Terça-feira, 17 de Julho de 2018


00:00

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.


00:40

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.


02:05

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Marcelino Freire

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marcelino Freire

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marcelino Freire como contista: as primeiras experiências de escrita para teatro no Recife, a oficina literária do escritor Raimundo Carrero, os dois primeiros livros independentes "AcRústico" e "EraOdito", a trajetória do primeiro livro de contos, "Angu de Sangue" ao último romance "Nossos Ossos". Ao longo do episódio Marcelino Freire fala sobre o ofício da palavra, a infância itinerante no sertão de Pernambuco e Bahia até adolescência no Recife, onde descobre o teatro e a poesia de Manuel Bandeira, a ida para São Paulo para escrever, o processo da escrita desorganizado e sem disciplina, uma única frase como ponto de partida, a difícil relação com o editor, a influência dos grandes artistas e admiração por escritores jovens, o lugar do escritor como agente transformador e a leitura de trechos do filme "Rasif - Mar que Arrebenta".


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.


05:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


05:30

Quem se Importa - Episódio Instituto Elos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Elos nasceu de um encontro de jovens estudantes de arquitetura e se tornou uma comunidade multidisciplinar. Eles tem o objetivo de empoderar pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida. Com uma equipe de colaboradores, apoiadores e parceiros em todo o mundo, atuam desenvolvendo metodologias, produtos e serviços. Um de seus principais programas é o "Guerreiros Sem Armas", que reúne jovens de todo o mundo líderes para o trabalho de empoderamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras.


06:00

Terra Prometida - Episódio Der Amerikaner

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

Para o jovem Gingo, nascido em São Paulo em 1925, filho de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil depois da Primeira Guerra, a identidade nacional sempre foi questão espinhosa. Gingo viaja para a Alemanha com seus pais para uma visita familiar, mas a guerra estoura poucos dias depois, e eles são obrigados a permanecer na Alemanha. O garoto, menor de idade, não pode ainda se alistar, mas se vê forçado a ingressar na Juventude Hitlerista. Ele é apenas um entre centenas de brasileiros que combateram pelas tropas de Hitler. Mas Gingo não se identifica com os ideais nazistas.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 19:05h


06:30

Mobilis - Episódio Transporte Ativo

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Todo deslocamento de pessoas movido à força do próprio corpo é chamado transporte ativo. Será que nossas cidades cuidam bem das pessoas?


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Pequeno Mundo de Don Camillo

Documentário201352minFrança12 anos


De Hubert Niogret

Julien Duvivier filmou "O Pequeno Mundo de Don Camillo" em 1952. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em um vilarejo italiano em Emilia-Romagna, o padre Don Camillo e o prefeito comunista Peppone brigavam pela volta de seus eleitores. Antes unidos pela Resistência, eles tornaram-se inimigos políticos que algumas vezes se unem por causas e interesses comuns. Nesta comédia social, parte farsa, parte sátira, Julien Duvivier lançou o genial Fernandel e o fez conversar com Jesus. Com 12 milhões de ingressos vendidos, o filme fica entre os maiores sucessos do pós guerra. Don Camillo e Peppone representam as duas faces da Itália no final da década de 40, dividida entre dois blocos principais de Católicos e Comunistas. Suas interações dramáticas, mas bem humoradas, refletem as tensões pós guerra de reconstrução e o começo da Guerra Fria. O Filme foi lançado em uma época em que a Itália passava por uma grande recuperação econômica. Em 1952, Julien Duvivier tinha 56 anos e já tinha uma longa carreira, que começou no cinema mudo. Junto com Marcel Carné e Jean Renoir, ele sintetizou o cinema francês do período entre guerras e fez várias obras-primas como "Pinga Fogo", "Camaradas" e "O Demônio da Algéria". Em 1953, ele filmou a segunda parte das aventuras de Don Camillo para a grande tela.


08:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Ter, 29 jan às 18:00h


08:50

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 1

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


09:35

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

"Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta das mulheres brasileiras hoje. O documentário fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas, e explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação. Vemos imagens de uma performance da artista Nina Giovelli e entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito.


10:05

Diário de Uma Busca

Documentário2010105minBrasilLivreRJ


De Flavia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Marcelino Freire

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marcelino Freire

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marcelino Freire como contista: as primeiras experiências de escrita para teatro no Recife, a oficina literária do escritor Raimundo Carrero, os dois primeiros livros independentes "AcRústico" e "EraOdito", a trajetória do primeiro livro de contos, "Angu de Sangue" ao último romance "Nossos Ossos". Ao longo do episódio Marcelino Freire fala sobre o ofício da palavra, a infância itinerante no sertão de Pernambuco e Bahia até adolescência no Recife, onde descobre o teatro e a poesia de Manuel Bandeira, a ida para São Paulo para escrever, o processo da escrita desorganizado e sem disciplina, uma única frase como ponto de partida, a difícil relação com o editor, a influência dos grandes artistas e admiração por escritores jovens, o lugar do escritor como agente transformador e a leitura de trechos do filme "Rasif - Mar que Arrebenta".


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.


13:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


13:30

Quem se Importa - Episódio Instituto Elos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Elos nasceu de um encontro de jovens estudantes de arquitetura e se tornou uma comunidade multidisciplinar. Eles tem o objetivo de empoderar pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida. Com uma equipe de colaboradores, apoiadores e parceiros em todo o mundo, atuam desenvolvendo metodologias, produtos e serviços. Um de seus principais programas é o "Guerreiros Sem Armas", que reúne jovens de todo o mundo líderes para o trabalho de empoderamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras.


14:00

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.


14:40

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.


16:05

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.


18:00

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida deste artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou simplesmente Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conheceremos mais sobre a trajetória desse grande artista.


18:55

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


19:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.


20:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, este episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artistas brasileiros participantes desse movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e com contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.


20:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, no Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca "De Anima".


21:30

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".


23:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.