Terça-feira, 14 de Agosto de 2018


00:00

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam quão presente estava o engajamento político nas diferentes edições dos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons 2 costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura, como por exemplo, pesar a mão em estrofes falsas, que originalmente não fariam parte da música para que o resto da canção parecesse mais leve. Paulo Cesar Pinheiro fala que nunca se autocensurou e Ivan Lins diz que se fez mal, a Ditadura também fez bem à nossa produção musical, na medida em que as limitações promoveram a criatividade de toda a geração atuante na época. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos que foram alocados para a função sem qualquer preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral” de Gonzaguinha e Fátima Guedes, “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


00:30

A Trajetória dos Beatles

Documentário201252minEstados UnidosLivre


De Paul Clark

The Beatles se mantém como a maior banda pop de todos os tempos, com suas músicas e letras transcendendo as décadas - e as personalidades de John, Paul, George e Ringo continuando a influenciar gerações de músicos e fãs por todo o mundo. Mas antes da fama e fortuna, existiu a história menos conhecida de 6 jovens que iriam - e não iriam - crescer para se tornar os Beatles.

Próximas Exibições:
Seg, 20 ago às 00:00h


01:30

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pro Mario Carneiro. Entramos no Estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua musica complementasse a pintura de Cícero Dias. A musica do filme foi feita em 2 dias de 6 horas Foi uma experiência fantástica.


02:30

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

Clara Estrela é um documentário sobre Clara Nunes, cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro, mestiço, agregador e sincrético. O filme narra, apenas em primeira pessoa, através de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória da cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o documentário traz ao público a oportunidade de ouvir as entrevistas de mídia impressa através da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara, suas raízes e alegria de viver tão marcantes em suas canções. O filme traz para o espectador a chance de relembrar os sucessos e a trajetória da artista e a possibilidade de conhecer um pouco mais de uma personagem que, mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Cristóvão Tezza

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Cristóvão Tezza

Este episódio fala sobre a carreira e a obra do romancista e professor Cristóvão Tezza, que nasceu em Lages, SC. Catarinense de nascimento e curitibano por opção, fez da capital paranaense o pano de fundo ideal para seus romances. Escritor "tardio", seus livros são marcados pela sobriedade da escrita e pelas tramas criativas e têm ganhado diversos elogios da crítica. Ao longo do episódio Cristovão Tezza fala sobre o ofício da palavra, o primeiro romance - "Gran Circo das Américas" - a publicado em 1979 em uma edição regional, a profissão de professor de língua portuguesa como ganha pão que o permitiu escrever livros, a literatura se fundamenta na própria experiência, o processo criativo que começou aos 15 anos de idade, a busca pelo humor e pela ironia, As fontes em Júlio Verne, Monteiro Lobato, literatura inglesa, sul africana, Milton Hatoume Bernardo Carvalho, temas como família e solidão como fantasmas que o perseguem ao longo da vida, a literatura urbana, a influência do filho com síndrome de down em sua vida, a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita, além de litura de trechos de seu livro "O Filho Eterno".


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Boaventura de Sousa Santos

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial pesquisou e publicou trabalhos em diversos temas, como globalização, ecologia, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. Neste episódio, Boaventura nos conta como foram seus estudos e sua infância, pois foi o primeiro filho de operário a se formar na Universidade de Coimbra. Além disso, fala sobre o neoliberalismo e os novos desafios que a esquerda enfrenta no mundo de hoje, principalmente a América Latina.


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Cordisburgo, a cidade-memória

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude visita a memória daquela que é conhecida como "cidade do coração", apelido carinhoso dado a Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa. O programa passeia pelo passado do autor de Grande Sertão: Veredas, em uma visita à casa onde ele viveu do nascimento, em 1908, até os 9 anos de idade. Também aproveita a companhia de guias e ex-guias da cidade para conhecer a famosa Gruta Maquiné, descoberta em 1825. E se rende ao ritmo do congado, em uma viagem pela memória dessa manifestação popular.

Próximas Exibições:
Seg, 20 ago às 03:20h


05:30

Designers do Brasil - Episódio Rico Lins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Rico Lins

Rico Lins (Rio de Janeiro, RJ, 1955) é um dos mais importantes designers gráficos brasileiros. À assepsia e limpeza do design predominantes nos anos 1980, quando iniciou sua trajetória, ele contrapôs a tradução visual da confusão do cotidiano nas metrópoles atuais e a abertura para múltiplas influências. Fincou sua base na cultura brasileira e desse ponto correu o mundo, tendo residido em Paris, Londres e Nova York antes de se radicar novamente no Brasil. Rico é também um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.


06:00

Terra Prometida - Episódio A Travessia

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

A luta da família Moser para sobreviver e escapar das atrocidades nazistas foi digna de uma Odisseia grega. Judeus de aparência alemã, Herta e Max assistiram à escalada de Hitler sem feridas fatais, mas suas cicatrizes emocionais são profundas. Entre os 30 mil judeus detidos por conta da "Noite dos Cristais", quando milhares de judeus foram arbitrariamente detidos pelas forças hitleristas, está Max Moser. A partir da prisão do marido, Herta busca, incansavelmente, uma forma de libertar Max do cárcere nazi e fugir da Alemanha com o filho de dois anos, Peter. O Brasil surge como a terra prometida para Herta, já que sua irmã, Else, e seu pai já tinham encontrado refúgio em solo brasileiro. Mas ao tentar obter um visto na Embaixada de Berlim, Herta encontra indiferença - sequer é recebida pelo cônsul. Informada de que Max seria libertado caso apresentassem vistos e passagens para outro país no intervalo de quatros semanas, Herta consegue solicitar o visto brasileiro na embaixada de Viena. Após vender os pertences da família, compra passagens para Xangai e, junto ao marido, parte com filho Peter para a China, onde aguardam a liberação do visto brasileiro. A espera é angustiante e cansativa, assim como a viagem de navio para o Brasil, na qual Peter é acometido pelo sarampo. Depois da exaustiva viagem, Max, Herta e Peter chegam sãos e salvos ao porto do Rio, em maio de 1939. Mesmo com o alento dos parentes residentes no Brasil e dos novos amigos, um novo desafio espera os Moser: adaptar-se e se estabilizar na tão prometida terra brasileira.


06:25

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

Próximas Exibições:
Qua, 19 set às 19:00h


06:45

O Veneno Está na Mesa II

Documentário201470minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em "O Veneno está na Mesa", o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. "O Veneno Está Na Mesa II" atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?

Próximas Exibições:
Qui, 20 set às 18:30h


08:00

1932, A Guerra Civil

Documentário199252minBrasil12 anosSP


De Eduardo Escorel

Para os paulistas, no início da década de 1930, o Governo Provisório de Getúlio Vargas se transformara numa ditadura. Havia insatisfeitos em todo o país, mas só os paulistas se levantaram em armas. A guerra civil durou três meses. Nela, houve cerca de oitocentas vítimas fatais, mais do que o número de soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. Apesar do apoio maciço da população e do alistamento espontâneo de 45 mil civis, os paulistas acabaram derrotados. O documentário trata desses eventos e questiona a noção ainda hoje dominante de que a guerra civil tinha propósitos separatistas.


09:00

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.


10:40

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação em 1948 do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a ponta de lança e força motriz por trás dessa libertação dos costumes, fala e aparências. Porque desafia, reverte e inverte normas e censura, cada luta é uma pequena revolução. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção, de 1948 a 1968, a conquista do direito ao prazer perturba a consciência e o comportamento social. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.


11:40

Vertières I II III

Documentário20149minBrasilLivreRJ


De Louise Botkay

A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. A diretora Louise Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Explorando eixos como disciplina/controle, natureza/ternura e ruína/resistência, a obra investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.

Próximas Exibições:
Qua, 29 ago às 20:50h


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Cristóvão Tezza

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Cristóvão Tezza

Este episódio fala sobre a carreira e a obra do romancista e professor Cristóvão Tezza, que nasceu em Lages, SC. Catarinense de nascimento e curitibano por opção, fez da capital paranaense o pano de fundo ideal para seus romances. Escritor "tardio", seus livros são marcados pela sobriedade da escrita e pelas tramas criativas e têm ganhado diversos elogios da crítica. Ao longo do episódio Cristovão Tezza fala sobre o ofício da palavra, o primeiro romance - "Gran Circo das Américas" - a publicado em 1979 em uma edição regional, a profissão de professor de língua portuguesa como ganha pão que o permitiu escrever livros, a literatura se fundamenta na própria experiência, o processo criativo que começou aos 15 anos de idade, a busca pelo humor e pela ironia, As fontes em Júlio Verne, Monteiro Lobato, literatura inglesa, sul africana, Milton Hatoume Bernardo Carvalho, temas como família e solidão como fantasmas que o perseguem ao longo da vida, a literatura urbana, a influência do filho com síndrome de down em sua vida, a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita, além de litura de trechos de seu livro "O Filho Eterno".


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Boaventura de Sousa Santos

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial pesquisou e publicou trabalhos em diversos temas, como globalização, ecologia, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. Neste episódio, Boaventura nos conta como foram seus estudos e sua infância, pois foi o primeiro filho de operário a se formar na Universidade de Coimbra. Além disso, fala sobre o neoliberalismo e os novos desafios que a esquerda enfrenta no mundo de hoje, principalmente a América Latina.


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Cordisburgo, a cidade-memória

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude visita a memória daquela que é conhecida como "cidade do coração", apelido carinhoso dado a Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa. O programa passeia pelo passado do autor de Grande Sertão: Veredas, em uma visita à casa onde ele viveu do nascimento, em 1908, até os 9 anos de idade. Também aproveita a companhia de guias e ex-guias da cidade para conhecer a famosa Gruta Maquiné, descoberta em 1825. E se rende ao ritmo do congado, em uma viagem pela memória dessa manifestação popular.

Próximas Exibições:
Seg, 20 ago às 03:20h


13:30

Designers do Brasil - Episódio Rico Lins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Rico Lins

Rico Lins (Rio de Janeiro, RJ, 1955) é um dos mais importantes designers gráficos brasileiros. À assepsia e limpeza do design predominantes nos anos 1980, quando iniciou sua trajetória, ele contrapôs a tradução visual da confusão do cotidiano nas metrópoles atuais e a abertura para múltiplas influências. Fincou sua base na cultura brasileira e desse ponto correu o mundo, tendo residido em Paris, Londres e Nova York antes de se radicar novamente no Brasil. Rico é também um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.


14:00

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam quão presente estava o engajamento político nas diferentes edições dos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons 2 costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura, como por exemplo, pesar a mão em estrofes falsas, que originalmente não fariam parte da música para que o resto da canção parecesse mais leve. Paulo Cesar Pinheiro fala que nunca se autocensurou e Ivan Lins diz que se fez mal, a Ditadura também fez bem à nossa produção musical, na medida em que as limitações promoveram a criatividade de toda a geração atuante na época. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos que foram alocados para a função sem qualquer preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral” de Gonzaguinha e Fátima Guedes, “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


14:30

A Trajetória dos Beatles

Documentário201252minEstados UnidosLivre


De Paul Clark

The Beatles se mantém como a maior banda pop de todos os tempos, com suas músicas e letras transcendendo as décadas - e as personalidades de John, Paul, George e Ringo continuando a influenciar gerações de músicos e fãs por todo o mundo. Mas antes da fama e fortuna, existiu a história menos conhecida de 6 jovens que iriam - e não iriam - crescer para se tornar os Beatles.

Próximas Exibições:
Seg, 20 ago às 00:00h


15:30

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pro Mario Carneiro. Entramos no Estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua musica complementasse a pintura de Cícero Dias. A musica do filme foi feita em 2 dias de 6 horas Foi uma experiência fantástica.


16:30

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

Clara Estrela é um documentário sobre Clara Nunes, cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro, mestiço, agregador e sincrético. O filme narra, apenas em primeira pessoa, através de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória da cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o documentário traz ao público a oportunidade de ouvir as entrevistas de mídia impressa através da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara, suas raízes e alegria de viver tão marcantes em suas canções. O filme traz para o espectador a chance de relembrar os sucessos e a trajetória da artista e a possibilidade de conhecer um pouco mais de uma personagem que, mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


18:00

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


18:50

Cordilheira de Amora II

Documentário201512minBrasilLivre


De Jamille Fortunato

A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 5 set às 20:30h


19:00

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte do Poema Sujo apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que foi vivido e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luis do maranhão até o exílio e relação de passado e presente, das coisas deixadas, esquecidas, dos diferentes pontos de vista, e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


20:00

Brasil Visual - Episódio Artesania na Arte Contemporânea

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Neste episódio, iremos entrevistar artistas, críticos e curadores de diversas regiões do Brasil a fim de debater a importância do trabalho artesanal na produção artística brasileira. Por isso, alguns dos temas centrais deste documentário são o trabalho manual, a escolha dos materiais e como o conhecimento artesanal é elaborado e transmitido. A partir de conversas com artistas que transitam por campos variados, iremos mostrar a presença múltipla da artesania na produção brasileira, que vai do crochê ao audiovisual, passando pela gravura, a colagem e a escultura, entre outras formas de expressão artística.


20:30

O Mundo Segundo Anish Kapoor

Documentário201152minFrança10 anos


De Heinz Peter Schwerfel

Um multicultural mágico, um perfeccionista estético e um engenheiro do impossível, o escultor Anish Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos, como em sua enorme estrutura inflável, com a qual tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Kapoor, que nasceu na Índia mas vive na Inglaterra desde os anos 70, é um artista que encanta - seu enorme espelho captura as nuvens, suas miniaturas de pigmento são esculturas de cor monocromática e suas obras instaladas em paredes nos levam a um vazio sublime. Esse documentário recria o mundo de acordo com Kapoor, através de uma jornada, desde seus estúdios em Londres até instalações permanentes de Chicago e Nápoles, passando por exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. O artista teve a oportunidade de falar pessoalmente sobre sua busca infinda por novas formas, sempre profundamente emocionantes.


21:30

Nijinski

Documentário200060minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Este documentário é dedicado a Nijinski: sua vida, seu misticismo, suas relações com Diaghilev e Romola, sua esposa, e os aspectos obscuros de sua loucura.


22:40

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.