Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018


00:00

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


00:27

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


00:50

3 Minutos

Ficção19995minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo Com Lisa Becker, Werner Schünemann, Sérgio Lulkin

Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.


01:00

Grandes Cenas - Episódio Iracema, Uma Transa Amazônica

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

Os diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna falam sobre a cena final de "Iracema, Uma Transa Amazônica" (1975), um filme que força os limites entre documentário e ficção, beleza e feiura, alegria e melancolia.


01:20

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Kátia Coelho - A Desbravadora

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Kátia Coelho é considerada a primeira mulher diretora de fotografia no Brasil. Ganhou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Entre eles, o Kodak Vision Award - Women in Film, pelo primeiro longa que assinou a direção de fotografia, Tônica Dominante (2000).


02:00

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


03:40

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em "Pacific" e "Câmara Escura".


04:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade, desde os primórdios com o Rio Carioca até a bacia do Guandú, em valas de esgoto e lixo. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nem com filtro.


04:40

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.


05:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


06:00

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


06:50

Cordilheira de Amora II

Documentário201512minBrasilLivre


De Jamille Fortunato

A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.


07:00

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


07:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


08:00

Brasil Visual - Episódio Artesania na Arte Contemporânea

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Neste episódio, entrevistamos artistas, críticos e curadores de diversas regiões do Brasil a fim de debater a importância do trabalho artesanal na produção artística brasileira. Alguns dos temas centrais deste documentário são o trabalho manual, a escolha dos materiais e a elaboração e transmissão do conhecimento artesanal. A partir de conversas com artistas que transitam por campos variados, mostramos a presença múltipla da artesania na produção brasileira, que vai do crochê ao audiovisual, passando pela gravura, a colagem e a escultura, entre outras formas de expressão artística.


08:30

O Mundo Segundo Anish Kapoor

Documentário201152minFrança10 anos


De Heinz Peter Schwerfel

Multicultural mágico, perfeccionista estético e engenheiro do impossível, o escultor Anish Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos, como em sua enorme estrutura inflável, com a qual tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Kapoor, que nasceu na Índia e vive na Inglaterra desde os anos 1970, é um artista que encanta - seu enorme espelho captura as nuvens, suas miniaturas de pigmento são esculturas de cor monocromática e suas obras instaladas em paredes nos levam a um vazio sublime. Esse documentário recria o mundo de acordo com Kapoor, através de uma jornada desde seus estúdios em Londres até instalações permanentes de Chicago e Nápoles, passando por exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. O artista teve a oportunidade de falar pessoalmente sobre sua busca infinda por novas formas, sempre profundamente emocionantes.


09:30

Nijinski

Documentário200060minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Este documentário é dedicado a Nijinski: sua vida, seu misticismo, suas relações com Diaghilev e Romola, sua esposa, e os aspectos obscuros de sua loucura.


10:40

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.


12:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade, desde os primórdios com o Rio Carioca até a bacia do Guandú, em valas de esgoto e lixo. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nem com filtro.


12:40

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.


13:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


14:00

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


14:27

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


14:50

3 Minutos

Ficção19995minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo Com Lisa Becker, Werner Schünemann, Sérgio Lulkin

Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.


15:00

Grandes Cenas - Episódio Iracema, Uma Transa Amazônica

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

Os diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna falam sobre a cena final de "Iracema, Uma Transa Amazônica" (1975), um filme que força os limites entre documentário e ficção, beleza e feiura, alegria e melancolia.


15:20

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Kátia Coelho - A Desbravadora

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Kátia Coelho é considerada a primeira mulher diretora de fotografia no Brasil. Ganhou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Entre eles, o Kodak Vision Award - Women in Film, pelo primeiro longa que assinou a direção de fotografia, Tônica Dominante (2000).


16:00

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


17:40

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em "Pacific" e "Câmara Escura".


18:00

Maridinho de Luxo

Ficção193887minBrasilLivre


De Luiz de Barros Com Mesquitinha, Maria Amaro, Oscar Soares, Maria Lino, Bandeira Duarte

Patrícia é uma moça rica e mimada. O pai faz-lhe todas as vontades, até mesmo quando ela resolve "comprar um marido". O escolhido é Marcos e o contrato estipula que em troca de uma vultosa quantia, ele deve submeter-se a todos os caprichos da noiva. No começo Marcos aguenta as idiossincrasias, mas aos poucos vai revoltando-se com a situação, até que se insurge por completo contra ela, sem saber que o amor lhe preparara uma armadilha.


19:30

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

O que Tim Maia pensa numa linguagem antiacadêmica, misturando seu papo com música e deixando a montagem fluir no swing de Tim.


19:45

Revista Curta! - Episódio 173ª edição | 12/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Zita Carvalhosa, Luisa Duarte, Amélia Lacombe, Barbatuques

A mostra sobre Tunga que traz um lado menos conhecido do trabalho do artista, seus desenhos; uma conversa sobre as muitas pessoas de Fernando Pessoa; os destaques da edição deste ano do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum) e os integrantes da banda que transformam seus próprios corpos em instrumentos musicais.


20:00

No Caminho do Bem - Episódio Família

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de No Caminho do Bem se dedica a entender como as diferentes religiões percebem a construção social mais antiga da humanidade: a família, revelando como as mudanças dos modelos familiares vêm impactando a prática da fé.


20:55

Incertezas Críticas - Episódio Jonathan Crary

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Jonathan Crary

Jonathan Crary é professor da Columbia University, em Nova York. Autor de diversos estudos, ele explica neste programa como hoje a economia exige que trabalhemos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar nem para dormir. Jonathan Crary discorre ainda sobre o sonho americano, as origens históricas do poder destrutivo da economia atual e a Internet.


21:25

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.


23:00

Palavras Permanecem - Episódio A Olhos Nus

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

A cantora Ná Ozzetti e o compositor e escritor José Miguel Wisnik mantém o brilho nos olhos quando se encontram e falam sobre a a voz como instrumento, a importância e a descoberta da canção, a relação de amizade e a passagem do tempo. Nesse episódio, atravessado pelo amor à música, a dupla também nos presenteia com números musicais dessa parceria que já dura mais de 30 anos.


23:30

Alegorias do Brasil - Episódio Conciliação e Conflito

Documentário201831minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é um país de história pacífica, como muitas vezes se acreditou. Pelo contrário, sua formação é cheia de revoltas, mesmo que não tenha passado por uma revolução. Por muito tempo, porém, a conciliação marcou um modo de lidar com as tensões sociais de um país desigual, que adiava o seu enfrentamento. Mas hoje parece que os conflitos assomaram e estão em aberto. O que virá daí?