Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018


00:00

No Caminho do Bem - Episódio Sexo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A sexualidade humana é um assunto comumente abordado pelas mais diversas tradições religiosas. Este episódio de No Caminho do Bem questiona como diferentes religiões entendem o sexo.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 14:00h
Sáb, 4 ago às 19:30h
Seg, 6 ago às 08:00h


00:55

Incertezas Críticas - Episódio Georges Didi-Huberman

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 14:55h
Sáb, 4 ago às 16:00h
Seg, 6 ago às 08:55h


01:25

Chomsky e Cia - Episódio Parte 1

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

É um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam decidiram focar nos seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. E além de conseguirem entrevistar o Chomsky, dificilmente disponível, os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento que rejeitam as ideias triviais para terem uma melhor compreensão da realidade política e social. O documentário constrói um percurso complexo que revitaliza o uso de imagens de arquivo com montagens eloquentes e um pouco de humor, bem como entrevistas com intelectuais expositivas, longe de qualquer vício acadêmico. Além disso, esta jornada doutrinária mostra que Chomsky, com 85 anos, ainda é um dos pensadores mais lúcidos em nossos dias.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 15:25h
Sáb, 4 ago às 17:25h
Seg, 6 ago às 09:25h


02:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201852minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 16:30h
Sáb, 4 ago às 07:00h
Seg, 6 ago às 10:30h


03:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 17:30h
Sáb, 4 ago às 21:30h
Seg, 6 ago às 11:30h


04:00

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 12:00h
Seg, 6 ago às 06:00h


05:30

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 13:30h
Seg, 6 ago às 07:30h


05:45

Revista Curta! - Episódio 171ª edição | 29/07/18

Jornalismo201815minBrasilLivre


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.

Próximas Exibições:
Sex, 3 ago às 13:45h
Seg, 6 ago às 07:45h


06:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Guerra Invisível

Documentário201638minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Alexandre Anderson, pescador artesanal, fundador e líder da Associação de Homens do Mar (AHOMAR), vive há 4 anos num programa de proteção da Polícia Federal. Entre 2009 e 2012 ele sofreu 6 atentados e ostenta algumas cicatrizes de bala pelo corpo. O embate entre pescadores e as indústrias com atividade na Baía de Guanabara, em especial a Petrobrás, vem gerando uma batalha sangrenta, que inclui ameaças, atentados e assassinatos. Os pescadores atribuem a violência à Petrobrás. A Petrobrás nega e se coloca como uma empresa preocupada com as comunidades pesqueiras e a preservação do meio ambiente.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 05:45h
Dom, 5 ago às 03:40h


06:45

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.


07:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


08:00

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional, pela fidelidade à paisagem e a captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 14:00h
Ter, 28 ago às 04:35h


08:25

Glauces - Estudo de um Rosto

Documentário200130minBrasilLivreRJ


De Joel Pizzini

Glauce era filha do rei. Glauce era rival de Medeia. Glauce é terra, navalham carne transe. Glauce era só. Glauce é rocha. Glauce era Glauce ou Glauce é Glauce.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 14:25h


09:00

Grandes Cenas - Episódio Os Cafajestes

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em Os Cafajestes (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro, que leva a personagem e o espectador ao limite do suportável.

Próximas Exibições:
Dom, 5 ago às 00:30h


09:20

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Olhar Apurado de Adrian Teijido

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Embora Adrian Teijido tenha nascido em Buenos Aires, ele foi naturalizado brasileiro e mora em São Paulo. O diretor acumulou um vasto currículo com passagens pela tevê e no cinema, os maiores sucessos são: Gonzaga: de pai para o filho, A busca, Órfãos do Eldorado e as séries A pedra do reino, Capitu e Subúrbia.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 19:00h


09:50

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

AMOR? É uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 09:00h


11:40

Projeções - Episódio Carlos Nader

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Alteridade, identidade e essência em "Carlos Nader" e "Homem Comum".

Próximas Exibições:
Dom, 5 ago às 00:00h


12:00

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 04:15h
Dom, 5 ago às 06:30h
Seg, 6 ago às 06:00h


13:30

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.

Próximas Exibições:
Seg, 6 ago às 07:30h


13:45

Revista Curta! - Episódio 171ª edição | 29/07/18

Jornalismo201815minBrasilLivre


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.

Próximas Exibições:
Seg, 6 ago às 07:45h


14:00

No Caminho do Bem - Episódio Sexo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A sexualidade humana é um assunto comumente abordado pelas mais diversas tradições religiosas. Este episódio de No Caminho do Bem questiona como diferentes religiões entendem o sexo.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 19:30h
Seg, 6 ago às 08:00h


14:55

Incertezas Críticas - Episódio Georges Didi-Huberman

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 16:00h
Seg, 6 ago às 08:55h


15:25

Chomsky e Cia - Episódio Parte 1

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

É um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam decidiram focar nos seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. E além de conseguirem entrevistar o Chomsky, dificilmente disponível, os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento que rejeitam as ideias triviais para terem uma melhor compreensão da realidade política e social. O documentário constrói um percurso complexo que revitaliza o uso de imagens de arquivo com montagens eloquentes e um pouco de humor, bem como entrevistas com intelectuais expositivas, longe de qualquer vício acadêmico. Além disso, esta jornada doutrinária mostra que Chomsky, com 85 anos, ainda é um dos pensadores mais lúcidos em nossos dias.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 17:25h
Seg, 6 ago às 09:25h


16:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201852minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 07:00h
Seg, 6 ago às 10:30h


17:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 21:30h
Seg, 6 ago às 11:30h


18:00

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Dom, 5 ago às 08:00h
Seg, 6 ago às 03:35h


18:30

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 15:00h
Dom, 5 ago às 05:30h
Seg, 6 ago às 05:30h


19:00

A História da Embalagem

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Felipe Tomazelli, Ricardo Martensen

Uma viagem pela história da humanidade e do Brasil. Um olhar sobre a função estrutural que as embalagens exerceram e ainda exercem em nossa sociedade. Este símbolo, sozinho, sintetiza a cultura material de um povo, as soluções tecnológicas que transformaram a realidade humana e as novas formas com que buscamos nos comunicar.

Próximas Exibições:
Dom, 5 ago às 14:30h
Seg, 6 ago às 13:00h


20:00

1930 - Tempo de Revolução

Documentário199050minBrasil12 anosRJ


De Eduardo Escorel

O filme faz parte de uma série, idealizada pelo produtor Cláudio Kahns e pelo cientista político André Singer, que pretende documentar as principais sublevações políticas vividas no país. Neste primeiro filme, o diretor remete também a outros movimentos ocorridos antes da Revolução de 1930. Reunindo imagens de arquivo (algumas inéditas, encontradas em arquivos no exterior) e depoimentos de historiadores, o vídeo procura esclarecer esse momento crucial e ainda mal compreendido da história brasileira.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 00:00h
Seg, 6 ago às 14:00h


20:55

Do Outro Lado da Cozinha

Documentário201340minBrasilLivre


De Jeanne Dosse

Do Outro Lado da Cozinha conta a história entre uma "mãe preta" e uma filha de patrões. Uma relação de amor puro une a criança à sua babá, e no entanto esconde todo um sistema sociocultural que rege a sociedade brasileira.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 01:00h
Dom, 5 ago às 12:30h
Seg, 6 ago às 14:55h


21:40

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

Mexeu com uma Mexeu com todas é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Através de depoimentos de mulheres públicas ou não que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. E contra isso mostram a cara com coragem de relatar experiências próprias, rompendo com a tendência anterior de se esconderem por vergonha ou medo de desaprovação social. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha - que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher -; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 01:45h
Seg, 6 ago às 00:00h


23:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake News, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 ago às 03:15h
Dom, 5 ago às 23:00h
Seg, 6 ago às 17:00h