Quarta-feira, 18 de Julho de 2018


00:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, esse episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artista brasileiros participantes deste movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.


00:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca De Anima.

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 14:05h


01:30

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 22:00h


03:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.

Próximas Exibições:
Qui, 19 jul às 11:30h
Sáb, 21 jul às 20:55h


04:00

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida deste artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou simplesmente Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conheceremos mais sobre a trajetória desse grande artista.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 13:00h


04:55

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 15:50h


05:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeiro episódio da série, faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar, como membro do CPC (centro popular de Cultura da une), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e posteriormente Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968 Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 02:55h


06:00

Ofício da Palavra - Episódio Marcelino Freire

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marcelino Freire

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marcelino Freire como contista: as primeiras experiências de escrita para teatro no Recife, a oficina literária do escritor Raimundo Carrero, os dois primeiros livros independentes "AcRústico" e "EraOdito", a trajetória do primeiro livro de contos, "Angu de Sangue" ao último romance "Nossos Ossos". Ao longo do episódio Marcelino Freire fala sobre o ofício da palavra, a infância itinerante no sertão de Pernambuco e Bahia até adolescência no Recife, onde descobre o teatro e a poesia de Manuel Bandeira, a ida para São Paulo para escrever, o processo da escrita desorganizado e sem disciplina, uma única frase como ponto de partida, a difícil relação com o editor, a influência dos grandes artistas e admiração por escritores jovens, o lugar do escritor como agente transformador e a leitura de trechos do filme "Rasif - Mar que Arrebenta".

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 02:25h


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 15:05h


07:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 04:00h


07:30

Quem se Importa - Episódio Instituto Elos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Elos nasceu de um encontro de jovens estudantes de arquitetura em Santos (SP) e se tornou uma comunidade multidisciplinar focada em desenhar estratégias para construir o melhor dos mundos começando agora mesmo. Eles criaram uma organização não governamental com o objetivo de empoderar pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida e com o propósito de impulsionar o movimento de fazer acontecer JÁ o mundo que todos sonhamos. Conta com uma equipe de colaboradores, apoiadores e parceiros em todo o mundo, que atuam desenvolvendo metodologias, produtos, serviços, e fomentando redes sociais. Um dos seus principais programas é o Guerreiros Sem Armas, iniciativa que reúne bienalmente jovens de todo o mundo e lideranças em suas comunidades para o trabalho de empoderamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Essa crença se reflete em uma equipe diversa, uma composição de experiências e um mosaico de saberes que vem sendo montado ao longo de uma história que começou no ano 2000. As ações, ferramentas, programas e projetos baseiam-se na Filosofia Elos que compreende 7 passos: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Milagre, a Celebração e a Re-evolução.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 16:30h


08:00

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 20:25h


08:40

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 10:35h


10:05

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 07:45h


12:00

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida deste artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou simplesmente Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conheceremos mais sobre a trajetória desse grande artista.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 13:00h


12:55

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 15:50h


13:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeiro episódio da série, faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar, como membro do CPC (centro popular de Cultura da une), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e posteriormente Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968 Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 02:55h


14:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, esse episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artista brasileiros participantes deste movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.


14:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca De Anima.

Próximas Exibições:
Dom, 22 jul às 14:05h


15:30

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".

Próximas Exibições:
Sáb, 21 jul às 22:00h


17:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.

Próximas Exibições:
Qui, 19 jul às 11:30h
Sáb, 21 jul às 20:55h


18:00

Paletas - Episódio Gauguin

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Eugène-Henri-Paul Gauguin.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 06:00h
Sáb, 21 jul às 05:05h


18:35

Bike Amor - Episódio Família

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Goura Nataraj, cicloativista, foi multado por crime ambiental após pintar uma ciclofaixa na Rua Augusto Stresser, em Curitiba, em setembro de 2007. A ciclofaixa foi uma das ações de intervenção urbana realizadas pelo coletivo Interlux, da qual fazia parte. Após o episódio, Goura se tornou cada vez mais engajado no ativismo da bicicleta na cidade. Hoje ele trabalha na prefeitura, realizando ações de acalmamento de tráfego, infraestrutura e campanhas educativas. Goura também já plantou várias árvores na cidade, e chegou a criar um bosque que tem o nome da sua filha: o Bosque de Sofia.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 06:35h
Seg, 23 jul às 01:35h


19:00

Adeus Camaradas! - Episódio Colapso

Documentário201152minFrançaLivre


De Andrei Nekrasov, Jens Becker

A "liberação" dos Estados Satélites aquece cada vez mais os esforços de independência em algumas repúblicas soviéticas. A tentativa de golpe por parte de antigos funcionários acelera este processo. O último ato oficial de Gorbachev foi entregar a lendária "pasta atômica" para seu sucessor.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 07:00h
Sáb, 21 jul às 05:40h


20:00

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 08:00h
Sáb, 21 jul às 14:00h


20:22

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 08:22h
Sáb, 21 jul às 14:25h


20:40

Índios no Poder

Documentário201520minBrasilLivre


De Rodrigo Arajeju

Mario Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88). Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques aos seus direitos constitucionais pela Bancada Ruralista. O cacique Ládio Veron, filho de liderança Kaiowa e Guarani executado na luta pela terra, lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014 sob ameaças do Agronegócio.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 08:40h
Sáb, 21 jul às 14:44h


21:00

Grandes Cenas - Episódio Copacabana me Engana

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Antônio Carlos da Fontoura expõe o processo que resultou na cena do retorno de Alfeu em Copacabana Me Engana (1968), sua relação com os atores Paulo Gracindo e Odete Lara, suas ideias de encenação e seu apreço pelo subtexto na cena.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 09:00h


21:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Os Conflitos de Lito Mendes da Rocha

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Lito Mendes iniciou sua carreira como assistente de câmera e de fotografia trabalhando em mais de 10 longas com grandes fotografias, como Marvada Carne (1985), de André Klotzel; Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho; Anjos da Noite (1987), de Wilson de Barros; Doida Demais (1989), de Sérgio Rezende; entre outros, até começar como Diretor de Fotografia.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 09:30h
Sáb, 21 jul às 19:00h


22:00

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 10:00h
Sáb, 21 jul às 17:05h


23:30

Projeções - Episódio Pablo Lobato

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Materiais, encontro e cortes em "Cerrar a Porta", "Acidente", "Bronze Revirado", Nascente" e "Corda".

Próximas Exibições:
Sex, 20 jul às 11:30h
Dom, 22 jul às 00:00h