Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018


00:00

A Trajetória dos Beatles

Documentário201252minEstados UnidosLivre


De Paul Clark

The Beatles se mantém como a maior banda pop de todos os tempos, com suas músicas e letras transcendendo as décadas - e as personalidades de John, Paul, George e Ringo continuando a influenciar gerações de músicos e fãs por todo o mundo. Mas antes da fama e fortuna, existiu a história menos conhecida de 6 jovens que iriam - e não iriam - crescer para se tornar os Beatles.


01:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte do Poema Sujo apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que foi vivido e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luis do maranhão até o exílio e relação de passado e presente, das coisas deixadas, esquecidas, dos diferentes pontos de vista, e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


01:40

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


02:10

Brasil Visual - Episódio Artesania na Arte Contemporânea

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Neste episódio, iremos entrevistar artistas, críticos e curadores de diversas regiões do Brasil a fim de debater a importância do trabalho artesanal na produção artística brasileira. Por isso, alguns dos temas centrais deste documentário são o trabalho manual, a escolha dos materiais e como o conhecimento artesanal é elaborado e transmitido. A partir de conversas com artistas que transitam por campos variados, iremos mostrar a presença múltipla da artesania na produção brasileira, que vai do crochê ao audiovisual, passando pela gravura, a colagem e a escultura, entre outras formas de expressão artística.


02:45

Impressões do Mundo - Episódio Boaventura de Sousa Santos

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial pesquisou e publicou trabalhos em diversos temas, como globalização, ecologia, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. Neste episódio, Boaventura nos conta como foram seus estudos e sua infância, pois foi o primeiro filho de operário a se formar na Universidade de Coimbra. Além disso, fala sobre o neoliberalismo e os novos desafios que a esquerda enfrenta no mundo de hoje, principalmente a América Latina.


03:20

Latitude, Longitude - Episódio Cordisburgo, a cidade-memória

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude visita a memória daquela que é conhecida como "cidade do coração", apelido carinhoso dado a Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa. O programa passeia pelo passado do autor de Grande Sertão: Veredas, em uma visita à casa onde ele viveu do nascimento, em 1908, até os 9 anos de idade. Também aproveita a companhia de guias e ex-guias da cidade para conhecer a famosa Gruta Maquiné, descoberta em 1825. E se rende ao ritmo do congado, em uma viagem pela memória dessa manifestação popular.


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Cristóvão Tezza

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Cristóvão Tezza

Este episódio fala sobre a carreira e a obra do romancista e professor Cristóvão Tezza, que nasceu em Lages, SC. Catarinense de nascimento e curitibano por opção, fez da capital paranaense o pano de fundo ideal para seus romances. Escritor "tardio", seus livros são marcados pela sobriedade da escrita e pelas tramas criativas e têm ganhado diversos elogios da crítica. Ao longo do episódio Cristovão Tezza fala sobre o ofício da palavra, o primeiro romance - "Gran Circo das Américas" - a publicado em 1979 em uma edição regional, a profissão de professor de língua portuguesa como ganha pão que o permitiu escrever livros, a literatura se fundamenta na própria experiência, o processo criativo que começou aos 15 anos de idade, a busca pelo humor e pela ironia, As fontes em Júlio Verne, Monteiro Lobato, literatura inglesa, sul africana, Milton Hatoume Bernardo Carvalho, temas como família e solidão como fantasmas que o perseguem ao longo da vida, a literatura urbana, a influência do filho com síndrome de down em sua vida, a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita, além de litura de trechos de seu livro "O Filho Eterno".


04:30

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


05:25

Designers do Brasil - Episódio Rico Lins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Rico Lins

Rico Lins (Rio de Janeiro, RJ, 1955) é um dos mais importantes designers gráficos brasileiros. À assepsia e limpeza do design predominantes nos anos 1980, quando iniciou sua trajetória, ele contrapôs a tradução visual da confusão do cotidiano nas metrópoles atuais e a abertura para múltiplas influências. Fincou sua base na cultura brasileira e desse ponto correu o mundo, tendo residido em Paris, Londres e Nova York antes de se radicar novamente no Brasil. Rico é também um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.


06:00

Maridinho de Luxo

Ficção193887minBrasilLivre


De Luiz de Barros Com Mesquitinha, Maria Amaro, Oscar Soares, Maria Lino, Bandeira Duarte

Patrícia é uma moça rica e mimada. O pai faz-lhe todas as vontades, até mesmo quando ela resolve "comprar um marido". O escolhido é Marcos e o contrato estipula que em troca de uma vultosa quantia, ele deve submeter-se a todos os caprichos da noiva. No começo Marcos aguenta as idiossincrasias, mas aos poucos vai revoltando-se com a situação, até que se insurge por completo contra ela, sem saber que o amor lhe preparara uma armadilha.


07:30

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

Mostra o que Tim Maia pensa, numa linguagem anti-acadêmica, misturando seu papo com música, deixando a montagem fluir no swing de Tim.


07:45

Revista Curta! - Episódio 173ª edição | 12/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio Família

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de No Caminho do Bem se dedica a entender como as diferentes religiões percebem a construção social mais antiga da humanidade: a família, revelando como as mudanças dos modelos familiares vêm impactando a prática da fé.


08:55

Incertezas Críticas - Episódio Jonathan Crary

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Jonathan Crary

Jonathan Crary é professor da Columbia University, em Nova York. Autor de diversos estudos, ele explica neste programa como hoje a economia exige que trabalhemos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar nem para dormir. Jonathan Crary discorre ainda sobre o sonho americano, as origens históricas do poder destrutivo da economia atual e a Internet.


09:25

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 60, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a Coleção dos Novíssimos. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.


11:00

Palavras Permanecem - Episódio A Olhos Nus

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

A cantora Ná Ozzetti e o compositor e escritor José Miguel Wisnik mantém o brilho nos olhos quando se encontram e falam sobre a a voz como instrumento, a importância e a descoberta da canção, a relação de amizade e a passagem do tempo. Nesse episódio, atravessado pelo amor à música, a dupla também nos presenteia com números musicais dessa parceria que já dura mais de 30 anos.


11:30

Alegorias do Brasil - Episódio Conciliação e Conflito

Documentário201831minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é um país de história pacífica, como muitas vezes se acreditou. Pelo contrário, sua formação é cheia de revoltas, mesmo que não tenha passado por uma revolução. Por muito tempo, porém, a conciliação marcou um modo de lidar com as tensões sociais de um país desigual, que adiava o seu enfrentamento. Mas hoje parece que os conflitos assomaram e estão em aberto. O que virá daí?


12:00

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do Ato Constitucional nº 5, mais conhecido como AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal O Sol. Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal é mostrada a história da chamada "geração 68".

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 06:00h


13:40

Uma Família Ilustre

Documentário201518minBrasilLivre


De Beth Formaggini Com Claudio Guerra, Ivanilda Veloso

Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 07:40h


14:00

1935, O Assalto ao Poder - Episódio 1935, O Assalto ao Poder - Parte 1

Documentário200352minBrasilLivre


De Eduardo Escorel, Claudio Kahns

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 08:00h


15:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar, e encontra registros impressionantes de defesas de presos políticos durante a ditadura, um raio X dramático dos anos de chumbo. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir da descoberta destes arquivos históricos, o filme "Sobral - O Homem que Não Tinha Preço" leva o público a conhecer a figura singular de Sobral Pinto: a coragem, a ética, o humor, a fé, a luta incansável pela justiça - sem cobrar honorários nem aceitar favores. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, impagável em seus relatos e opiniões, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia e desafiou todos os ditadores brasileiros do século 20, tornando-se um dos maiores defensores dos direitos humanos de que já se teve notícia.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 09:00h


16:30

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menos discriminação. As revoluções sexuais são uma e se apoiam mutuamente. As lutas feministas para permitir que o aborto, bem como as lutas dos primeiros movimentos homossexuais para descriminalizar a homossexualidade, aceleram o processo de emancipação - apesar das reservas ou das atitudes paternalistas vigilantes de outras forças contestadoras. No entanto, as apostas são altas: é importante reinventar o amor, isto é, transformar a maneira como olhamos para os outros, para maior igualdade e tolerância. As questões sociais estão no centro das lutas sociais desde os anos 80. A revolução sexual torna-se um bom indicador dessa evolução - a mudança, no limiar do século XXI, das oposições de esquerda direita do século XX para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 10:30h


17:35

Mains Propres

Documentário20158minBrasilLivre


De Louise Botkay

Um olhar sobre o tema da dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 11:35h


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Literatura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

"A pátria do judeu é o livro", diz a escritora Noemi Jaffe. Filha de judeus vindos da Iugoslávia, ela resgata a história de sua família, que sobreviveu aos horrores da guerra. Um esforço que se estende à sua obra, onde também está presente a questão do holocausto. Outro personagem desse episódio, Jacó Guinsburg, dono da editora Perspectiva, fala sobre a infância no Bom Retiro, o envolvimento com política, o papel da literatura, sua carreira como crítico, professor e editor - trabalho que tem contribuído com a preservação da cultura judaica e a difusão, no Brasil, de obras fundamentais e de vanguarda.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 04:00h
Qua, 22 ago às 06:00h
Sáb, 25 ago às 06:35h


18:35

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 04:35h
Qua, 22 ago às 06:35h


19:00

Latitude, Longitude - Episódio Tradição italiana, teu nome é Garibaldi

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude mostra a importância da família para os moradores de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Um dos entrevistados é Luiz Henrique Fitarelli. Ele reuniu as histórias que o avô contava e os objetos da família para dar o ponta pé inicial de um projeto ousado: A construção de um museu a céu aberto que remonta o período entre fins dos anos de 1800 e início de 1900. O programa também mostra o trabalho do chef Rodrigo Bellora, dono de um restaurante que reúne os conceitos de slow food e de ecogastronomia em uma cozinha criativa que busca inspiração na própria natureza e na árvore genealógica de Rodrigo, filho de uma mineira e de um gaúcho da fronteira com o Uruguai. O Latitude, Longitude também se embrenha por vinhedos e mostra o processo quase artesanal de produção dos vinhos Bettú.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 05:00h
Qua, 22 ago às 07:00h
Dom, 26 ago às 02:35h


19:30

Designers do Brasil - Episódio Renato Imbroisi

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Renato Imbroisi

Renato Imbroisi (Rio de Janeiro, RJ, 1961) está inteiramente mergulhado no universo da revitalização técnica e estética do artesanato. Já fez mais de 140 projetos no Brasil e também em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália e Chile. Utiliza fibras vegetais, palhas, sementes, algodão, prata e lã, entre outros materiais. Estabelece vínculos de longo prazo com as comunidades com as quais trabalha, e frequentemente as assessora visando melhor inserção no mercado e, assim, maior geração de renda. Renato tem ainda uma criação autoral como designer têxtil, com peças também produzidas artesanalmente.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 05:30h
Qua, 22 ago às 07:30h
Sáb, 25 ago às 15:30h


20:00

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série Cale-se convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce relembra o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras usadas na canção que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins fala sobre a patrulha ideológica que cobrava dos artistas engajamento político, explicando que durante os Anos de Chumbo os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país” de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista, e acabasse sofrendo uma outra censura, a patrulha dos jornalistas e militantes de esquerda. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta que em 79 se criou o Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Ele fala de sua atuação nesse conselho, quando emitiu diversos pareceres defendendo a liberação de canções. Por fim, os artistas e os especialistas debatem como a MPB foi afetada pela censura, refletindo sobre o quanto a Ditadura prejudicou a produção musical do país. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 00:00h
Qua, 22 ago às 08:00h
Sáb, 25 ago às 20:30h


20:30

Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá em Casa

Documentário201099minBrasilLivre


De Andrucha Waddington

Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos - revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 00:30h
Qua, 22 ago às 08:30h
Dom, 26 ago às 15:50h


22:15

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

Próximas Exibições:
Ter, 21 ago às 02:15h
Qua, 22 ago às 10:15h
Sáb, 25 ago às 11:55h