Terça-feira, 31 de Julho de 2018


00:00

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série Cale-se introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero tão importante durante a Ditadura receberam o anúncio do ato institucional, e como a produção musical e a liberdade de expressão foram impactadas a partir de dezembro de 68. Depoentes como Ricardo Cravo Albin revelam que o AI-5 surgiu como resposta a eventos contestadores da Ditadura e refletem sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller, que na época representava algumas gravadoras explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como lidaram com o novo decreto e como este interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com o outro Geraldo, o Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos anti-ditadura. Ele relembra a época dos Festivais da Canção, comentando como foi a reação dele e do público diante do segundo lugar que a música de Vandré conquistou, enquanto a canção “Sabiá” tirou o primeiro lugar. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.


00:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontraram para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e de outros lugares do mundo, eles se encontraram em Julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Como curadores, três dos mais inventivos músicos brasileiros da atualidade: Marcos Suzano, Jaques Morelenbaum e Benjamim Taubkin. E como convidados, músicos internacionais como a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade; a mestra da cítara coreana Kyungso Park; o intérprete de "tar" do Azerbadjão, Sahib Pashazade; o saxofonista colombiano Antonio Arnedo de uma banda de feras como Carlos Malta (flautas e sax), Jovi Joiniano (percursão), Meno del Piccia (baixo) e Sacha Amback (teclados e efeitos). Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (Tropicália) fez o registro de todo o processo propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração e transpirando e pelos poros.


01:30

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 20:40h


02:00

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BROCK, que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público, sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves, é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza: Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abre um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Marçal Aquino

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marçal Aquino

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marçal Aquino como contista, romancista, jornalista e roteirista: o curso de jornalismo, a estreia literária com a edição independente do livro de poemas "A Depilação da Noiva no Dia do Casamento", o trabalho como revisor, repórter, redator e subeditor em jornais de São Paulo, primeiro livro de ficção "As Fomes de Setembro", a trajetória como roteirista de filmes como "Os Matadores", de Beto Brant, sua visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção. Ao longo do episódio Marçal Aquino fala sobre o ofício da palavra, o processo, a vida profissional, o jornalismo, roteiros para cinema e literatura, além de ler trechos de seu livro intitulado "Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios".


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Olinda sem igual

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio do Latitude, Longitude tem sombrinha de frevo, lantejoulas, cerveja e muita conversa pra jogar fota. O programa pousa em Olinda e corre para as ladeiras do Sítio Histórico para ouvir os metais da tradicional Orquestra Henrique Dias. Também marca um encontro com Manoelzinho Salustiano, um dos filhos do falecido Mestre Salu, que mostra seu mais novo trabalho: Releituras de pinturas do suíço Paul Klee feitas com a técnica de bordado das golas do caboclo de lança do maracatu. E para entrar ainda mais na alma do olindense, o episódio bebe da boemia da cidade na famosa Bodega do Véio e conversa sobre vendas, arte e tudo o que cabe entre um copo de cerveja e outro.


05:30

A Outra Margem

Ficção201526minBrasilLivre


De Nathália Tereza Com Pepa Quadrini, Natalia Mazarim

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor.


06:00

Terra Prometida - Episódio O Anjo de Hamburgo

Documentário201526minBrasil16 anos


De Paschoal Samora

O episódio narra a história de Aracy Guimarães Rosa. Mulher corajosa que driblou os protocolos da diplomacia brasileira, e conseguiu vistos e passaportes para centenas de refugiados judeus, salvando-os da carnificina nazista. Por seus atos de heroísmo, ficou conhecida como "O Anjo de Hamburgo". Em 1934, Aracy põe fim ao casamento protocolar com Johan Von Tesse e enfrenta o preconceito da sociedade da época. Embarca com o filho para Alemanha, onde vai morar com a tia. No ano seguinte, recorre ao então ministro das Relações Exteriores, Macedo Soares, com quem consegue uma vaga no setor de vistos e passaportes do Consulado Brasileiro. No emprego, Aracy conhece João Guimarães Rosa, com quem vive intensa paixão até a morte do escritor, em 1967. O relacionamento dos dois não atrapalha as ações "clandestinas" de Aracy, que faz o possível para facilitar a saída dos judeus da Alemanha: além dos vistos e das falsas declarações de residência, ela chega a esconder judeus em sua própria casa e a transportá-los pessoalmente em carro até cruzarem a fronteira germânica. Em 1942, o Brasil entra oficialmente na Guerra contra o Eixo e o Consulado Brasileiro de Hamburgo é fechado. Aracy e Rosa, ao lado de todo o corpo diplomático, ficam detidos no balneário de Baden-Baden por quatro meses, até serem trocados por diplomatas alemães no Brasil.


06:30

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 18:00h


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Ódio

Documentário201352minFrança12 anos


De Guillaume Moscovitz

Mathieu Kassovitz filmou "O Ódio" em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, o filme é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles. Depois de seu lançamento, o filme inflama a imprensa, gera controvérsias violentas e atrai mais de 2 milhões de espectadores. No ano do filme, Jacques Chirac é eleito presidente da França. Em um contexto de empobrecimento da classe trabalhadora, os anos 90 testemunham o nascimento de uma juventude imigrante e da cultura do Hip Hop. A geração "não toque no meu amigo" dá espaço à geração do rap. Os problemas relacionados à juventude desempregada, à insegurança e à integração dos imigrantes jovens se tornam duras realidades sociais, políticas e econômicas. "O Ódio" é o segundo filme de Mathieu Kassovitz. Revelação daquele ano, o jovem diretor recebeu alguns meses antes o prêmio César de ator mais promissor, por seu papel no filme de estreia de Jacques Audiard, "O Declínio dos Homens". Um talentoso ator, um diretor virtuoso, um cineasta ligado a sua época, Mathieu Kassovitz se tornou aos 27 anos a figura principal da renovação do cinema francês.


08:00

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 21:00h


09:30

Do Pó da Terra

Documentário201577minBrasilLivreRJ


De Mauricio Nahas

Muitos rótulos e pré-conceitos já estiveram ligados ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, região de veredas, com artistas que transformam nacos de terra em universos de fantasia. Homens e mulheres, tingidos de barro, maltratados pelo vício, explorados pela ganância, subjugados pela própria sorte, resistentes, guerreiros que desafiam todo dia os inúmeros números cruéis das estatísticas públicas. A resignação dessas pessoas vem do pó da terra que um dia gerou o homem, que um dia manchou o rio, que um dia criou obras de arte. "Do Pó da Terra" retrata a vida dessa gente, desse lugar, do qual já ouvimos falar um dia, ao longe; do qual já esbarramos ao acaso no telejornal; do qual já sentimos piedade à distância.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 20:00h


11:00

Che Guevara, além do mito

Documentário201752minFrançaLivre


De Tancrí¨de Ramonet

Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, se preocupou em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na história. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito.

Próximas Exibições:
Sex, 12 out às 23:00h


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Marçal Aquino

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marçal Aquino

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marçal Aquino como contista, romancista, jornalista e roteirista: o curso de jornalismo, a estreia literária com a edição independente do livro de poemas "A Depilação da Noiva no Dia do Casamento", o trabalho como revisor, repórter, redator e subeditor em jornais de São Paulo, primeiro livro de ficção "As Fomes de Setembro", a trajetória como roteirista de filmes como "Os Matadores", de Beto Brant, sua visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção. Ao longo do episódio Marçal Aquino fala sobre o ofício da palavra, o processo, a vida profissional, o jornalismo, roteiros para cinema e literatura, além de ler trechos de seu livro intitulado "Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios".


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Olinda sem igual

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio do Latitude, Longitude tem sombrinha de frevo, lantejoulas, cerveja e muita conversa pra jogar fota. O programa pousa em Olinda e corre para as ladeiras do Sítio Histórico para ouvir os metais da tradicional Orquestra Henrique Dias. Também marca um encontro com Manoelzinho Salustiano, um dos filhos do falecido Mestre Salu, que mostra seu mais novo trabalho: Releituras de pinturas do suíço Paul Klee feitas com a técnica de bordado das golas do caboclo de lança do maracatu. E para entrar ainda mais na alma do olindense, o episódio bebe da boemia da cidade na famosa Bodega do Véio e conversa sobre vendas, arte e tudo o que cabe entre um copo de cerveja e outro.


13:30

A Outra Margem

Ficção201526minBrasilLivre


De Nathália Tereza Com Pepa Quadrini, Natalia Mazarim

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor.


14:00

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série Cale-se introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero tão importante durante a Ditadura receberam o anúncio do ato institucional, e como a produção musical e a liberdade de expressão foram impactadas a partir de dezembro de 68. Depoentes como Ricardo Cravo Albin revelam que o AI-5 surgiu como resposta a eventos contestadores da Ditadura e refletem sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller, que na época representava algumas gravadoras explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como lidaram com o novo decreto e como este interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com o outro Geraldo, o Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos anti-ditadura. Ele relembra a época dos Festivais da Canção, comentando como foi a reação dele e do público diante do segundo lugar que a música de Vandré conquistou, enquanto a canção “Sabiá” tirou o primeiro lugar. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.


14:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontraram para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e de outros lugares do mundo, eles se encontraram em Julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Como curadores, três dos mais inventivos músicos brasileiros da atualidade: Marcos Suzano, Jaques Morelenbaum e Benjamim Taubkin. E como convidados, músicos internacionais como a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade; a mestra da cítara coreana Kyungso Park; o intérprete de "tar" do Azerbadjão, Sahib Pashazade; o saxofonista colombiano Antonio Arnedo de uma banda de feras como Carlos Malta (flautas e sax), Jovi Joiniano (percursão), Meno del Piccia (baixo) e Sacha Amback (teclados e efeitos). Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (Tropicália) fez o registro de todo o processo propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração e transpirando e pelos poros.


15:30

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 20:40h


16:00

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A produção trata da história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BROCK, que trouxe ainda ao cenário musical Blitz, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ultraje a Rigor entre tantas outras bandas de rock. Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. "Barão Vermelho - Por que a gente é assim?" revela ainda momentos pouco conhecidos do grande público, sobre a amizade e parceria musical de Brow e Caju, ou melhor, Frejat e Cazuza, e o processo criativo dos músicos que resultaram em emblemáticas músicas, preciosidades do rock nacional. Também mostra momentos difíceis, como os que resultaram na saída do vocalista da banda, sua doença e morte precoce. Guru da banda desde o início, Ezequiel Neves, é saudado com irreverentes imagens e lembranças carinhosas. Entrevistas com os pais de Cazuza: Lucinha e João Araújo, que na época era presidente da gravadora Som Livre, nos abre um lado familiar de Cazuza, pouco conhecido pelo público, além de mostrar a relação empresarial de pai e filho.


18:00

Memórias do Brasil - Episódio Mara Salles - Ingredientes do Brasil

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walquiria Hamu

Pesquisadora, chef de cozinha e empresária, Mara Salles abre seu baú e revela sua visão sobre a cozinha, especialmente a brasileira. Mara nasceu no interior de São Paulo, numa fazenda de café perto de Penápolis, no Noroeste paulista. Mudou-se jovem para a cidade de São Paulo, foi bancária durante um tempo, depois se aventurou no universo de restaurantes: o primeiro foi o Roça Nova, pequeno restaurante de almoço em Perdizes. Seu primeiro livro, "Ambiências: histórias e receitas do Brasil", ganhou o prêmio Jabuti. A diversidade ainda pouco explorada do Brasil, e a necessidade do país de se descobrir são alguns dos assuntos que a chef traz para o episódio sobre as suas memórias.


19:00

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 60. Veremos como a luta pela independência dos países africanos ainda está curso.


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Contudo, essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho ainda sem noticias do filho, e em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte certa, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, e que acabou por tornar-se um dois mais importantes poemas da literatura Brasileira.


20:00

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas, cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, sobre o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também elementos afetivos e temporal, dentre outros.


20:35

Grupo Corpo - Repertório - Episódio Onqotô

Documentário201552minBrasilLivre


De Janaína de Moreira do Patrocínio

A perplexidade e a inexorável pequeneza do Homem diante da vastidão do Universo é o tema central de ONQOTÔ, balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do GRUPO CORPO. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a "paternidade" do Universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem, em consonância (e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras funda um espaço cênico côncavo que sugere tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo. A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico, permitindo deste modo que coreografia e cenário exerçam plenamente sua tridimensionalidade. Este documentário mostra o processo de criação deste balé comemorativo.


21:35

Evoé - Retrato de Um Antropófago

Documentário2010104minBrasil16 anosSP


De Tadeu Jungle, Elaine Cesar

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.


23:30

Instantes Cruzados - Episódio Ana Carolina - A Fotografia e a Revolução de Costumes

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Com o manuseio cada vez mais fácil das câmeras fotográficas, muitos repórteres começaram a fotografar para a mídia impressa. Um movimento de mudança profissional ocorre no mercado brasileiro, formando muitos jornalistas fotográficos, como Joel Maia. Para discutir a revolução dos costumes brasileiros e sua documentação fotográfica ao longo dos anos, a convidada deste episódio é Ana Carolina Fernandes.