Segunda-feira, 3 de Setembro de 2018


00:00

Blues - Episódio Com Vontade de Ir para Casa

Documentário200376minEstados UnidosLivre


De Martin Scorsese

O renomado cineasta Martin Scorsese homenageia um dos mais antigos tipos de blues: o delta blues. O músico americano Corey Harris busca o nascimento e as origens do estilo viajando pelo rio Mississipi e visitando o oeste da África. Não perca performances originais de Willie King, Taj Mahal, Otha Turner, e raras imagens de arquivo de Son House.


01:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta para casa

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Vinicius de Moraes se encontra com Gullar em Buenos Aires, e ao ouvir sobre o poema, organiza uma leitura para amigos na casa de Augusto Boal e Cecília (sua esposa). O poema emociona a todos e é gravado em um fita de áudio, que é trazida ao Brasil. A fita começa a circular e em pouco tempo a notícia do poema se espalha. Enio Silveira organiza encontros com amigos e intelectuais para ouvir a famosa fita, e pede que Gullar envie os originais que resultam na publicação do poema em 1976, onde uma noite de autógrafos na ausência do autor marca o acontecimento. Com a situação política brasileira demonstrando melhora e a saudade insuportável de seu país e sua cidade, o poeta decide que é hora de retornar. Thereza vai a seu encontro e em 1977 desembarcam no aeroporto do Rio de Janeiro. Após um dia em terra, Gullar é avisado que deve comparecer ao DOPS para onde vai e é submetido a um interrogatório de 72 horas, sob torturas físicas e psicológicas.


02:05

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava, novas plantas tornaram-se disponíveis para o uso em jardins, o conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.


02:40

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Esse episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental, além de investigar o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes (internet).


03:10

Bike Amor - Episódio Segunda chance

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Branco, mecânico de bicicletas, saiu de casa aos 9 anos e foi parar na Cracolândia de São Paulo. Desde pequeno, se interessava por bikes e gostava de observar os mecânicos trabalhando. Um dia, pediu para trabalhar como ajudante. Nas horas livres, treinava manobras, chamando a atenção de um homem que depois se tornaria seu anjo da guarda e segundo pai. Incentivado a participar de competições de BMX, Branco decidiu largar o crack e hoje é considerado um dos melhores mecânicos de bicicleta de São Paulo.


03:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.


04:05

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Maranhão da herança africana é o enfoque deste episódio do Latitude, Longitude, que viaja para São Luís para conhecer a tradição do bumba-meu-boi, a dança do tambor de crioula e o prato típico arroz de cuxá. Apesar da presença, durante a colonização, de povos franceses, holandeses e portugueses, os traços mais marcantes da capital maranhense moram nas raízes negras - ainda que, remotamente, pincelados por tradições europeias e indígenas.


04:35

Zanine, Ser do Arquitetar

Documentário201680minBrasilLivreRJ


De André Horta

"Zanine, Ser do Arquitetar" retrata a vida, o pensamento e as conquistas de José Zanine Caldas - arquiteto autodidata de projeção nos anos 60, de obra salutar, genial e humanitária. É um documento sobre o pensamento e o olhar de um homem simples, porém sofisticado em sua arte, que estava adiante de seu tempo. O arquiteto Zanine pensava em reaproveitamento, em sustentabilidade e, já há 50 anos atrás, na preservação do meio ambiente. Com entrevistas de pessoas renomadas, em períodos diversos, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores simples de Nova Viçosa na Bahia, este é o primeiro documento audiovisual desse artista tão relevante na história da arquitetura brasileira.


06:00

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje nossa maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, ao invés de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. Parte da várzea amazônica, essa região do Médio Solimões se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, normas de vida e produção em uma Unidade de Conservação, espécies animais e vegetais protegidas, ameaças de barcos pesqueiros invasores, convivência com pesquisadores e turistas, dando destaque à prosódia e outros traços da cultura regional. O documentário está baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia nos deslocamentos e facilitador de contatos com lideranças comunitárias. No final das filmagens da seca, recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a realizar registros e narrativas sobre sua região.


07:40

Revista Curta! - Episódio 175ª edição | 26/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio Morte

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Apesar de ser nossa única certeza, a morte é das nossas maiores fontes de angústia. Este episódio de No Caminho do Bem convida fiéis e representantes de religiões como hinduísmo, budismo e espiritismo para entender como a fé nos ampara diante do nosso fim.


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.


09:35

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, o seu ensaio poético até Moçambique, no continente africano. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola, tratando de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, conexão com os idiomas nativos e as tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.


11:00

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.


11:30

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário201826minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.


12:00

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva de uma sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois com o rádio, a tv e o cinema sempre fomos expostos à cultura Yankee. Mas o que o brasileiro não se lembra, é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos como no mundo. O filme "DO JAZZ AO SAMBA" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida pela maioria dos brasileiros.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 06:00h


13:30

Quem Matou Eloá?

Documentário201524minBrasilLivre


De Lívia Perez Com Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo, Esther Hamburguer

Em 2009, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 07:30h


14:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Eps 1

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época são as fontes históricas usadas na série “Imagens do Estado Novo - 1937-45”. O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 08:00h


15:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 09:00h


15:30

Declínio dos Otomanos: o Oriente Médio partido - Episódio Declínio dos Otomanos: Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para a Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armenia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 09:30h


16:30

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 10:30h


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 04:00h
Qua, 5 set às 06:00h
Dom, 9 set às 14:50h


18:35

A Vida Começa aos... - Episódio Jonas

Ficção201518minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Nani de Oliveira, Fernanda Dâ?TUmbra, Ney Piacentini, Rudifran Pompeu

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial - ele pode prever o futuro - consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 04:35h
Qua, 5 set às 06:35h
Dom, 9 set às 02:45h


19:00

Latitude, Longitude - Episódio Um Passeio pelos Sons de São João del Rei

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade onde os sinos falam, o Latitude, Longitude passeia por notas musicais. Neste episódio, na mineira São João del Rei, o único funileiro da cidade que ainda fabrica sinos, José Edivaldo Ribeiro da Silva, mostra como é o trabalho de dar forma ao bronze, de maneira artesanal. Na outra ponta dessa história, sineiros falam sobre seus ofícios e traduzem um pouco do dialeto dos repiques e dobrados. Ainda no ambiente religioso, um passeio pela arte sacra de Joaquim José da Natividade. E, no Museu Regional, um raro órgão de tubo do século 18 que havia passado cerca de 80 anos sem funcionar, foi restaurado e hoje está em exposição.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 05:00h
Qua, 5 set às 07:00h
Dom, 9 set às 02:10h


19:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Índio da Costa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Índio da Costa

Guto Índio da Costa (Rio de Janeiro, RJ, 1969) distingue-se entre seus pares por sua atuação fortemente industrial, em contratos de grande amplitude, complexidade e duração. Divide-se entre o design vinculado à inovação industrial, atuando em segmentos como linha branca, produtos eletroeletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, veículos e sistemas de transporte, e o design como um braço de projetos urbanísticos de envergadura. É autor dos quiosques de praia de Copacabana e do projeto dos vagões do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos, ambos no Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 05:30h
Qua, 5 set às 07:30h
Sáb, 8 set às 15:00h


20:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O segundo episódio de Cale-se dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo, antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura, e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 00:00h
Qua, 5 set às 08:00h
Sáb, 8 set às 20:00h


20:30

Blues - Episódio A Alma de um Homem

Documentário2003104minEstados UnidosLivre


De Wim Wenders

O diretor Wim Wenders, de Buena Vista Social Club, retrata a vida e a obra de seus artistas favoritos do blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Além das belas imagens de arquivo, artistas contemporâneos como Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed interpretam grandes sucessos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 00:30h
Qua, 5 set às 08:30h
Seg, 10 set às 00:00h


22:20

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 02:20h
Qua, 5 set às 10:20h
Sáb, 8 set às 22:30h