Domingo, 12 de Agosto de 2018


00:00

Projeções - Episódio Kika Nicolela

Documentário201514minBrasil10 anos


De Renata Druck

Palavra, comunicação e auto representação em "Trópico de Capricórnio", "What Do You Think of Me?" e "Domotilas".


00:20

Grandes Cenas - Episódio Eles Não Usam Black-Tie

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em "Eles Não Usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram.


00:45

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.


01:10

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


01:35

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.


02:00

Incertezas Críticas - Episódio Elisabeth Roudinesco

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Elisabeth Roudinesco

Elisabeth Roudinesco é uma das principais pensadoras e historiadoras da psicanálise hoje. Neste programa gravado em seu apartamento em paris, ela fala sobre sua iniciação na psicanálise e seus estudos biográficos sobre Freud e Lacan, além de comparar as trajetórias dos dois grandes nomes da psicanálise.


02:30

Ofício da Palavra - Episódio Lourenço Mutarelli

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Lourenço Mutarelli

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Lourenço Mutarelli como quadrinista, escritor, desenhista, dramaturgo e ator: do trabalho nos estúdios de Maurício de Sousa à publicação independente de vários livros em quadrinhos, do lançamento do primeiro romance à transformação deste texto no roteiro do premiado filme homônimo "O Cheiro do Ralo", a publicação dos livros "Jesus Kid", "A Arte de Produzir Efeito sem Causa" e "Nada me Faltará", e a adaptação de "O Natimorto" para o cinema, onde atua pela primeira vez como protagonista. Ao longo do episódio Lourenço Mutarelli fala sobre o ofício da palavra, a dificuldade de lidar com a palavra e a relação com a imagem, o método de trabalho, o trânsito entre linguagens e as peculiaridades de algumas delas - como os quadrinhos, a dinâmica das linguagens - escrita ou ilustrada, além da leitura de trecho do livro "O Cheiro do Ralo."


03:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Ter, 23 out às 19:25h


03:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - O Último Oásis de Resistência

Documentário201635minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na APA de Guapimirim, último oásis de preservação na Baía de Guanabara, biólogos do ICMBio, caranguejeiros e pescadores artesanais travam uma batalha diária. Eles buscam proteger o meio ambiente, a vida, a cultura e o sustento das comunidades locais da degradação causada pelos centros urbanos ao seu redor e do Comperj, gigante complexo petroquímico da Petrobrás que se instalou no começo da década em área próxima à APA.

Próximas Exibições:
Qua, 14 nov às 18:30h


04:15

Chomsky e Cia - Episódio Parte 2

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

É um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet and Olivier Azam decidiram focar nos seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. E além de conseguirem entrevistar o Chomsky, dificilmente disponível, os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento que rejeitam as ideias triviais para terem uma melhor compreensão da realidade política e social. O documentário constrói um percurso complexo que revitaliza o uso de imagens de arquivo com montagens eloquentes e um pouco de humor, bem como entrevistas com intelectuais expositivas, longe de qualquer vício acadêmico. Além disso, esta jornada doutrinária mostra que Chomsky, com 85 anos, ainda é um dos pensadores mais lúcidos em nossos dias.


05:25

O Veneno Está na Mesa II

Documentário201470minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em "O Veneno está na Mesa", o diretor Silvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. "O Veneno Está Na Mesa II" atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou o da liberdade e da diversidade agroecológica?


06:40

Brasil Visual - Episódio Intervenção Urbana

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Apresentamos um histórico das intervenções urbanas de modo dinâmico, abordando também questões atuais sobre essa produção, trazendo em pauta o potencial inovador desse tipo de trabalho e como ele pode discutir temas importantes da atualidade. Além disso, este episódio também discute o que é a cidade a partir da experiência de alguns artistas em diferentes cidades brasileiras.

Próximas Exibições:
Seg, 29 out às 18:30h


07:10

Ganga Bruta

Ficção193382minBrasilLivre


De Humberto Mauro Com Durval Bellini, Déa Selva, Lu Marival, Décio Murillo, Andréa Duarte

"Ganga Bruta" é a história de um jovem que, sabendo-se enganado pela noiva na noite do casamento, mata-a, alucinado. Absolvido, vai para uma pequena cidade do interior contratado para serviços de construção. Lá encontra outra linda mulher, mas Sônia é noiva de Décio. Apaixona-se por ela, bebe para esquecer e a bebida lhe dá uma covarde força. Agora, o desespero é de Décio, ao saber que perdeu Sônia. E ele procura o outro, para um desforço a fim de que reste apenas um para o amor de Sônia.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 18:35h


08:35

Terra Prometida - Episódio A Travessia

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

A luta da família Moser para sobreviver e escapar das atrocidades nazistas foi digna de uma Odisseia grega. Judeus de aparência alemã, Herta e Max assistiram à escalada de Hitler sem feridas fatais, mas suas cicatrizes emocionais são profundas. Entre os 30 mil judeus detidos por conta da "Noite dos Cristais", quando milhares de judeus foram arbitrariamente detidos pelas forças hitleristas, está Max Moser. A partir da prisão do marido, Herta busca, incansavelmente, uma forma de libertar Max do cárcere nazi e fugir da Alemanha com o filho de dois anos, Peter. O Brasil surge como a terra prometida para Herta, já que sua irmã, Else, e seu pai já tinham encontrado refúgio em solo brasileiro. Mas ao tentar obter um visto na Embaixada de Berlim, Herta encontra indiferença - sequer é recebida pelo cônsul. Informada de que Max seria libertado caso apresentassem vistos e passagens para outro país no intervalo de quatros semanas, Herta consegue solicitar o visto brasileiro na embaixada de Viena. Após vender os pertences da família, compra passagens para Xangai e, junto ao marido, parte com filho Peter para a China, onde aguardam a liberação do visto brasileiro. A espera é angustiante e cansativa, assim como a viagem de navio para o Brasil, na qual Peter é acometido pelo sarampo. Depois da exaustiva viagem, Max, Herta e Peter chegam sãos e salvos ao porto do Rio, em maio de 1939. Mesmo com o alento dos parentes residentes no Brasil e dos novos amigos, um novo desafio espera os Moser: adaptar-se e se estabilizar na tão prometida terra brasileira.


09:05

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


09:45

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Além dos cantores e compositores já presentes no primeiro episódio, nomes como Roberto Menescal e Jards Macalé refletem sobre a realidade cultural do Brasil pós-68, resgatando memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas específicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Ele fala também de como as rádios lidaram com as sanções do regime, explicando que, por se tratarem de concessões, tiveram que se acautelar o máximo para não se chocarem com os anseios dos censores. Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.

Próximas Exibições:
Seg, 5 nov às 20:30h


10:20

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.


10:50

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 22:20h


12:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Ele tira a moda do domínio dos frufrus e dos babados para afirmá-la como um importante elemento da cultura de um povo. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa. Várias de suas coleções têm um forte componente político.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 19:30h


13:00

Retornados - Episódio Reencontros

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.

Próximas Exibições:
Sex, 26 out às 18:30h


13:30

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Ter, 16 out às 18:00h


14:30

Grupo Corpo - Repertório - Episódio Lecuona

Documentário201552minBrasilLivre


De Janaína de Moreira do Patrocínio

Em 2004, o Grupo Corpo rende-se à genialidade do maior ícone da música cubana, o pianista Ernesto Lecuona, e decide abrir uma exceção à regra, estabelecida em 1992, de só trabalhar com trilhas exclusivas, para colocar em cena o balé que leva o seu nome: “Lecuona”. Num tempo sem tempo, os casais se sucedem decantando paixões, segundo roteiros que vêm tanto do romantismo mais desbragado quanto do realismo sem máscara de cada um de nós. O figurino, com rosas no cabelo, salto alto, vestidos, calças sociais e sapatos de verniz, somado ao cenário de espelhos do final, remete a um grande salão de bailes à moda antiga; mas o que é antigo aqui vira a imagem teatral do que há de mais permanente na vida amorosa e erótica. Lecuona é uma dança da paixão: tortuosa, difícil, divertida, alegre, impossível - e que, afinal, se resolve arrebatadoramente em "sim".


15:30

Impressões do Mundo - Episódio Laura Albert - Laura Albert e a invenção de J. T. Leroy

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A incrível história da Estadunidense Laura Albert, que era uma fracassada cantora de punk-rock e sobrevivia como atendente de tele sexo. Talentosa escritora, não conseguia emplacar seus livros juntos às editoras, até ter a ideia de ser a empresária de J. T. Leroy, um jovem drogado que vivia pelas ruas de Los Angeles sobrevivendo da venda de sexo a quem pagasse, masque tinha um enorme talento literário. Logo, o prodígio que escrevia sobre sua trágica vida e suas experiências, se tornaria um grande sucesso mundial, impressionando grandes astros do mundo pop como Madonna e Lou Red. Só que ele nunca existiu, era uma invenção de Laura Albert, que durante cinco anos enganou todo o mundo, inclusive a imprensa.


16:00

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.


17:40

Revista Curta! - Episódio 173ª edição | 12/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Zita Carvalhosa, Luisa Duarte, Amélia Lacombe, Barbatuques

A mostra sobre Tunga que traz um lado menos conhecido do trabalho do artista, seus desenhos; uma conversa sobre as muitas pessoas de Fernando Pessoa; os destaques da edição deste ano do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum) e os integrantes da banda que transformam seus próprios corpos em instrumentos musicais.


18:00

História de uma Pena

Ficção201530minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus

Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. "Eu sei com que fúria bate o teu coração."

Próximas Exibições:
Qua, 17 out às 23:25h


18:35

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954), e esse documentário relembra as aventuras vividas nesse local, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, etc. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 21:45h


19:40

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.


21:20

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação, em 1948, do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a força motriz por trás dessa libertação de costumes. Ela desafia, reverte e inverte normas e censura. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.

Próximas Exibições:
Sex, 9 nov às 22:00h


22:20

Vertières I II III

Documentário20149minBrasilLivreRJ


De Louise Botkay

A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. A diretora Louise Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Explorando eixos como disciplina/controle, natureza/ternura e ruína/resistência, a obra investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.


22:40

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 22:30h