Sexta-feira, 13 de Julho de 2018


00:00

No Caminho do Bem - Episódio Infância e Juventude

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de No Caminho do Bem. Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância.


01:00

Incertezas Críticas - Episódio Axel Honneth

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Axel Honneth

Axel Honneth é um dos mais importantes pensadores alemães da atualidade. Autor de diversos livros, é diretor do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, além de professor na Columbia University. Em seu apartamento de Nova York, ele explica alguns de seus conceitos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo.


01:35

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio O Guia Pervertido da Ideologia - Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


02:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Aqui vamos acompanhar depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e de questões de gênero. Steven Greenberg, primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, é casado com o ator Steven Goldstein e são pais de uma menina. Michael Lerner, diretor da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus, sublinha o poder do movimento gay ao questionar o direito ao amor. Camille Shira é rabina da congregação Sha’ar Zahav, que acolhe todas as sexualidades, gêneros, raças e arranjos familiares. Ela nos conta que prometeu ao pai, sem seu leito de morte, que casaria com um judeu. Hoje, vive com uma mulher e tem uma filha que segue as tradições judaicas. Yiscah Smith, aos 40 anos, fez a transição de gênero. Pai de seis filhos, professor, desde criança sentia que havia algo “errado” com seu corpo. Ao iniciar a transição, deixou de ser uma pessoa impaciente para se sentir curado. Entrevistamos Khuloud Dajani, médica e professora, que luta pela capacitação de mulheres palestinas e destaca que é preciso aprender com o passado. As Mulheres Pela Paz, grupo de judias e palestinas religiosas e seculares defendem, a união para o entendimento entre os dois povos. O grupo Mulheres do Muro finaliza o segundo episódio da série. Elas pedem a igualdade de direitos de homens e mulheres nas práticas religiosas judaicas e destacam que a luta é mais ampla do que da questão de gênero: é uma batalha territorial sobre quem tem o lugar mais sagrado do povo judeu.


03:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.


04:00

Camarim em Cena - Episódio Bete Coelho

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Beth Coelho

O Camarim em Cena promove o encontro entre o público e figuras do teatro. Neste episódio, a atriz convidada é Bete Coelho, com mediação de Lenise Pinheiro.


05:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio História e Memória

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Duas mulheres dedicadas à preservação da memória, ao registro de histórias individuais e coletivas. A partir de uma pesquisa sobre imigrantes judeus no Rio de Janeiro, Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa, que reúne histórias de vida. No Recife, Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens. Nas suas pesquisas, busca inserir os judeus na história de Pernambuco e resgatar a narrativa da diáspora judaica para o Brasil.


05:40

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...


06:00

Paletas - Episódio Monet

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Oscar-Claude Monet.


06:35

Bike Amor - Episódio Cultura da bicicleta

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade, cresceu em Cotia, na grande São Paulo, e, durante um bom tempo, usava o carro em seus deslocamentos diários. Quando se mudou para um prédio sem garagem na capital, o carro passou a ser um problema. Ao mesmo tempo, resolveu usar a bicicleta em parte do trajeto para o trabalho. Quando foi convidado pela prefeitura para implantar o projeto das ciclovias de lazer, fez a migração final, e hoje só se desloca por bicicletas na cidade. Daniel se aprofundou no assunto, se tornando um dos maiores incentivadores da cultura da bicicleta no país.


07:00

Adeus Camaradas! - Episódio Revolução

Documentário201152minFrançaLivre


De Andrei Nekrasov, Jens Becker

O Império começa a perder suas colônias. Como consequência do desenvolvimento na Polônia e na Hungria, um grande efeito dominó é criado e cada país, um após o outro, é atingido por problemas.


08:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário - em versão cuidadosamente restaurada -, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo amistoso, composto por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim, entre outros. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 20:00h


08:36

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Qua, 12 set às 20:25h


09:00

Grandes Cenas - Episódio Cidade de Deus

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O roteirista Bráulio Mantovani e o diretor de fotografia César Charlone mapeiam, da concepção ao resultado final, a cena da galinha em Cidade de Deus (2002), que já abre o filme impondo um estilo arrojado e dizendo muito sobre o seu universo e principal conflito.


09:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Lula Carvalho - Na Elite da Tropa

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Filho de Walter Carvalho e sobrinho de Vladimir Carvalho. Nascido no Rio de Janeiro de pai paraibano. De modo indireto, portanto, é também herdeiro do Cinema Novo através da influência existencial que recebeu da filmografia do pai e tio. Sua carreira começa no final do século passado, na chamada retomada do cinema brasileiro, após a crise dos anos Fernando Collor de Mello, em que a Embrafilme foi extinta. Tem se destacado como diretor de fotografia de filmes brasileiros premiados em festivais, como Tropa de Elite 1 e 2, e também internacionais, como Robocop (2014) e Tartarugas Ninja (2014). Ganhou o Kikito de ouro por melhor fotografia no Festival de Gramado 2008, com o filme A Festa da Menina Morta, dirigido por Matheus Nachtergaele.


10:00

Ato, Atalho e Vento

Documentário201470minBrasilLivre


De Marcelo Masagão

Planos: Pedaços de tempo e espaço se relacionando de forma afetuosa e bélica, criando, alargando e desfazendo sentidos. É um filme entre-planos. Ou, um filme junta-planos.


11:15

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Qua, 22 ago às 20:00h


11:45

Projeções - Episódio Gregorio Graziosi

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Temporalidade e esquecimento nos curtas-metragens "Seba", Phiro" e "Monumento".


12:00

Camarim em Cena - Episódio Bete Coelho

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Beth Coelho

O Camarim em Cena promove o encontro entre o público e figuras do teatro. Neste episódio, a atriz convidada é Bete Coelho, com mediação de Lenise Pinheiro.


13:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio História e Memória

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Duas mulheres dedicadas à preservação da memória, ao registro de histórias individuais e coletivas. A partir de uma pesquisa sobre imigrantes judeus no Rio de Janeiro, Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa, que reúne histórias de vida. No Recife, Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens. Nas suas pesquisas, busca inserir os judeus na história de Pernambuco e resgatar a narrativa da diáspora judaica para o Brasil.


13:40

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...


14:00

No Caminho do Bem - Episódio Infância e Juventude

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de No Caminho do Bem. Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância.


15:00

Incertezas Críticas - Episódio Axel Honneth

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Axel Honneth

Axel Honneth é um dos mais importantes pensadores alemães da atualidade. Autor de diversos livros, é diretor do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, além de professor na Columbia University. Em seu apartamento de Nova York, ele explica alguns de seus conceitos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo.


15:35

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio O Guia Pervertido da Ideologia - Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


16:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Aqui vamos acompanhar depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e de questões de gênero. Steven Greenberg, primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, é casado com o ator Steven Goldstein e são pais de uma menina. Michael Lerner, diretor da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus, sublinha o poder do movimento gay ao questionar o direito ao amor. Camille Shira é rabina da congregação Sha’ar Zahav, que acolhe todas as sexualidades, gêneros, raças e arranjos familiares. Ela nos conta que prometeu ao pai, sem seu leito de morte, que casaria com um judeu. Hoje, vive com uma mulher e tem uma filha que segue as tradições judaicas. Yiscah Smith, aos 40 anos, fez a transição de gênero. Pai de seis filhos, professor, desde criança sentia que havia algo “errado” com seu corpo. Ao iniciar a transição, deixou de ser uma pessoa impaciente para se sentir curado. Entrevistamos Khuloud Dajani, médica e professora, que luta pela capacitação de mulheres palestinas e destaca que é preciso aprender com o passado. As Mulheres Pela Paz, grupo de judias e palestinas religiosas e seculares defendem, a união para o entendimento entre os dois povos. O grupo Mulheres do Muro finaliza o segundo episódio da série. Elas pedem a igualdade de direitos de homens e mulheres nas práticas religiosas judaicas e destacam que a luta é mais ampla do que da questão de gênero: é uma batalha territorial sobre quem tem o lugar mais sagrado do povo judeu.


17:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.


18:00

Terra Prometida - Episódio Der Amerikaner

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

O que determina a nacionalidade de um indivíduo: o sangue ou a terra? No caso do jovem Gingo, nascido em São Paulo em 1925, filho de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil depois da Primeira Guerra, a identidade nacional sempre foi questão espinhosa. E, por ter duas pátrias, ganha o apelido de "Der Amerikaner". Gingo viaja para a Alemanha com seus pais para uma visita familiar. Mas a guerra estoura poucos dias depois, e eles são obrigados a permanecer na Alemanha. O garoto, menor de idade, não pode ainda se alistar. Mas se vê forçado a ingressar na Juventude Hitlerista e a receber treinamento para eventuais combates. Ele é apenas um entre centenas de brasileiros que combateram pelas tropas de Hitler. Mas Gingo não se identifica com os ideais nazistas.


18:30

Mobilis - Episódio Transporte Ativo

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Todo deslocamento de pessoas movido à força do próprio corpo das pessoas é chamado transporte ativo. Será que nossas cidades cuidam bem das pessoas?


19:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Pequeno Mundo de Don Camillo

Documentário201352minFrança12 anos


De Hubert Niogret

Julien Duvivier filmou "O Pequeno Mundo de Don Camillo" em 1952. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em um vilarejo italiano em Emilia-Romagna, o padre Don Camillo e o prefeito comunista Peppone brigavam pela volta de seus eleitores. Antes unidos pela Resistência, eles tornaram-se inimigos políticos que algumas vezes se unem por causas e interesses comuns. Nesta comédia social, parte farsa, parte sátira, Julien Duvivier lançou o genial Fernandel e o fez conversar com Jesus. Com 12 milhões de ingressos vendidos, o filme fica entre os maiores sucessos do pós guerra. Don Camillo e Peppone representam as duas faces da Itália no final da década de 40, dividida entre dois blocos principais de Católicos e Comunistas. Suas interações dramáticas, mas bem humoradas, refletem as tensões pós guerra de reconstrução e o começo da Guerra Fria. O Filme foi lançado em uma época em que a Itália passava por uma grande recuperação econômica. Em 1952, Julien Duvivier tinha 56 anos e já tinha uma longa carreira, que começou no cinema mudo. Junto com Marcel Carné e Jean Renoir, ele sintetizou o cinema francês do período entre guerras e fez várias obras-primas como "Pinga Fogo", "Camaradas" e "O Demônio da Algéria". Em 1953, ele filmou a segunda parte das aventuras de Don Camillo para a grande tela.


20:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.


20:50

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 1

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


21:35

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

O ano de 2015 foi gigante para o feminismo no Brasil. A crescente onda feminista ecoou por todas as esferas da vida social e privada e se vive hoje um momento histórico onde cada vez mais mulheres se descobrem feministas e rompem o silêncio das relações de opressão que as afetam diariamente. O documentário "Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta feminista das mulheres brasileiras hoje, especialmente em uma das pautas históricas mais relevantes e cruciais: a autonomia da mulher sob seu próprio corpo. "Corpo Manifesto" fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, costurando imagens de uma performance da artista Nina Giovelli, com entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito. Paralelo a isso, o documentário acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal, lutando por um mundo mais ético e igualitário.


22:05

Diário de Uma Busca

Documentário2010105minBrasilLivreRJ


De Flavia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.