Quarta-feira, 18 de Julho de 2018


00:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, esse episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artista brasileiros participantes deste movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.

Próximas Exibições:
Seg, 8 out às 18:30h


00:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca De Anima.


01:30

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".


03:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


04:00

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida deste artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou simplesmente Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conheceremos mais sobre a trajetória desse grande artista.


04:55

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


05:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeiro episódio da série, faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar, como membro do CPC (centro popular de Cultura da une), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e posteriormente Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968 Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


06:00

Ofício da Palavra - Episódio Marcelino Freire

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marcelino Freire

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marcelino Freire como contista: as primeiras experiências de escrita para teatro no Recife, a oficina literária do escritor Raimundo Carrero, os dois primeiros livros independentes "AcRústico" e "EraOdito", a trajetória do primeiro livro de contos, "Angu de Sangue" ao último romance "Nossos Ossos". Ao longo do episódio Marcelino Freire fala sobre o ofício da palavra, a infância itinerante no sertão de Pernambuco e Bahia até adolescência no Recife, onde descobre o teatro e a poesia de Manuel Bandeira, a ida para São Paulo para escrever, o processo da escrita desorganizado e sem disciplina, uma única frase como ponto de partida, a difícil relação com o editor, a influência dos grandes artistas e admiração por escritores jovens, o lugar do escritor como agente transformador e a leitura de trechos do filme "Rasif - Mar que Arrebenta".


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.


07:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


07:30

Quem se Importa - Episódio Instituto Elos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Elos nasceu de um encontro de jovens estudantes de arquitetura em Santos (SP) e se tornou uma comunidade multidisciplinar focada em desenhar estratégias para construir o melhor dos mundos começando agora mesmo. Eles criaram uma organização não governamental com o objetivo de empoderar pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida e com o propósito de impulsionar o movimento de fazer acontecer JÁ o mundo que todos sonhamos. Conta com uma equipe de colaboradores, apoiadores e parceiros em todo o mundo, que atuam desenvolvendo metodologias, produtos, serviços, e fomentando redes sociais. Um dos seus principais programas é o Guerreiros Sem Armas, iniciativa que reúne bienalmente jovens de todo o mundo e lideranças em suas comunidades para o trabalho de empoderamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Essa crença se reflete em uma equipe diversa, uma composição de experiências e um mosaico de saberes que vem sendo montado ao longo de uma história que começou no ano 2000. As ações, ferramentas, programas e projetos baseiam-se na Filosofia Elos que compreende 7 passos: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Milagre, a Celebração e a Re-evolução.


08:00

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.


08:40

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.


10:05

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.


12:00

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida deste artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou simplesmente Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conheceremos mais sobre a trajetória desse grande artista.


12:55

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


13:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Primeiro episódio da série, faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar, como membro do CPC (centro popular de Cultura da une), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e posteriormente Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968 Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


14:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, esse episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artista brasileiros participantes deste movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.

Próximas Exibições:
Seg, 8 out às 18:30h


14:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca De Anima.


15:30

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".


17:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


18:00

Paletas - Episódio Gauguin

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Eugène-Henri-Paul Gauguin.


18:35

Bike Amor - Episódio Família

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Goura Nataraj, cicloativista, foi multado por crime ambiental após pintar uma ciclofaixa na Rua Augusto Stresser, em Curitiba, em setembro de 2007. A ciclofaixa foi uma das ações de intervenção urbana realizadas pelo coletivo Interlux, da qual fazia parte. Após o episódio, Goura se tornou cada vez mais engajado no ativismo da bicicleta na cidade. Hoje ele trabalha na prefeitura, realizando ações de acalmamento de tráfego, infraestrutura e campanhas educativas. Goura também já plantou várias árvores na cidade, e chegou a criar um bosque que tem o nome da sua filha: o Bosque de Sofia.


19:00

Adeus Camaradas! - Episódio Colapso

Documentário201152minFrançaLivre


De Andrei Nekrasov, Jens Becker

A "liberação" dos Estados Satélites aquece cada vez mais os esforços de independência em algumas repúblicas soviéticas. A tentativa de golpe por parte de antigos funcionários acelera este processo. O último ato oficial de Gorbachev foi entregar a lendária "pasta atômica" para seu sucessor.


20:00

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.


20:22

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


20:40

Índios no Poder

Documentário201520minBrasilLivre


De Rodrigo Arajeju Com Ailton Krenak, Aurivan "Neguinho"Truká, Doéthiro Álvaro Tukano, Kaiowa, Ládio Veron Guarani e Kaiowa

Mario Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88). Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques aos seus direitos constitucionais pela Bancada Ruralista. O cacique Ládio Veron, filho de liderança Kaiowa e Guarani executado na luta pela terra, lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014 sob ameaças do Agronegócio.


21:00

Grandes Cenas - Episódio Copacabana me Engana

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Antônio Carlos da Fontoura expõe o processo que resultou na cena do retorno de Alfeu em Copacabana Me Engana (1968), sua relação com os atores Paulo Gracindo e Odete Lara, suas ideias de encenação e seu apreço pelo subtexto na cena.


21:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Os Conflitos de Lito Mendes da Rocha

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Lito Mendes iniciou sua carreira como assistente de câmera e de fotografia trabalhando em mais de 10 longas com grandes fotografias, como Marvada Carne (1985), de André Klotzel; Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho; Anjos da Noite (1987), de Wilson de Barros; Doida Demais (1989), de Sérgio Rezende; entre outros, até começar como Diretor de Fotografia.


22:00

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.


23:30

Projeções - Episódio Pablo Lobato

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Materiais, encontro e cortes em "Cerrar a Porta", "Acidente", "Bronze Revirado", Nascente" e "Corda".