Domingo, 5 de Agosto de 2018


00:00

Projeções - Episódio Carlos Nader

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Alteridade, identidade e essência em "Carlos Nader" e "Homem Comum".


00:30

Grandes Cenas - Episódio Os Cafajestes

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro, que leva a personagem e o espectador ao limite do suportável.

Próximas Exibições:
Qua, 9 jan às 21:00h


01:00

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves Com Glauber Rocha, Humberto Mauro, Alex Viany

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional pela fidelidade à paisagem e pela captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.


01:25

Glauces - Estudo de um Rosto

Documentário200130minBrasilLivreRJ


De Joel Pizzini

Glauce era filha do rei. Glauce era rival de Medeia. Glauce é terra, navalham carne transe. Glauce era só. Glauce é rocha. Glauce era Glauce ou Glauce é Glauce.


02:00

Incertezas Críticas - Episódio Georges Didi-Huberman

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea.

Próximas Exibições:
Qui, 10 jan às 22:30h


02:30

Ofício da Palavra - Episódio Marçal Aquino

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marçal Aquino

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marçal Aquino como contista, romancista, jornalista e roteirista: o curso de jornalismo, a estreia literária com a edição independente do livro de poemas "A Depilação da Noiva no Dia do Casamento", o trabalho como revisor, repórter, redator e subeditor em jornais de São Paulo, primeiro livro de ficção "As Fomes de Setembro", a trajetória como roteirista de filmes como "Os Matadores", de Beto Brant, sua visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção. Ao longo do episódio Marçal Aquino fala sobre o ofício da palavra, o processo, a vida profissional, o jornalismo, roteiros para cinema e literatura, além de ler trechos de seu livro intitulado "Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios".


03:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho e sem notícias do filho em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, que acabou por se tornar um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.


03:40

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Guerra Invisível

Documentário201638minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Alexandre Anderson, pescador artesanal, fundador e líder da Associação de Homens do Mar (AHOMAR), vive há 4 anos num programa de proteção da Polícia Federal. Entre 2009 e 2012, sofreu 6 atentados e ostenta algumas cicatrizes de bala pelo corpo. O embate entre os pescadores e as indústrias com atividade na Baía de Guanabara, em especial a Petrobrás, vem gerando uma batalha sangrenta, que inclui ameaças, atentados e assassinatos. Os pescadores atribuem a violência à Petrobrás. A Petrobrás nega e se coloca como uma empresa preocupada com as comunidades pesqueiras e com a preservação do meio ambiente.


04:25

Chomsky e Cia - Episódio Parte 1

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam focam em seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. Os diretores entrevistam Chomsky, dificilmente disponível, e embarcam em uma viagem através de cidades americanas e europeias a fim de encontrar seguidores de uma forma libertária de pensamento.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 19:00h


05:30

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 18:00h


06:00

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.


06:30

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.


07:50

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Qua, 12 dez às 19:20h


08:25

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.

Próximas Exibições:
Seg, 7 jan às 19:35h


08:45

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.


09:15

Instantes Cruzados - Episódio Ana Carolina - A Fotografia e a Revolução de Costumes

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Com o manuseio cada vez mais fácil das câmeras fotográficas, muitos repórteres começaram a fotografar para a mídia impressa. Um movimento de mudança profissional ocorre no mercado brasileiro, formando muitos jornalistas fotográficos, como Joel Maia. Para discutir a revolução dos costumes brasileiros e sua documentação fotográfica ao longo dos anos, a convidada deste episódio é Ana Carolina Fernandes.


09:50

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Qui, 31 jan às 23:30h


10:30

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock", que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor, entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e sobre o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza, Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abrem um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.


12:30

Do Outro Lado da Cozinha

Documentário201340minBrasilLivre


De Jeanne Dosse

Do Outro Lado da Cozinha conta a história entre uma "mãe preta" e uma filha de patrões. Uma relação de amor puro une a criança à sua babá, e no entanto esconde todo um sistema sociocultural que rege a sociedade brasileira.


13:15

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.


13:50

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


14:30

A História da Embalagem

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Felipe Tomazelli, Ricardo Martensen

Uma viagem pela história da humanidade e do Brasil. Um olhar sobre a função estrutural que as embalagens exerceram e ainda exercem em nossa sociedade. Este símbolo, sozinho, sintetiza a cultura material de um povo, as soluções tecnológicas que transformaram a realidade humana e as novas formas com que buscamos nos comunicar.


15:25

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


15:55

Evoé - Retrato de Um Antropófago

Documentário2010104minBrasil16 anosSP


De Tadeu Jungle, Elaine Cesar

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.


17:45

Revista Curta! - Episódio 172ª edição | 05/08/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com André Sturm, Ary Rosa, Glenda Nicácio, Pablo Lafuente, Mangolab

O emblemático método de suspense de Hitchcock na exposição em homenagem ao cineasta; a geometria e a abstração são o fio condutor da exposição “Construções Sensíveis”; uma salvação em forma de encontro no longa “Café com Canela” e a plataforma de música independente Mangolab.


18:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


19:00

Grupo Corpo - Repertório - Episódio Onqotô

Documentário201552minBrasilLivre


De Janaína de Moreira do Patrocínio

A perplexidade e a inexorável pequeneza do homem diante da vastidão do universo é o tema central de "Onqotô", balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos do Grupo Corpo. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a paternidade do universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Este episódio mostra o processo de criação desse balé comemorativo.


20:00

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

“Amor?” é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.


22:00

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando e pelos poros.


23:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.