Domingo, 8 de Julho de 2018


00:00

Projeções - Episódio Maria Clara Escobar

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Em buscade si mesma em "Os Dias com Ele".


00:20

No Caminho do Bem - Episódio O Feminino nas Religiões

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

O papel da mulher na sociedade contemporânea é o tema da vez de No Caminho do Bem. O episódio se dedica ao debate de como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.


01:20

Chapa

Ficção201514minBrasilLivreSP


De Fábio Montanari Com Antonio Destro, Felipe Reis, Francisco Gaspar, Joice Teixeira, Juliana Vedovato

Quando Chapa e Feola são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos, eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece.


01:35

J.Carlos - O Cronista do Rio

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Norma Bengell, Silvio Tendler

Em parceria com Norma Bengell. Um filme sobre J. carlos, chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Sua obra contempla esculturas, peças de teatro de revista e letras de samba.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 21:40h


02:05

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

Mostra o que Tim Maia pensa, numa linguagem anti-acadêmica, misturando seu papo com música, deixando a montagem fluir no swing de Tim.


02:20

Ofício da Palavra - Episódio Bartolomeu Campos de Queirós

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Bartolomeu Campos de Queirós

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, autor de 40 livros como "O Piolho", "Por Parte de Pai" e "Trocando Gato por Lebre ou Menino por Vaca" (alguns traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês) que receberam os mais importantes prêmios literários do país (como o Jabuti). Integrante de projetos de importantes de leitura no Brasil, como o ProLer e o Biblioteca Nacional, idealizador do Movimento por um Brasil Literário e membro da Academia Brasileira de Letras, dedicou toda a vida ao ofício da palavra, até falecer em 2012. Ao logo do episódio Bartolomeu fala sobre ofício da palavra, sobre fantasia, memórias, a relação do leitor com a obra, a literatura para o público infantil, assunto como determinante para o estilo do autor, e lê trechos de seu livro "Vermelho Amargo".


02:50

Juventude Conectada - Episódio Empreendedorismo

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Eles viabilizam produções coletivamente, valorizam a experiência em vez da posse, criam possibilidades de consumo baseadas no compartilhamento, empregam habilidades como moeda de troca e usam a internet para realizar suas ideias. Os jovens empreendedores estão revolucionando a economia com novos modelos de negócio criativos e inovadores, que trazem uma nova consciência e movimentam milhões de reais.

Próximas Exibições:
Ter, 18 set às 19:35h


03:20

Adeus Camaradas! - Episódio Despertar

Documentário201152minFrançaLivre


De Andrei Nekrasov, Jens Becker

O processo de pluralização da União Soviética tem forte impacto nos Estados Satélites, onde a população começa a se manifestar e cada vez surgem mais grupos de oposição. Manifestações ilegais em Budapeste, Bratislava e outras cidades levam mais pessoas às ruas. Moscou está muito ocupada com ela mesma, e os acordos de mesa redonda na Polônia e na Hungria sugerem que o impossível pode ser possível.


04:20

Quem se Importa - Episódio Atados

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Amigos e estudantes de Administração na FEA-USP, eles tiveram uma ótima ideia: criar uma rede social voltada para o trabalho voluntário. O Atados foi idealizado em maio de 2012, com a ideia de solucionar uma necessidade, a de encontrar um trabalho voluntário. Eles estão criando uma cultura de voluntariado no país. O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em Vagas de voluntariado são possibilidades de experiências e vínculos. E é nesse encontro que o Atados acredita. Nesse encontro que afeta e modifica. Que aproxima e cria vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que tem em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações - com nós mesmos e com o mundo. Além da plataforma de voluntariado o fundadores tem várias iniciativas sociais como o Abraço Cultural, uma escola de língua onde refugiados são professores, e o Sementes de Transformação, um programa que inspira jovens a atuarem socialmente.


04:55

Mobilis - Episódio Especulação Imobiliária

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Porque é tão comum que a própria organização tradicional das cidades separe as pessoas de seus destinos com distâncias que dificultam a vida de quase todos?


05:25

Paletas - Episódio Toulouse-Lautrec

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri de Toulouse-Lautrec.


06:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Teatro

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois atores de lugares e gerações distintas, que têm em comum a origem judaica. "Sou fruto de um povo que tem 5 mil anos de história", diz Germano Haiut, que nasceu no Recife, onde leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já Caco Ciocler é paulistano, atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ambos descobriram a vocação a partir de grupos da comunidade judaica. E, ao longo de suas carreiras, se reencontraram com suas raízes e com a cultura da qual estão imbuídos.


06:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio Os Inseparáveis

Documentário201352minFrança12 anos


De Antoine de Gaudemar

Claude Sautet filmou "Os Inseparáveis" em 1974. Falência profissional, separação no casamento, traição de jovens ideais, bloqueio de escritor: cada um a seu modo, três inseparáveis cinquentões (um dono de empresa pequena, um médico e um escritor) enfrentam as dificuldades dos cinquenta anos. Um pequeno mundo de mulheres, crianças e amigos de diferentes idades e vidas sociais gravita em torno deles. Mesmo mostrando o confuso universo masculino e a emancipação feminina, este filme seria o grande sucesso de público da carreira de Claude Sautet. O longa foi filmado durante a campanha presidencial de 1974, que levou à eleição de Valérie Giscard d´Estaing. Todos os aspectos políticos, sociais e econômicos se apresentam no filme como um rio subterrâneo: partindo do fim de uma expansão ininterrupta de 30 anos, passando pelo começo de reorganizações industriais e do choque do petróleo, até o surgimento das demandas feministas. Claude Sautet foi por muito tempo um dos mais famosos roteiristas, antes de começar a fazer filmes noir, lançando em seus filmes um olhar observador, lúcido e desiludido sobre o mundo de onde veio: pequenos negócios, subúrbio, cafés e finais de semana no campo. Claude Sautet tinha paixão por relações sociais e neste filme ele retratou ternamente sua sociedade de classe média, como se estivesse por trás de um vidro de aquário.


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.


08:00

Terra Prometida - Episódio Resistir, Fugir ou Morrer

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

Este episódio de Terra Prometida entremeia três histórias de personagens judeus que tentam escapar da perseguição nazista. Todas durante a ascensão de Hitler, o início do plano de segregação, e a humilhação da população de origem judaica.


08:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.


09:00

Instantes Cruzados - Episódio Baltar - O cronista Malta

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos. Para dialogar com o trabalho de Malta, o convidado deste episódio é Luiz Baltar, fotógrafo ativista e crítico.


09:30

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.


10:05

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Seg, 24 set às 21:35h


12:25

Auschwitz - Prisioneiros Numerados

Documentário201252minIsraelLivre


De Dana Doron, Uriel Sinai

Prisioneiros de Auschwitz, judeus e não judeus, foram tatuados com números de série, primeiro no peito e depois em seus braços. Estima-se que 400.000 números foram tatuados em Auschwitz e em seus sub-campos; apenas algumas centenas de sobreviventes estão vivos atualmente. "Numerados" é uma explosiva, altamente visual, e emocionante jornada cinematográfica, guiada pelos testemunhos e retratos desses sobreviventes.

Próximas Exibições:
Sex, 14 set às 23:00h


13:30

Camarim em Cena - Episódio Maria Alice Vergueiro

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Maria Alice Vergueiro

O Camarim em Cena promove o encontro entre o público e figuras do teatro. Neste episódio, a convidada é a atriz Maria Alice Vergueiro que teve a companhia do ator Luciano Chirolli e do crítico Jefferson Del Rios.


14:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.


15:20

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.


15:50

A Margem da Linha

Documentário200896minBrasilLivre


De Gisella Callas

Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas... ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em A Margem da Linha, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea. Com roteiro e direção de Gisella Callas, A Margem da Linha costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas plásticos, críticos, curadores, um Lama Budista, além de - por que não? - profissionais ligados à Matemática, Arquitetura, Museologia e até Física Quântica. E extrai de seus depoentes as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens de nossa produção artística recente.

Próximas Exibições:
Ter, 4 set às 22:10h


17:35

Revista Curta! - Episódio 168ª edição | 08/07/18

Jornalismo201815minBrasilLivre


Com Irandhir Santos, Luciana Paes, Gabriela Amaral Almeida, Clarisse Fukelman, Martha Niklaus

A estreia nos cinemas do longa “O Animal Cordial”, o projeto de conversas com escritores refugiados “A Palavra Fora do Lugar”, a nova exposição de Martha Niklaus em cartaz no Paço Imperial no Rio de Janeiro e a simbiose entre música, performance e teatro nas criações de Lukash.


17:50

Nina Simone

Documentário199152minFrançaLivre


De Frank Lords

Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Próximas Exibições:
Seg, 17 set às 20:30h


18:50

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Nilton Bonder explica que, ao comer a maçã, o corpo foi empurrado para fora do seu habitat natural pela alma. Adão e Eva se tornam seres humanos e ganham consciência quando desobedecem. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Para Michael Lerner, diretor da revista, a esquerda perde espaço político porque fala apenas sobre privilégios econômicos e direitos políticos, enquanto a direita discute a crise espiritual da sociedade. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Seus filhos revelam como convivem com a postura transgressiva de seus pais. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Pós-doutora em Filosofia, Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Nascida em uma família de rabinos ortodoxos, conta que seu pai a ensinava a Torá escondido. Ao crescer, tornou-se agnóstica, mas não deixou de cumprir as tradições em respeito à sua família. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência, movimento considerado transgressivo entre seus pares. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo. Criado dentro da tradição judaica e conhecedor dos ritos do seu povo, exerce um papel crítico das religiões e das políticas do estado de Israel.


19:50

O Caso dos Irmãos Naves

Ficção196786minBrasilLivre


De Luís Sérgio Person Com Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, Sérgio Hingst, Lélia Abramo

Os irmãos Sebastião e Joaquim Naves são acusados pela morte de um homem que desaparece com grande soma de dinheiro. Depois de torturados, confessam o crime que não aconteceu. 15 anos mais tarde, a "vítima" reaparece. Lançado em 1967, o filme foi um corajoso grito anti-tortura.


21:30

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 22:25h


23:10

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio O Guia Pervertido da Ideologia - Parte 1

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.