Terça-feira, 24 de Julho de 2018


00:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Baias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 14:00h
Qua, 25 jul às 08:00h
Sáb, 28 jul às 20:30h


00:35

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 14:35h
Qua, 25 jul às 08:35h
Sáb, 28 jul às 22:00h


02:20

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 16:20h
Qua, 25 jul às 10:20h
Sáb, 28 jul às 08:15h


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Ignácio de Loyola Brandão

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Ignácio de Loyola Brandão

Este episódio apresenta a carreira e obra do romancista, contista, cronista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. Nascido em Araraquara/SP e mais de 50 anos de carreira, Loyola possui mais de 30 livros publicados, sendo dois de viagens, Cuba e Alemanha, e os outros de ficção, romances, contos, infanto-juvenis, muitos deles para vários idiomas. Ao longo do episódio, Loyola Brandão fala sobre o ofício da palavra, a prática do jornalismo simultânea à literatura, sua relação com o cinema, a pouca adaptação do livro "Bebel que a Cidade Comeu" para chegar ao cinema, o processo de buscar colher temas nas ruas e anotar em um caderno, as adaptações na carreira para poder viver de literatura, a importância dos educadores, seu vasto leque de abrangência na escrita, e a leitura de trechos de seu livro "O Pato".

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 12:00h
Qua, 25 jul às 06:00h
Dom, 29 jul às 02:25h


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 12:30h
Qua, 25 jul às 06:30h
Sáb, 28 jul às 06:45h


05:00

Muro

Ficção200818minBrasilLivrePE


De Tião Com Antônio Edson, Dario Santos, Djacir dos Santos, Ina Veríssimo, José Humberto

Alma no vazio, deserto em expansão.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 13:00h
Qua, 25 jul às 07:00h
Sáb, 28 jul às 04:00h


05:25

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes, porque naquele tempo brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Nos primeiros anos da banda, a violência era a norma nas ruas do Jardim Angela - considerado na época pela ONU como um dos bairro mais violentos do mundo. Agora eles são muito mais do que apenas uma banda. Claudio Mirando e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. Além de fazer música juntos, como Poesia Samba Soul, eles criaram um centro cultural no meio das ruas estreitas da favela oferecendo algo que é mais atraente do que a violência: eles estão dando aos jovens uma alternativa, para o combate às drogas. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Através das soluções para a auto-suficiência - ao nível da água, do alimento e da energia - a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais. A idéia é começar com a rua onde moram: a Rua 2, que tem 2.000 habitantes; mas o objetivo final é criar um modelo para a "Favela da Paz", que pode ser replicado em outras comunidades ao redor do globo, onde a criminalidade e a violência fazem parte da vida diária.

Próximas Exibições:
Ter, 24 jul às 13:25h
Qua, 25 jul às 07:25h
Sáb, 28 jul às 16:10h


06:00

Terra Prometida - Episódio Sobre Heróis e Párias

Documentário201526minBrasil16 anos


De Paschoal Samora

Jovens pracinhas passam por situações de risco durante a guerra. No início dos anos 40, o jovem negro Amynthas Pires de Carvalho, de Nova Lima, Minas Gerais, sentia que o mundo estava em suas mãos. Assistia com curiosidade ao desenvolvimento do Estado Novo de Getúlio Vargas, debatendo a personalidade carismática do presidente com o pai, admirador do ditador, todas as noites. O 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira embarcou quase dois anos depois da convocação dos jovens, em 29 de junho de 1944, e seguiu para a Itália fascista após dias de espera no navio norte-americano General Mann. No navio, Amynthas anotava cada acontecimento em seu diário. Pouco depois, o pracinha foi capturado pelas tropas alemãs. Ao retornarem ao Brasil, em 1945, ninguém se preocupou com a recuperação psicológica dos soldados brasileiros. Sem apoio do Estado, vistos com preocupação pela ditadura de Vargas e hostilizados pela sociedade, assistiram à precoce desmobilização das forças da FEB e foram devolvidos à própria sorte pelo governo.


06:30

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: Qual o impacto da internet na mobilidade urbana?


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Lacombe Lucien

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Louis Malle filmou "Lacombe Lucien" em 1973. O cenário é uma pequena cidade no sudoeste da França, em junho de 1944, logo depois dos Aliados aterrissarem. Filho de camponeses, Lacombe Lucien deseja se juntar à Resistência, mas ele é considerado muito novo. Uma noite ele é preso durante o toque de recolher. Ele entrega à Gestapo o nome do líder local dos Maquis e se junta às perseguições e torturas de membros da Resistência. No entanto, ele se apaixona por uma garota judia que vive escondida na pequena cidade, com seu pai e sua avó. Aos poucos, ele vai se afeiçoando a essa família e até impede que parte dela seja presa. Lacombe Lucien é lançado em fevereiro de 1974, na França de Georges Pompidou. O mito de uma França resistente, propagado por gaullistas e comunistas, está desmoronando. Em 1973, "Vichy France", do históriador americano Robert Paxton, se torna um marco. O livro nega a tese de um Petain "espere e verá" e sublinha, ao contrário, o ativismo pró-alemanha do regime Vichy, especialmente no que diz respeito à questão judaica. Nesse contexto, a recepção de "Lacombe Lucien" é um sucesso controverso. Em 1974, Louis Malle tem 42 anos. Ele é um cineasta bem-sucedido, próximo da Nouvelle Vague, mas sempre independente. O escândalo que cerca "Lacombe Lucien" faz com que o diretor se mude para os Estados Unidos, onde continua sua carreira e morre em 1995. Louis Malle retorna à França em somente em 1987 para filmar "Au Revoir Les Enfants", uma espécie de epílogo de "Lacombe Lucien", inspirado por dramáticas memórias pessoais de 1944.


08:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Sex, 21 set às 21:00h


09:00

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 2

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


10:00

Intervalo Clandestino

Documentário200697minBrasilLivreMG


De Eryk Rocha

Documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. O Filme é uma interrogação sobre o futuro diante da revelação de projetos, desejos e frustrações que se entrecruzam no complexo imaginário do brasileiro do século XXI.


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Ignácio de Loyola Brandão

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Ignácio de Loyola Brandão

Este episódio apresenta a carreira e obra do romancista, contista, cronista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. Nascido em Araraquara/SP e mais de 50 anos de carreira, Loyola possui mais de 30 livros publicados, sendo dois de viagens, Cuba e Alemanha, e os outros de ficção, romances, contos, infanto-juvenis, muitos deles para vários idiomas. Ao longo do episódio, Loyola Brandão fala sobre o ofício da palavra, a prática do jornalismo simultânea à literatura, sua relação com o cinema, a pouca adaptação do livro "Bebel que a Cidade Comeu" para chegar ao cinema, o processo de buscar colher temas nas ruas e anotar em um caderno, as adaptações na carreira para poder viver de literatura, a importância dos educadores, seu vasto leque de abrangência na escrita, e a leitura de trechos de seu livro "O Pato".

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 06:00h
Dom, 29 jul às 02:25h


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 06:30h
Sáb, 28 jul às 06:45h


13:00

Muro

Ficção200818minBrasilLivrePE


De Tião Com Antônio Edson, Dario Santos, Djacir dos Santos, Ina Veríssimo, José Humberto

Alma no vazio, deserto em expansão.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 07:00h
Sáb, 28 jul às 04:00h


13:25

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes, porque naquele tempo brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Nos primeiros anos da banda, a violência era a norma nas ruas do Jardim Angela - considerado na época pela ONU como um dos bairro mais violentos do mundo. Agora eles são muito mais do que apenas uma banda. Claudio Mirando e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. Além de fazer música juntos, como Poesia Samba Soul, eles criaram um centro cultural no meio das ruas estreitas da favela oferecendo algo que é mais atraente do que a violência: eles estão dando aos jovens uma alternativa, para o combate às drogas. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Através das soluções para a auto-suficiência - ao nível da água, do alimento e da energia - a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais. A idéia é começar com a rua onde moram: a Rua 2, que tem 2.000 habitantes; mas o objetivo final é criar um modelo para a "Favela da Paz", que pode ser replicado em outras comunidades ao redor do globo, onde a criminalidade e a violência fazem parte da vida diária.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 07:25h
Sáb, 28 jul às 16:10h


14:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Baias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 08:00h
Sáb, 28 jul às 20:30h


14:35

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 08:35h
Sáb, 28 jul às 22:00h


16:20

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 10:20h
Sáb, 28 jul às 08:15h


18:00

Memórias do Brasil - Episódio Severino Vitalino - Mestre Aprendiz

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

Severino Pereira dos Santos, especializou-se em reproduzir réplicas das obras de arte inicialmente criadas por seu pai, mantendo viva a tradição sócio-artístico-cultural de uma arte que retrata o cotidiano do povo nordestino e suas ricas manifestações folclóricas. O episódio faz um passeio e retrata a vida e obra de o Severino Vitalino, um dos seis filhos do famoso Mestre Vitalino dos bonecos de barro.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 04:00h
Qui, 26 jul às 06:00h
Sáb, 28 jul às 13:20h


19:00

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conheceremos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua português através do canto.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 05:00h
Qui, 26 jul às 07:00h
Sáb, 28 jul às 15:40h


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É neste centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo termino de seu curso e a imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, aonde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina, até que a consumação deste golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 05:30h
Qui, 26 jul às 07:30h
Dom, 29 jul às 02:55h


20:00

Brasil Visual - Episódio Homem, Arte e Meio Ambiente

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Nesse episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções e a relação entre natural-artificial. Como demarcar esta fronteira? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 00:00h
Qui, 26 jul às 08:00h
Sáb, 28 jul às 18:35h


20:30

Contatos Fotográficos - Episódio Don Mccullin

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Reconhecido mundialmente por suas fotografias de guerra e conflitos urbanos, Don McCullin se especializou em examinar a parte inferiorizada da sociedade, retratando os desempregados, os pobres e oprimidos.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 00:30h
Qui, 26 jul às 08:30h
Dom, 29 jul às 12:30h


20:45

Eu vi o mundo... e ele começava no Recife

Documentário200334minBrasilLivreRJ


De Mário Carneiro

O documentário Eu Vi o "Mundo... Ele Começava no Recife", reconstitui, através da memória do autor, o artista plástico Cícero Dias, as circunstâncias históricas e a motivação criadora que resultaram no quadro/painel, considerado, pela crítica especializada, o marco zero da moderna pintura brasileira. O filme descreve com detalhes os elementos temáticos do quadro/painel, que media originalmente 15 metros de comprimento por 1.94 m. de altura. Durante sua exposição, vândalos cortaram 3 metros do painel onde apareciam nus considerados escandalosos. Em longo depoimento, o artista que faleceu logo após a conclusão do filme, dá as informações que ajudam a compreender os elementos simbólicos expressos no painel e narra os episódios históricos que acompanharam a obra desde sua criação.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 00:45h
Qui, 26 jul às 08:45h
Sáb, 28 jul às 12:40h


21:30

Pina

Documentário2011106minAlemanhaLivre


De Wim Wenders

O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 01:30h
Qui, 26 jul às 09:30h
Sáb, 28 jul às 16:45h


23:30

Instantes Cruzados - Episódio Mão na Lata - Abrindo o panorama - Um novo Rio de Janeiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Marc Ferrez, importante fotógrafo brasileiro do século XIX, é conhecido por suas fotografias panorâmicas de paisagens do Rio de Janeiro e arredores, com câmeras especiais em negativos de grande formato, desenvolvendo uma técnica rara de resultados incríveis. Para dialogar com Marc Ferrez, os convidados deste episódio são o Coletivo Mão na Lata.

Próximas Exibições:
Qua, 25 jul às 03:30h
Qui, 26 jul às 11:30h
Sáb, 28 jul às 21:00h