Terça-feira, 4 de Setembro de 2018


00:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O segundo episódio de Cale-se dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo, antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura, e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


00:30

Blues - Episódio A Alma de um Homem

Documentário2003104minEstados UnidosLivre


De Wim Wenders

O diretor Wim Wenders, de Buena Vista Social Club, retrata a vida e a obra de seus artistas favoritos do blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Além das belas imagens de arquivo, artistas contemporâneos como Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed interpretam grandes sucessos.


02:20

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.


04:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


04:35

A Vida Começa aos... - Episódio Jonas

Ficção201518minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Nani de Oliveira, Fernanda Dâ?TUmbra, Ney Piacentini, Rudifran Pompeu

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial - ele pode prever o futuro - consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Um Passeio pelos Sons de São João del Rei

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade onde os sinos falam, o Latitude, Longitude passeia por notas musicais. Neste episódio, na mineira São João del Rei, o único funileiro da cidade que ainda fabrica sinos, José Edivaldo Ribeiro da Silva, mostra como é o trabalho de dar forma ao bronze de maneira artesanal. Na outra ponta dessa história, sineiros falam sobre seus ofícios e traduzem um pouco do dialeto dos repiques e dobrados. Ainda no ambiente religioso, um passeio pela arte sacra de Joaquim José da Natividade. E, no Museu Regional, um raro órgão de tubo do século 18 que havia passado cerca de 80 anos sem funcionar foi restaurado e hoje está em exposição.


05:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Índio da Costa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Índio da Costa

Guto Índio da Costa (Rio de Janeiro, RJ, 1969) distingue-se entre seus pares por sua atuação fortemente industrial, em contratos de grande amplitude, complexidade e duração. Divide-se entre o design vinculado à inovação industrial, atuando em segmentos como linha branca, produtos eletroeletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, veículos e sistemas de transporte, e o design como um braço de projetos urbanísticos de envergadura. É autor dos quiosques de praia de Copacabana e do projeto dos vagões do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos, ambos no Rio de Janeiro.


06:00

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura Yankee. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.


07:30

Quem Matou Eloá?

Documentário201524minBrasilLivre


De Lívia Perez Com Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo, Esther Hamburguer

Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu armado o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelos quais o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.


08:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época são as fontes históricas usadas na série “Imagens do Estado Novo - 1937-45”. O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.


09:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


09:30

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para a Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armenia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.


10:30

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.

Próximas Exibições:
Sex, 2 nov às 21:00h


12:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


12:35

A Vida Começa aos... - Episódio Jonas

Ficção201518minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Nani de Oliveira, Fernanda Dâ?TUmbra, Ney Piacentini, Rudifran Pompeu

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial - ele pode prever o futuro - consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Um Passeio pelos Sons de São João del Rei

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade onde os sinos falam, o Latitude, Longitude passeia por notas musicais. Neste episódio, na mineira São João del Rei, o único funileiro da cidade que ainda fabrica sinos, José Edivaldo Ribeiro da Silva, mostra como é o trabalho de dar forma ao bronze de maneira artesanal. Na outra ponta dessa história, sineiros falam sobre seus ofícios e traduzem um pouco do dialeto dos repiques e dobrados. Ainda no ambiente religioso, um passeio pela arte sacra de Joaquim José da Natividade. E, no Museu Regional, um raro órgão de tubo do século 18 que havia passado cerca de 80 anos sem funcionar foi restaurado e hoje está em exposição.


13:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Índio da Costa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Índio da Costa

Guto Índio da Costa (Rio de Janeiro, RJ, 1969) distingue-se entre seus pares por sua atuação fortemente industrial, em contratos de grande amplitude, complexidade e duração. Divide-se entre o design vinculado à inovação industrial, atuando em segmentos como linha branca, produtos eletroeletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, veículos e sistemas de transporte, e o design como um braço de projetos urbanísticos de envergadura. É autor dos quiosques de praia de Copacabana e do projeto dos vagões do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos, ambos no Rio de Janeiro.


14:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O segundo episódio de Cale-se dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo, antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura, e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


14:30

Blues - Episódio A Alma de um Homem

Documentário2003104minEstados UnidosLivre


De Wim Wenders

O diretor Wim Wenders, de Buena Vista Social Club, retrata a vida e a obra de seus artistas favoritos do blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Além das belas imagens de arquivo, artistas contemporâneos como Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed interpretam grandes sucessos.


16:20

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.


18:00

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 2

Documentário200160minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


19:00

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.


19:30

Juventude Conectada - Episódio Ativismo

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

A mídia online na luta pela resistência e representatividade é o tema do primeiro episódio de Juventude Conectada. De um lado, grupos indígenas que descobriram nela um meio de defesa de seu território e sua cultura. De outro, a juventude negra baiana que, unida a colaboradores em todo o Brasil, declaram-se quilombos digitais e conquistaram na web espaço para se expressarem e se mobilizarem pelos direitos sociais.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 18:30h


20:00

Arquitetos - Episódio Bucci

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Angelo Bucci se destaca tanto como um arquiteto de projeto, muito experimental nas suas obras, quanto como um docente que tem feito um trânsito muito importante entre o Brasil e o exterior. Ele é professor na FAU/USP e tem sido recorrentemente convidado a lecionar em universidades estrangeiras, como a Politécnica de Zurique, na Suíça, e o MIT de Boston, nos Estados Unidos, entre outras. Ele reinterpreta em seu legado a tradição brutalista de São Paulo como Villanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, que fizeram edifícios de grande porte de concreto armado, conseguindo traduzir isso para programas menores como, por exemplo, casas em espaços mais exíguos, criando invenções interessantes e uma arquitetura bastante singular.


20:30

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Documentário201062minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana Com Chico Buarque, Edu Lobo, Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas às de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos dessa técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme mostra ainda trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.


21:40

J.Carlos - O Cronista do Rio

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Norma Bengell, Silvio Tendler

Em parceria com Norma Bengell. Um filme sobre J. carlos, chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Sua obra contempla esculturas, peças de teatro de revista e letras de samba.

Próximas Exibições:
Seg, 12 nov às 19:30h


22:10

A Margem da Linha

Documentário200896minBrasilLivre


De Gisella Callas

Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas... ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em A Margem da Linha, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea. Com roteiro e direção de Gisella Callas, A Margem da Linha costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas plásticos, críticos, curadores, um Lama Budista, além de - por que não? - profissionais ligados à Matemática, Arquitetura, Museologia e até Física Quântica. E extrai de seus depoentes as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens de nossa produção artística recente.