Domingo, 29 de Julho de 2018


00:00

Projeções - Episódio Guilherme Marcondes

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

A Cidade de São Paulo, o simbólico e o fantástico em "Tyger" e "Caveirão".


00:20

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.

Próximas Exibições:
Qui, 13 dez às 20:00h


01:20

O Ex-Mágico

Animação201611minBrasilLivrePE


De Mauricio Nunes, Olimpio Costa Com Paulo Laurindo

Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.


01:35

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


02:00

Dossiê Rê Bordosa

Animação200816minBrasil16 anosSP


De Cesar Cabral

Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime.


02:25

Ofício da Palavra - Episódio Ignácio de Loyola Brandão

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Ignácio de Loyola Brandão

Este episódio apresenta a carreira e obra do romancista, contista, cronista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. Nascido em Araraquara/SP e mais de 50 anos de carreira, Loyola possui mais de 30 livros publicados, sendo dois de viagens, Cuba e Alemanha, e os outros de ficção, romances, contos, infanto-juvenis, muitos deles para vários idiomas. Ao longo do episódio, Loyola Brandão fala sobre o ofício da palavra, a prática do jornalismo simultânea à literatura, sua relação com o cinema, a pouca adaptação do livro "Bebel que a Cidade Comeu" para chegar ao cinema, o processo de buscar colher temas nas ruas e anotar em um caderno, as adaptações na carreira para poder viver de literatura, a importância dos educadores, seu vasto leque de abrangência na escrita, e a leitura de trechos de seu livro "O Pato".


02:55

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou, onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É nesse centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo término de seu curso e pela imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, onde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina. A consumação desse golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.


03:30

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Saga da Despoluição

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que já dura mais de 20 anos e não foi concluído conforme prometido para as Olimpíadas.


04:25

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes. Naquele tempo, brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Agora eles são mais do que uma banda: Claudio Miranda e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Por meio das soluções para a autossuficiência - ao nível da água, do alimento e da energia -, a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais.

Próximas Exibições:
Ter, 4 dez às 18:45h


05:00

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Sex, 23 nov às 18:00h


05:30

Muro

Ficção200818minBrasilLivrePE


De Tião Com Antônio Edson, Dario Santos, Djacir dos Santos, Ina Veríssimo, José Humberto

Alma no vazio, deserto em expansão.


06:00

Brasil Visual - Episódio Homem, Arte e Meio Ambiente

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Neste episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções. Como demarcar a fronteira entre natural e artificial? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?


06:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Ódio

Documentário201352minFrança12 anos


De Guillaume Moscovitz

Mathieu Kassovitz filmou "O Ódio" em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, o filme é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles. Depois de seu lançamento, o filme inflama a imprensa, gera controvérsias violentas e atrai mais de 2 milhões de espectadores. No ano do filme, Jacques Chirac é eleito presidente da França. Em um contexto de empobrecimento da classe trabalhadora, os anos 90 testemunham o nascimento de uma juventude imigrante e da cultura do Hip Hop. A geração "não toque no meu amigo" dá espaço à geração do rap. Os problemas relacionados à juventude desempregada, à insegurança e à integração dos imigrantes jovens se tornam duras realidades sociais, políticas e econômicas. "O Ódio" é o segundo filme de Mathieu Kassovitz. Revelação daquele ano, o jovem diretor recebeu alguns meses antes o prêmio César de ator mais promissor, por seu papel no filme de estreia de Jacques Audiard, "O Declínio dos Homens". Um talentoso ator, um diretor virtuoso, um cineasta ligado a sua época, Mathieu Kassovitz se tornou aos 27 anos a figura principal da renovação do cinema francês.


07:30

Mesa de Sonhos

Documentário201134minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

O documentário revela a trajetória e pesquisa de Ivan Izquierdo e Jorge Medina, cientistas que desde 1988 exploram descobertas e processos para desafiar os truques da memória de curta e de longa duração. Eles contam sua experiência e testes com ratos e seres humanos desde então, expondo sua evolução com base na neurociência.


08:10

Terra Prometida - Episódio O Anjo de Hamburgo

Documentário201526minBrasil16 anos


De Paschoal Samora

Aracy Guimarães Rosa driblou os protocolos da diplomacia brasileira e conseguiu vistos e passaportes para centenas de refugiados judeus, salvando-os da carnificina nazista. Por seus atos de heroísmo, ficou conhecida como "O Anjo de Hamburgo". Morando na Alemanha com o filho e trabalhando no setor de vistos e passaportes do Consulado Brasileiro, conhece João Guimarães Rosa, com quem vive intensa paixão até a morte do escritor, em 1967. Lá, Aracy faz o possível para facilitar a saída dos judeus da Alemanha: além dos vistos e das falsas declarações de residência, ela chega a esconder judeus em sua própria casa e a transportá-los pessoalmente em carro até cruzarem a fronteira germânica.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 19:20h


08:40

Bike Amor - Episódio Conexões

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Aline Cavalcante, jornalista, se mudou de Aracaju para São Paulo, onde passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Fundou O Gangorra, um coletivo de iniciativas sobre ciclomobilidade e ocupação urbana. Exerceu um papel chave no cicloativismo paulistano nos últimos anos, tendo sido retratada pelo documentário sueco Bikes vs Carros.

Próximas Exibições:
Seg, 31 dez às 19:40h


09:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Baias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.


09:30

Instantes Cruzados - Episódio Mão na Lata - Abrindo o panorama - Um novo Rio de Janeiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Marc Ferrez, importante fotógrafo brasileiro do século XIX, é conhecido por suas fotografias panorâmicas de paisagens do Rio de Janeiro e arredores, com câmeras especiais em negativos de grande formato, desenvolvendo uma técnica rara de resultados incríveis. Para dialogar com Marc Ferrez, os convidados deste episódio são o Coletivo Mão na Lata.


10:00

Alegorias do Brasil - Episódio Macunaíma

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro. Suas ambivalências são as do próprio brasileiro. É aberto e plástico. Mas acaba morto. Será que hoje ainda há espaço para o malandro, que não obedece e nem afronta, mas dribla a lei? Ainda somos macunaímicos?

Próximas Exibições:
Qui, 24 jan às 23:30h


10:30

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.


12:30

Contatos Fotográficos - Episódio Don Mccullin

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Reconhecido mundialmente por suas fotografias de guerra e conflitos urbanos, Don McCullin se especializou em examinar a parte inferiorizada da sociedade, retratando os desempregados, os pobres e os oprimidos.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 22:45h


12:55

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conhecemos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.


13:30

Camarim em Cena - Episódio Denise Weinberg

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Denise Weinberg

O Camarim em Cena promove o encontro entre o público e figuras do teatro. Neste episódo, a atriz convidada é Denise Weinberg com mediação da Beth Néspoli.


14:30

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.


15:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.


16:00

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 21:35h


17:30

Revista Curta! - Episódio 171ª edição | 29/07/18

Jornalismo201815minBrasilLivre


Com Esmir Filho, Guilherme Piva, Dado Villa-Lobos, Mariana Bastos, Caroline Abras

Os conflitos de um casal de amigos em três fases diferentes da vida; a história de um encontro improvável na peça “Heinsenberg”; o perfil carioca de publicação da editora Mórula e os temas do álbum “Exit” de Dado Villa-Lobos.


18:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.

Próximas Exibições:
Qua, 30 jan às 19:00h


19:00

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.


20:40

Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves

Documentário20134minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira

Neste mini-documentário da diretora Paola Vieira, confira os bastidores da gravação de "Se me chamar, ô sorte!", último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor.


20:50

Do Pó da Terra

Documentário201577minBrasilLivreRJ


De Mauricio Nahas

Muitos rótulos e preconceitos já estiveram ligados ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, região de veredas, com artistas que transformam nacos de terra em universos de fantasia. Homens e mulheres guerreiros que desafiam os inúmeros números cruéis das estatísticas públicas. "Do Pó da Terra" retrata a vida das pessoas desse lugar.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 20:00h


22:15

Che Guevara, além do mito

Documentário201752minFrançaLivre


De Tencrede Ramonet

Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, se preocupou em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na história. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito.


23:15

Eu vi o mundo... e ele começava no Recife

Documentário200334minBrasilLivreRJ


De Mário Carneiro

O documentário Eu Vi o "Mundo... Ele Começava no Recife", reconstitui, através da memória do autor, o artista plástico Cícero Dias, as circunstâncias históricas e a motivação criadora que resultaram no quadro/painel, considerado, pela crítica especializada, o marco zero da moderna pintura brasileira. O filme descreve com detalhes os elementos temáticos do quadro/painel, que media originalmente 15 metros de comprimento por 1.94 m. de altura. Durante sua exposição, vândalos cortaram 3 metros do painel onde apareciam nus considerados escandalosos. Em longo depoimento, o artista que faleceu logo após a conclusão do filme, dá as informações que ajudam a compreender os elementos simbólicos expressos no painel e narra os episódios históricos que acompanharam a obra desde sua criação.

Próximas Exibições:
Ter, 29 jan às 21:15h