Terça-feira, 28 de Agosto de 2018


00:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série “Cale-se – A censura musical no país” foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela Ditadura Militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 60 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele conta os motivos da pecha de cafona e contextualiza a ascensão desse “gênero” musical, que se deu exatamente quando do endurecimento do regime nos anos de chumbo. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Músicas de cunho sensual, tão comuns ao gênero, foram sistematicamente vetadas. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só” (Pare de tomar a pílula), proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 14:00h
Qua, 29 ago às 08:00h
Sáb, 1 set às 20:20h


00:30

Blues - Episódio Com Vontade de Ir para Casa

Documentário200376minEstados UnidosLivre


De Martin Scorsese

O renomado cineasta Martin Scorsese homenageia um dos mais antigos tipos de blues: o delta blues. O músico americano Corey Harris busca o nascimento e as origens do estilo viajando pelo rio Mississipi e visitando o oeste da África. Não perca performances originais de Willie King, Taj Mahal, Otha Turner, e raras imagens de arquivo de Son House.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 14:30h
Qua, 29 ago às 08:30h
Seg, 3 set às 00:00h


02:00

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

Simonal – Ninguém sabe o duro que dei traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 16:00h
Qua, 29 ago às 10:00h
Sáb, 1 set às 22:20h


04:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 12:00h
Qua, 29 ago às 06:00h
Sáb, 1 set às 06:20h


04:35

Kombiblioteca

Documentário201525minBrasilLivre


De David Alves da Silva, Jonas Worcman de Matos, Alisson da Paz Alves

Documentário produzido com as gravações de 18 histórias de vida no Museu da Pessoa e mais 10 saraus.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 12:35h
Qua, 29 ago às 06:35h


05:00

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Maranhão da herança africana é o enfoque deste episódio do Latitude, Longitude, que viaja para São Luís para conhecer a tradição do bumba-meu-boi, a dança do tambor de crioula e o prato típico arroz de cuxá. Apesar da presença, durante a colonização, de povos franceses, holandeses e portugueses, os traços mais marcantes da capital maranhense moram nas raízes negras - ainda que, remotamente, pincelados por tradições europeias e indígenas.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 13:00h
Qua, 29 ago às 07:00h
Dom, 2 set às 02:35h


05:30

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo (Rio de Janeiro, RJ, 1947) é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.

Próximas Exibições:
Ter, 28 ago às 13:30h
Qua, 29 ago às 07:30h
Sáb, 1 set às 14:50h


06:00

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecido. Este é um documentário que discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.


07:45

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


08:00

1935, O Assalto ao Poder - Episódio 1935, O Assalto ao Poder - Parte 2

Documentário200350minBrasilLivre


De Eduardo Escorel, Claudio Kahns

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.


09:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


09:30

Declínio dos Otomanos: o Oriente Médio partido - Episódio Declínio dos Otomanos: o Oriente Médio partido - As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia em 1830 e a guerra dos Bálcãs (entre 1912-1913). Período no qual o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.


10:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário O Desmonte do Monte aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O Morro do Castelo, conhecido como ""Colina Sagrada"", foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de ""higienizar"" a cidade e, também, de promover a especulação imobiliária. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto, que foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência e vida do Morro do Castelo de São Sebastião. O filme tem sua narrativa baseada, em grande medida, em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte. A narração do filme é de Helena Ignez, Negro Leo e Marcos Alvisi. A direção é de Sinai Sganzerla. A montagem é de Rodrigo Lima.


12:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 06:00h
Sáb, 1 set às 06:20h


12:35

Kombiblioteca

Documentário201525minBrasilLivre


De David Alves da Silva, Jonas Worcman de Matos, Alisson da Paz Alves

Documentário produzido com as gravações de 18 histórias de vida no Museu da Pessoa e mais 10 saraus.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 06:35h


13:00

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Maranhão da herança africana é o enfoque deste episódio do Latitude, Longitude, que viaja para São Luís para conhecer a tradição do bumba-meu-boi, a dança do tambor de crioula e o prato típico arroz de cuxá. Apesar da presença, durante a colonização, de povos franceses, holandeses e portugueses, os traços mais marcantes da capital maranhense moram nas raízes negras - ainda que, remotamente, pincelados por tradições europeias e indígenas.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 07:00h
Dom, 2 set às 02:35h


13:30

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo (Rio de Janeiro, RJ, 1947) é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 07:30h
Sáb, 1 set às 14:50h


14:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série “Cale-se – A censura musical no país” foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela Ditadura Militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 60 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele conta os motivos da pecha de cafona e contextualiza a ascensão desse “gênero” musical, que se deu exatamente quando do endurecimento do regime nos anos de chumbo. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Músicas de cunho sensual, tão comuns ao gênero, foram sistematicamente vetadas. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só” (Pare de tomar a pílula), proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 08:00h
Sáb, 1 set às 20:20h


14:30

Blues - Episódio Com Vontade de Ir para Casa

Documentário200376minEstados UnidosLivre


De Martin Scorsese

O renomado cineasta Martin Scorsese homenageia um dos mais antigos tipos de blues: o delta blues. O músico americano Corey Harris busca o nascimento e as origens do estilo viajando pelo rio Mississipi e visitando o oeste da África. Não perca performances originais de Willie King, Taj Mahal, Otha Turner, e raras imagens de arquivo de Son House.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 08:30h
Seg, 3 set às 00:00h


16:00

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

Simonal – Ninguém sabe o duro que dei traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 10:00h
Sáb, 1 set às 22:20h


18:00

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 1

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 04:00h
Qui, 30 ago às 06:00h
Sáb, 1 set às 12:45h


19:00

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava, novas plantas tornaram-se disponíveis para o uso em jardins, o conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 05:00h
Qui, 30 ago às 07:00h
Sáb, 1 set às 15:20h


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta para casa

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Vinicius de Moraes se encontra com Gullar em Buenos Aires, e ao ouvir sobre o poema, organiza uma leitura para amigos na casa de Augusto Boal e Cecília (sua esposa). O poema emociona a todos e é gravado em um fita de áudio, que é trazida ao Brasil. A fita começa a circular e em pouco tempo a notícia do poema se espalha. Enio Silveira organiza encontros com amigos e intelectuais para ouvir a famosa fita, e pede que Gullar envie os originais que resultam na publicação do poema em 1976, onde uma noite de autógrafos na ausência do autor marca o acontecimento. Com a situação política brasileira demonstrando melhora e a saudade insuportável de seu país e sua cidade, o poeta decide que é hora de retornar. Thereza vai a seu encontro e em 1977 desembarcam no aeroporto do Rio de Janeiro. Após um dia em terra, Gullar é avisado que deve comparecer ao DOPS para onde vai e é submetido a um interrogatório de 72 horas, sob torturas físicas e psicológicas.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 05:30h
Qui, 30 ago às 07:30h
Dom, 2 set às 03:05h


20:00

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Esse episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental, além de investigar o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes (internet).

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 00:00h
Qui, 30 ago às 08:00h
Sáb, 1 set às 18:20h


20:30

Zanine, Ser do Arquitetar

Documentário201680minBrasilLivreRJ


De André Horta

"Zanine, Ser do Arquitetar" retrata a vida, o pensamento e as conquistas de José Zanine Caldas - arquiteto autodidata de projeção nos anos 60, de obra salutar, genial e humanitária. É um documento sobre o pensamento e o olhar de um homem simples, porém sofisticado em sua arte, que estava adiante de seu tempo. O arquiteto Zanine pensava em reaproveitamento, em sustentabilidade e, já há 50 anos atrás, na preservação do meio ambiente. Com entrevistas de pessoas renomadas, em períodos diversos, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores simples de Nova Viçosa na Bahia, este é o primeiro documento audiovisual desse artista tão relevante na história da arquitetura brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 00:30h
Qui, 30 ago às 08:30h
Dom, 2 set às 16:15h


22:00

A Festa e os Cães

Documentário201525minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus Com Leonardo Mouramateus, Clara Monteiro, Geane Albuquerque, Junior Morais, Kevin Balieiro

À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio de Fortaleza.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 02:00h
Qui, 30 ago às 10:00h


22:30

Domingos

Documentário200971minBrasilLivreRJ


De Maria Ribeiro Com Paulo José, Pedro Cardoso, Fernanda Montenegro

O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 02:30h
Qui, 30 ago às 10:30h
Sáb, 1 set às 06:55h