Domingo, 2 de Setembro de 2018


00:00

Projeções - Episódio Paulo Sacramento

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Rituais, diferentes gêneros e estéticas em "Ave", "Juvenília", Prisioneiro da Grade de Ferro" e "Riocorrente"


00:20

Grandes Cenas - Episódio Romance da Empregada

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Bruno Barreto e a atriz Betty Faria se divertem em lembrar das etapas de realização da cena final de Romance da Empregada (1988), que demandou três locações distintas para filmar os diferentes estágios da enchente.


00:45

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo era realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, a deusa branca resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


01:20

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


01:40

Vertières I II III

Documentário20149minBrasilLivreRJ


De Louise Botkay

A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. A diretora Louise Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Explorando eixos como disciplina/controle, natureza/ternura e ruína/resistência, a obra investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.


02:00

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 09:00h


02:35

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Maranhão da herança africana é o enfoque deste episódio do Latitude, Longitude, que viaja para São Luís para conhecer a tradição do bumba-meu-boi, a dança do tambor de crioula e o prato típico arroz de cuxá. Apesar da presença, durante a colonização, de povos franceses, holandeses e portugueses, os traços mais marcantes da capital maranhense moram nas raízes negras - ainda que, remotamente, pincelados por tradições europeias e indígenas.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 04:05h


03:05

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta para casa

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Vinicius de Moraes se encontra com Gullar em Buenos Aires, e ao ouvir sobre o poema, organiza uma leitura para amigos na casa de Augusto Boal e Cecília (sua esposa). O poema emociona a todos e é gravado em um fita de áudio, que é trazida ao Brasil. A fita começa a circular e em pouco tempo a notícia do poema se espalha. Enio Silveira organiza encontros com amigos e intelectuais para ouvir a famosa fita, e pede que Gullar envie os originais que resultam na publicação do poema em 1976, onde uma noite de autógrafos na ausência do autor marca o acontecimento. Com a situação política brasileira demonstrando melhora e a saudade insuportável de seu país e sua cidade, o poeta decide que é hora de retornar. Thereza vai a seu encontro e em 1977 desembarcam no aeroporto do Rio de Janeiro. Após um dia em terra, Gullar é avisado que deve comparecer ao DOPS para onde vai e é submetido a um interrogatório de 72 horas, sob torturas físicas e psicológicas.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 01:30h


03:45

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Barra da Tijuca - O paraíso agoniza

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Nos últimos 20 anos a Barra não cresceu, explodiu. No início da década de 90 a população não passava de 100 mil habitantes. Hoje beira 1 milhão de pessoas, de acordo com estimativa da Prefeitura. De olho no espaço e na beleza da região, o setor imobiliário se espalhou. Só esqueceram de um detalhe: saneamento básico. Se o crescimento supostamente ordenado não veio com sistema de esgoto, imagina as ocupações irregulares. Favelas e condomínios se multiplicaram ao redor das lagoas da Barra e Jacarepaguá, transformando os frágeis corpos d´água em depósito de lixo e esgoto. A esperança de colocar em prática um projeto de despoluição foi pelo ralo com a crise do Estado, e agora, passadas as Olimpíadas e desligados os holofotes, as lagoas agonizam sem luz no fim do túnel.


04:30

Bonnard - As Cores da Intimidade

Documentário201552minFrançaLivre


De Bruno Ulmer

Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.


05:30

No Caminho do Bem - Episódio Morte

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Apesar de ser nossa única certeza, a morte é das nossas maiores fontes de angústia. Este episódio de No Caminho do Bem convida fiéis e representantes de religiões como hinduísmo, budismo e espiritismo para entender como a fé nos ampara diante do nosso fim.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 08:00h


06:30

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Esse episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental, além de investigar o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes (internet).

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 02:40h


07:20

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva de uma sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois com o rádio, a tv e o cinema sempre fomos expostos à cultura Yankee. Mas o que o brasileiro não se lembra, é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos como no mundo. O filme "DO JAZZ AO SAMBA" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida pela maioria dos brasileiros.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 12:00h


08:55

Bike Amor - Episódio Segunda chance

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Branco, mecânico de bicicletas, saiu de casa aos 9 anos e foi parar na Cracolândia de São Paulo. Desde pequeno, se interessava por bikes e gostava de observar os mecânicos trabalhando. Um dia, pediu para trabalhar como ajudante. Nas horas livres, treinava manobras, chamando a atenção de um homem que depois se tornaria seu anjo da guarda e segundo pai. Incentivado a participar de competições de BMX, Branco decidiu largar o crack e hoje é considerado um dos melhores mecânicos de bicicleta de São Paulo.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 03:10h


09:15

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série “Cale-se – A censura musical no país” foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela Ditadura Militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 60 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele conta os motivos da pecha de cafona e contextualiza a ascensão desse “gênero” musical, que se deu exatamente quando do endurecimento do regime nos anos de chumbo. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Músicas de cunho sensual, tão comuns ao gênero, foram sistematicamente vetadas. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só” (Pare de tomar a pílula), proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


09:45

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 11:00h


10:15

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário201826minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 11:30h


10:45

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 15:00h


11:15

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

Simonal – Ninguém sabe o duro que dei traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?


12:55

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo (Rio de Janeiro, RJ, 1947) é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.


13:25

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava, novas plantas tornaram-se disponíveis para o uso em jardins, o conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 02:05h


14:00

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje nossa maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, ao invés de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. Parte da várzea amazônica, essa região do Médio Solimões se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, normas de vida e produção em uma Unidade de Conservação, espécies animais e vegetais protegidas, ameaças de barcos pesqueiros invasores, convivência com pesquisadores e turistas, dando destaque à prosódia e outros traços da cultura regional. O documentário está baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia nos deslocamentos e facilitador de contatos com lideranças comunitárias. No final das filmagens da seca, recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a realizar registros e narrativas sobre sua região.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 06:00h


15:40

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 03:30h


16:15

Zanine, Ser do Arquitetar

Documentário201680minBrasilLivreRJ


De André Horta

"Zanine, Ser do Arquitetar" retrata a vida, o pensamento e as conquistas de José Zanine Caldas - arquiteto autodidata de projeção nos anos 60, de obra salutar, genial e humanitária. É um documento sobre o pensamento e o olhar de um homem simples, porém sofisticado em sua arte, que estava adiante de seu tempo. O arquiteto Zanine pensava em reaproveitamento, em sustentabilidade e, já há 50 anos atrás, na preservação do meio ambiente. Com entrevistas de pessoas renomadas, em períodos diversos, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores simples de Nova Viçosa na Bahia, este é o primeiro documento audiovisual desse artista tão relevante na história da arquitetura brasileira.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 04:35h


17:45

Revista Curta! - Episódio 176ª edição | 02/09/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.

Próximas Exibições:
Qua, 5 set às 19:40h


18:00

Domingos

Documentário200971minBrasilLivreRJ


De Maria Ribeiro Com Paulo José, Pedro Cardoso, Fernanda Montenegro

O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX.


19:25

Ex Isto

Ficção201086minBrasil14 anosMG


De Cao Guimarães Com João Miguel

Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "e se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda-se pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.


21:00

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 16:30h
Ter, 4 set às 10:30h


22:35

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, o seu ensaio poético até Moçambique, no continente africano. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola, tratando de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, conexão com os idiomas nativos e as tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Seg, 3 set às 09:35h