fortuna despertou para a ideia de pertencimento em uma viagem a Israel. O contato com cancioneiro ladino virou matéria-prima para sua arte, que espelha um rico legado cultural.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 03:40h


16:05

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 01:00h
Ter, 25 set às 07:05h
Ter, 13 nov às 18:00h


17:05

Tomie

Documentário201334minBrasilLivre


De Tizuka Yamasaki Com Tomie Ohtake

Ao reconhecer em Tomie Ohtake a personalidade que melhor incorporou a unidade cultural entre Brasil e Japão, Tizuka Yamasaki baseou a sua contribuição para os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 2008, produzindo o documentário "Tomie" sobre a artista. Por meio de entrevistas conduzidas pela cineasta, Tizuka traz depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake. Ao captar momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy e Ricardo, com a família nos almoços de domingo e com os amigos, a diretora evoca a natureza harmoniosa entre vida e obra, que acabou construindo a grande personalidade que é a Tomie.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 05:20h


17:45

Revista Curta! - Episódio 179ª edição | 23/09/18

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!


18:00

Por um Triz

Documentário201790minBrasilLivreRJ


De Eduardo Zunza Com Carolina Amares, Paulo Pederneiras, Jaqueline Gimenez

O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.


19:40

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 15:00h
Ter, 25 set às 09:00h


20:40

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. Presos em celulares, computadores, facebooks, twitters, conference calls, nossa identidade se multiplica e nos fazemos presentes em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário. Quanto tempo o tempo tem investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo e os personagens entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 09:35h


22:05

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 16:00h
Ter, 25 set às 10:00h
Sex, 23 nov às 21:00h