Quarta-feira, 8 de Agosto de 2018


00:00

Brasil Visual - Episódio Intervenção Urbana

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

De modo dinâmico, apresentamos um histórico das intervenções urbanas, abordando também questões atuais sobre essa produção, como nos eventos realizados Brasil a fora, trazendo em pauta o potencial inovador desse tipo de trabalho e como ele pode discutir temas importantes da atualidade. Além disso, esse episódio também discute o que é a cidade, a partir da experiência de alguns artistas em algumas cidades brasileiras.


00:30

Contatos Fotográficos - Episódio Nan Goldin

Documentário200413minFrançaLivre


De Jean-Pierre Krief

Nascida em 1953, Nan Goldin descobriu a fotografia quando tinha 16 anos, em uma escolar experimental, mas só começou a trabalhar como fotógrafa no começo dos anos 70. Goldin trabalha no limite da fotografia moderna, revivendo suas mais íntimas experiências no caldeirão fervilhante da cena underground de Nova York. Suas fotografias retratam suas emoções, seus prazeres e suas amizades com travestis, homossexuais e transexuais, mas elas também transmitem sua solidão.


00:45

Contatos Fotográficos - Episódio Henri Cartier Bresson

Documentário200413minFrançaLivre


De Robert Delpire

O talento de Cartier-Bresson ocultou o limite entre as fotografias artísticas e documentais. Ele foi um dos fundadores da agência Magnum, que transformou o fotojornalismo em uma forma de arte, registrando os grandes conflitos históricos e documentando as esferas sociais, políticas e privadas da existência humana.


01:00

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.


02:30

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954), e esse documentário relembra as aventuras vividas nesse local, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, etc. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


03:30

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


04:00

Memórias do Brasil - Episódio Gerson King Combo - No rastro do futuro

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Black Alien, BNegão, Getúlio Côrtes, Thaíde, BNegão

Cantor. Compositor. Filho de um policial militar. Gerson King Combo tem 54 anos de carreira. Já atuou como dançarino e coreógrafo e lançou-se como cantor, inspirado na música negra americana, apresentando-se com a banda Fórmula 7 nos bailes cariocas. Considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano, King Combo comenta sua própria obra e as impressões que as pessoas têm dele. Este episódio de Memórias do Brasil, faz uma reflexão sobre a conscientização da postura do negro em meio a uma ditadura militar; e mergulha na história, vocação, representatividade e arte de Gerson King Kombo.


04:50

Retornados - Episódio Reencontros

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.


05:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeira parte do Poema Sujo, apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que foi vivido e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luis do maranhão até o exílio e relação de passado e presente, das coisas deixadas, esquecidas, dos diferentes pontos de vista, e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


06:00

Ofício da Palavra - Episódio Lourenço Mutarelli

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Lourenço Mutarelli

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Lourenço Mutarelli como quadrinista, escritor, desenhista, dramaturgo e ator: do trabalho nos estúdios de Maurício de Sousa à publicação independente de vários livros em quadrinhos, do lançamento do primeiro romance à transformação deste texto no roteiro do premiado filme homônimo "O Cheiro do Ralo", a publicação dos livros "Jesus Kid", "A Arte de Produzir Efeito sem Causa" e "Nada me Faltará", e a adaptação de "O Natimorto" para o cinema, onde atua pela primeira vez como protagonista. Ao longo do episódio Lourenço Mutarelli fala sobre o ofício da palavra, a dificuldade de lidar com a palavra e a relação com a imagem, o método de trabalho, o trânsito entre linguagens e as peculiaridades de algumas delas - como os quadrinhos, a dinâmica das linguagens - escrita ou ilustrada, além da leitura de trecho do livro "O Cheiro do Ralo."


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Laura Albert - Laura Albert e a invenção de J. T. Leroy

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A incrível história da Estadunidense Laura Albert, que era uma fracassada cantora de punk-rock e sobrevivia como atendente de tele sexo. Talentosa escritora, não conseguia emplacar seus livros juntos às editoras, até ter a ideia de ser a empresária de J. T. Leroy, um jovem drogado que vivia pelas ruas de Los Angeles sobrevivendo da venda de sexo a quem pagasse, masque tinha um enorme talento literário. Logo, o prodígio que escrevia sobre sua trágica vida e suas experiências, se tornaria um grande sucesso mundial, impressionando grandes astros do mundo pop como Madonna e Lou Red. Só que ele nunca existiu, era uma invenção de Laura Albert, que durante cinco anos enganou todo o mundo, inclusive a imprensa.


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Toda a ginga de Madureira

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O bairro de Madureira é sinônimo de diversidade musical. Neste episódio, o Latitude, Longitude faz uma viagem no tempo a começar pela dança mais tradicional do local, o jongo e suas raízes africanas, passando pelo samba, que tem sua origem calcada na atividade jongueira, e, finalmente, chegando ao que há de mais contemporâneo e atual em Madureira, a dança charme. Embalado por estes ritmos, o programa chega ao terreiro do "Jongo da Serrinha", visita a quadra da Portela em dia de feijoada e participa de uma aula de dança charme.


07:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Ele tira a moda do domínio dos frufrus e dos babados para afirmá-la como um importante elemento da cultura de um povo. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa. Várias de suas coleções têm um forte componente político.


08:00

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio de Cale-se aprofunda os efeitos da promulgação do Ato Institucional nº 5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Além dos cantores e compositores já presentes no primeiro episódio, nomes como Roberto Menescal e Jards Macalé refletem sobre a realidade cultural do Brasil pós-68, resgatando suas memórias sobre a relação com os censores, o uso de subterfúgios para driblá-los, e sobre músicas específicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que não só músicas de protesto ou com críticas ao regime eram censuradas. Qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também eram vetadas. O advogado João Carlos Muller, que defendeu gravadoras durante os anos de chumbo relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). João Muller fala também de como as rádios lidaram com as sanções do regime, explicando que por se tratarem de concessões, tiveram que se acautelar o máximo para não se chocarem com os anseios dos censores.Os números musicais relembram as canções Partido Alto e Geleia Geral.


08:30

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Documentário200383minBrasilLivreRJ


De Izabel Jaguaribe Com Paulinho da Viola, Amélia Rabello, Celsinho Silva, Cristina Buarque, Cristóvão Bastos

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

Próximas Exibições:
Seg, 15 out às 20:40h


10:05

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"JARDS" é um documentário feito por Eryk Rocha que trata a vida e a obra do cantor Jards Macalé – autor de canções que ficaram famosas como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.


12:00

Memórias do Brasil - Episódio Gerson King Combo - No rastro do futuro

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Black Alien, BNegão, Getúlio Côrtes, Thaíde, BNegão

Cantor. Compositor. Filho de um policial militar. Gerson King Combo tem 54 anos de carreira. Já atuou como dançarino e coreógrafo e lançou-se como cantor, inspirado na música negra americana, apresentando-se com a banda Fórmula 7 nos bailes cariocas. Considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano, King Combo comenta sua própria obra e as impressões que as pessoas têm dele. Este episódio de Memórias do Brasil, faz uma reflexão sobre a conscientização da postura do negro em meio a uma ditadura militar; e mergulha na história, vocação, representatividade e arte de Gerson King Kombo.


12:50

Retornados - Episódio Reencontros

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.


13:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeira parte do Poema Sujo, apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que foi vivido e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luis do maranhão até o exílio e relação de passado e presente, das coisas deixadas, esquecidas, dos diferentes pontos de vista, e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


14:00

Brasil Visual - Episódio Intervenção Urbana

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

De modo dinâmico, apresentamos um histórico das intervenções urbanas, abordando também questões atuais sobre essa produção, como nos eventos realizados Brasil a fora, trazendo em pauta o potencial inovador desse tipo de trabalho e como ele pode discutir temas importantes da atualidade. Além disso, esse episódio também discute o que é a cidade, a partir da experiência de alguns artistas em algumas cidades brasileiras.


14:30

Contatos Fotográficos - Episódio Nan Goldin

Documentário200413minFrançaLivre


De Jean-Pierre Krief

Nascida em 1953, Nan Goldin descobriu a fotografia quando tinha 16 anos, em uma escolar experimental, mas só começou a trabalhar como fotógrafa no começo dos anos 70. Goldin trabalha no limite da fotografia moderna, revivendo suas mais íntimas experiências no caldeirão fervilhante da cena underground de Nova York. Suas fotografias retratam suas emoções, seus prazeres e suas amizades com travestis, homossexuais e transexuais, mas elas também transmitem sua solidão.


14:45

Contatos Fotográficos - Episódio Henri Cartier Bresson

Documentário200413minFrançaLivre


De Robert Delpire

O talento de Cartier-Bresson ocultou o limite entre as fotografias artísticas e documentais. Ele foi um dos fundadores da agência Magnum, que transformou o fotojornalismo em uma forma de arte, registrando os grandes conflitos históricos e documentando as esferas sociais, políticas e privadas da existência humana.


15:00

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.


16:30

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954), e esse documentário relembra as aventuras vividas nesse local, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, etc. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


17:30

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


18:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - O Último Oásis de Resistência

Documentário201635minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na APA de Guapimirim, último oásis de preservação na Baía de Guanabara com cerca de 2 mil hectares de manguezais e rios, biólogos do ICMBio, caranguejeiros e pescadores artesanais travam uma batalha diária para proteger o meio ambiente, a vida, a cultura e o sustento das comunidades locais contra a degradação causada pelos centros urbanos ao seu redor (Magé, Itaboraí, São Gonçalo) e o Comperj, o gigante complexo petroquímico da Petrobrás que se instalou no começo da década em área próxima à APA.


18:40

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no facebook. Então decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.


19:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


20:00

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.


20:22

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


20:45

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.


21:05

Grandes Cenas - Episódio Eles Não Usam Black-Tie

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em Eles Não Usam Black-tie (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram.


21:25

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Alternativo Carlos Ebert

Documentário201631minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Ebert é um diretor e fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, "O Bandido da Luz Vermelha" de Rogério Sganzerla.


22:00

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.


23:30

Projeções - Episódio Kika Nicolela

Documentário201514minBrasil10 anos


De Renata Druck

Palavra, comunicação e auto representação em "Trópico de Capricórnio", "What Do You Think of Me?" e "Domotilas".