Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018


00:00

Testemunha 4

Documentário201165minBrasil10 anosRJ


De Marcelo Grabowsky Com Carla Ribas

Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O documentário acompanha a atriz Carla Ribas em uma apresentação teatral que durou 24 horas. O filme transita pelos ecos do real: a ficção, a representação, o relato, o testemunho e a memória, e investiga os limites entre atriz e personagem.


01:10

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 3

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A terceira e última parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


01:45

Expedições Burle Marx - Episódio Paisagista

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx tinha muitos talentos. Foi um multiartista, pintor, gravador, escultor e músico. Antes de tudo, um visionário que transformou o paisagismo em uma verdadeira arte, introduziu a ecologia nos projetos jardinísticos e foi reconhecido mudialmente. Seus projetos estão espalhados pelo mundo, de Miami ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Um passeio pelos jardins de Burle Marx é um convite para se encantar com a beleza da natureza.


02:15

Brasil Visual - Episódio Videoarte no Brasil

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Em entrevistas com alguns dos principais representantes da videoarte brasileira, investigamos a história desta linguagem artística no Brasil e mostramos algumas das suas principais expressões regionais. "Videoarte" tem como foco apresentar ao público uma compreensão ampla e clara sobre a videoarte brasileira, desde seus pioneiros, no fim dos anos 1960, até os principais realizadores atuais. As entrevistas com artistas e críticos de diversas gerações traçam um panorama do que foi feito sobre ou a partir do vídeo até hoje. De urgentes assuntos políticos a sofisticadas questões formais, é possível perceber como essa produção refletiu - e reflete - os principais temas de sua época.


02:45

Bike Amor - Episódio Liberdade

Documentário201713minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Argus Caruso, arquiteto, mora num apartamento de 30m2. Segundo ele, quem deu a volta ao mundo viajando em uma bike não precisa de muito espaço. Em cada cidade que passava, visitava escolas e contava histórias. Depois de percorrer o litoral do Nordeste ajudado por uma vela adaptada à bicicleta, resolveu transformá-la em uma bike anfíbia, para ter mais autonomia na travessia de rios e lagos. A bike anfíbia está em fase de testes, aguardando a próxima aventura de Argus.

Próximas Exibições:
Seg, 28 jan às 19:35h


03:20

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Literatura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

"A pátria do judeu é o livro", diz a escritora Noemi Jaffe. Filha de judeus vindos da Iugoslávia, ela resgata a história de sua família, que sobreviveu aos horrores da guerra. Um esforço que se estende à sua obra, onde também está presente a questão do holocausto. Outro personagem deste episódio, Jacó Guinsburg, dono da editora Perspectiva, fala sobre a infância no Bom Retiro, o envolvimento com a política, o papel da literatura, sua carreira como crítico, professor e editor - trabalho que tem contribuído com a preservação da cultura judaica e com a difusão, no Brasil, de obras fundamentais e de vanguarda.


04:00

Latitude, Longitude - Episódio Tradição italiana, teu nome é Garibaldi

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude mostra a importância da família para os moradores de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Um dos entrevistados é Luiz Henrique Fitarelli. Ele reuniu as histórias que o avô contava e os objetos da família para dar o ponta pé inicial de um projeto ousado: A construção de um museu a céu aberto que remonta o período entre fins dos anos de 1800 e início de 1900. O programa também mostra o trabalho do chef Rodrigo Bellora, dono de um restaurante que reúne os conceitos de slow food e de ecogastronomia em uma cozinha criativa que busca inspiração na própria natureza e na árvore genealógica de Rodrigo, filho de uma mineira e de um gaúcho da fronteira com o Uruguai. O Latitude, Longitude também se embrenha por vinhedos e mostra o processo quase artesanal de produção dos vinhos Bettú.


04:30

Memórias do Brasil - Episódio Lia de Itamaracá - Rainha

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.


05:30

Designers do Brasil - Episódio Renato Imbroisi

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Renato Imbroisi

Renato Imbroisi está inteiramente mergulhado no universo da revitalização técnica e estética do artesanato. Já fez mais de 140 projetos no Brasil e também em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália e Chile. Utiliza fibras vegetais, palhas, sementes, algodão, prata e lã, entre outros materiais. Renato tem ainda uma criação autoral como designer têxtil, com peças também produzidas artesanalmente.


06:00

24 Horas de Sonho

Ficção194198minBrasilLivre


De Chianca de Garcia Com Dulcina de Moraes, Odilon de Azevedo, Conchita de Moraes, Aristóteles Penna, Laura Suárez

"24 Horas de Sonho" conta as peripécias de uma pequena decidida a pôr termo à vida e aproveitar até a última gota seus últimos momentos de existência. Instala-se num luxuoso hotel sob o nome suposto de uma baronesa. Compra a crédito toilletes faustosas, arranja um flirt e deixa a vida correr. Como pano de fundo, uma aristocracia europeia de verdade, hospedada no hotel, vítima da Segunda Guerra.

Próximas Exibições:
Qua, 19 dez às 21:30h


07:45

Revista Curta! - Episódio 174ª edição | 19/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Inês Bogéa, Jessé Souza, Gustavo Pizzi, Tânia Pires, Felipe Continentino

A estreia nos cinemas do longa “Benzinho”, uma abordagem inovadora para compreender a história do Brasil no novo livro de Jessé Souza “Subcidadania Brasileira”, os dez anos da São Paulo Cia de Dança, o festival de artes na internet Rio Festiv.al e o primeiro festival da plataforma de música Queremos.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio O Mal e suas Representações

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Se as religiões se dedicam a praticar o bem, fato é que o mal e suas representações também são amplamente presentes na maioria das tradições religiosas. Este episódio pergunta: o que é o mal e como ele está presente em nossas vidas?

Próximas Exibições:
Qui, 10 jan às 20:00h


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Luc Ferry

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Luc Ferry

Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como Aprender a viver e A Revolução do Amor. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular. Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qui, 31 jan às 22:30h


09:30

As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana

Documentário201680minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira, Claudio Lobato Com Chacal, Claudio Lobato, Pedro Cascardo, Ronaldo Bastos, Lúcia Lobo

Com colagens, material de arquivo e depoimentos, este é um retrato íntimo e apaixonado que analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 1970 e 1980.


11:00

Palavras Permanecem - Episódio Vivendo Mortes e Morrendo Vidas

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

O poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero encontra o também poeta e artista pop Arnaldo Antunes. Juntos, refletem sobre composição poética e o universo da canção, falando também sobre semelhanças e diferenças em seus processos de criação. Suas declamações e comentários sobre o que importa na poesia e na composição musical revelam o rico universo desses dois grandes artistas.

Próximas Exibições:
Qui, 24 jan às 21:00h


11:30

O Legado da Coruja - Episódio Simpósio

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.


12:00

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.

Próximas Exibições:
Sex, 21 dez às 18:00h


13:45

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


14:00

1935, O Assalto ao Poder - Parte 2

Documentário200350minBrasilLivreSP


De Eduardo Escorel, Claudio Kahns

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.


15:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


15:30

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Sex, 21 dez às 23:00h


16:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.


18:35

Kombiblioteca

Documentário201525minBrasilLivre


De David Alves da Silva, Jonas Worcman de Matos, Alisson da Paz Alves

Documentário produzido com as gravações de 18 histórias de vida no Museu da Pessoa e mais 10 saraus.


19:00

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Maranhão da herança africana é o enfoque deste episódio do Latitude, Longitude, que viaja para São Luís para conhecer a tradição do bumba-meu-boi, a dança do tambor de crioula e o prato típico arroz de cuxá. Apesar da presença, durante a colonização, de povos franceses, holandeses e portugueses, os traços mais marcantes da capital maranhense moram nas raízes negras - ainda que, remotamente, pincelados por tradições europeias e indígenas.


19:30

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.


20:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


20:30

Blues - Episódio Com Vontade de Ir para Casa

Documentário200376minEstados UnidosLivre


De Martin Scorsese

O renomado cineasta Martin Scorsese homenageia um dos mais antigos tipos de blues: o delta blues. O músico americano Corey Harris busca o nascimento e as origens do estilo viajando pelo rio Mississipi e visitando o oeste da África. Não perca performances originais de Willie King, Taj Mahal, Otha Turner, e raras imagens de arquivo de Son House.


22:00

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?