Terça-feira, 3 de Julho de 2018


00:00

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 14:00h
Qua, 4 jul às 08:00h
Sáb, 7 jul às 20:00h


00:35

Nina Simone

Documentário199152minFrançaLivre


De Frank Lords

Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 14:35h
Qua, 4 jul às 08:35h
Sáb, 7 jul às 08:00h


01:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 15:40h
Qua, 4 jul às 09:40h
Sáb, 7 jul às 21:40h


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Bartolomeu Campos de Queirós

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Bartolomeu Campos de Queirós

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, autor de 40 livros como "O Piolho", "Por Parte de Pai" e "Trocando Gato por Lebre ou Menino por Vaca" (alguns traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês) que receberam os mais importantes prêmios literários do país (como o Jabuti). Integrante de projetos de importantes de leitura no Brasil, como o ProLer e o Biblioteca Nacional, idealizador do Movimento por um Brasil Literário e membro da Academia Brasileira de Letras, dedicou toda a vida ao ofício da palavra, até falecer em 2012. Ao logo do episódio Bartolomeu fala sobre ofício da palavra, sobre fantasia, memórias, a relação do leitor com a obra, a literatura para o público infantil, assunto como determinante para o estilo do autor, e lê trechos de seu livro "Vermelho Amargo".

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 12:00h
Qua, 4 jul às 06:00h
Dom, 8 jul às 02:20h


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 12:30h
Qua, 4 jul às 06:30h
Sáb, 7 jul às 06:30h


05:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 13:00h
Qua, 4 jul às 07:00h
Sáb, 7 jul às 03:50h


05:30

Quem se Importa - Episódio Atados

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Amigos e estudantes de Administração na FEA-USP, eles tiveram uma ótima ideia: criar uma rede social voltada para o trabalho voluntário. O Atados foi idealizado em maio de 2012, com a ideia de solucionar uma necessidade, a de encontrar um trabalho voluntário. Eles estão criando uma cultura de voluntariado no país. O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em Vagas de voluntariado são possibilidades de experiências e vínculos. E é nesse encontro que o Atados acredita. Nesse encontro que afeta e modifica. Que aproxima e cria vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que tem em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações - com nós mesmos e com o mundo. Além da plataforma de voluntariado o fundadores tem várias iniciativas sociais como o Abraço Cultural, uma escola de língua onde refugiados são professores, e o Sementes de Transformação, um programa que inspira jovens a atuarem socialmente.

Próximas Exibições:
Ter, 3 jul às 13:30h
Qua, 4 jul às 07:30h
Sáb, 7 jul às 16:10h


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população são descendentes de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e diante de uma cachoeira com 77 metros de altura, e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.


06:30

Mobilis - Episódio Saúde

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje, a maior fonte de perigos urbanos à saúde são os carros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, o trânsito nos últimos cinco anos matou mais gente do que a guerra da Síria no mesmo período.


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio King Kong

Documentário201352minFrança12 anos


De Laurent Perrin

O "king Kong" de Merian C. Cooper é lançado em 1933. Um film cult na história do cinema. A história de amor impossível entre um gorila Indonésio, um animal imenso direto do início dos tempos, e uma estrela sexy e desempregada de Nova York. A fera se humaniza, enquanto os homens se comportam como animais. A crise da década de 20 na Europa, depois do massacre sangrento global da Primeira Guerra Mundial, e a Grande Depressão de 29 criaram um clima perfeito para a idade de ouro do cinema fantástico. Os maiores medos de todos são retratados nas telas, enquanto no mundo real monstros políticos circulam livres. Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack são dois aventureiros. Aviadores voltuntários na Europa durante a guerra, eles lutaram contra o Exército Vemelho ao lado dos poloneses. Os dois organizaram expedições e tornaram-se diretores documentaristas. Com sua equipe, eles fizeram dois clássicos, um atrás do outro, duas obras de arte: "Zaroff, O Caçador de Vidas", em 1932 e "King Kong", em 1933.


08:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


09:00

Uma Família Ilustre

Documentário201518minBrasilLivre


De Beth Formaggini Com Claudio Guerra, Ivanilda Veloso

Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos.


09:30

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução: a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição a de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann irá mergulhar nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


10:30

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.

Próximas Exibições:
Sex, 31 ago às 22:30h


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Bartolomeu Campos de Queirós

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Bartolomeu Campos de Queirós

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, autor de 40 livros como "O Piolho", "Por Parte de Pai" e "Trocando Gato por Lebre ou Menino por Vaca" (alguns traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês) que receberam os mais importantes prêmios literários do país (como o Jabuti). Integrante de projetos de importantes de leitura no Brasil, como o ProLer e o Biblioteca Nacional, idealizador do Movimento por um Brasil Literário e membro da Academia Brasileira de Letras, dedicou toda a vida ao ofício da palavra, até falecer em 2012. Ao logo do episódio Bartolomeu fala sobre ofício da palavra, sobre fantasia, memórias, a relação do leitor com a obra, a literatura para o público infantil, assunto como determinante para o estilo do autor, e lê trechos de seu livro "Vermelho Amargo".

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 06:00h
Dom, 8 jul às 02:20h


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 06:30h
Sáb, 7 jul às 06:30h


13:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 07:00h
Sáb, 7 jul às 03:50h


13:30

Quem se Importa - Episódio Atados

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Amigos e estudantes de Administração na FEA-USP, eles tiveram uma ótima ideia: criar uma rede social voltada para o trabalho voluntário. O Atados foi idealizado em maio de 2012, com a ideia de solucionar uma necessidade, a de encontrar um trabalho voluntário. Eles estão criando uma cultura de voluntariado no país. O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em Vagas de voluntariado são possibilidades de experiências e vínculos. E é nesse encontro que o Atados acredita. Nesse encontro que afeta e modifica. Que aproxima e cria vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que tem em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações - com nós mesmos e com o mundo. Além da plataforma de voluntariado o fundadores tem várias iniciativas sociais como o Abraço Cultural, uma escola de língua onde refugiados são professores, e o Sementes de Transformação, um programa que inspira jovens a atuarem socialmente.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 07:30h
Sáb, 7 jul às 16:10h


14:00

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 08:00h
Sáb, 7 jul às 20:00h


14:35

Nina Simone

Documentário199152minFrançaLivre


De Frank Lords

Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 08:35h
Sáb, 7 jul às 08:00h


15:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 09:40h
Sáb, 7 jul às 21:40h


18:00

Memórias do Brasil - Episódio Milton Hatoum - O Manaus

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu Com Aurélio Michilis, Davi Arrigucci, Raduan Nassar, Tuna Dwek, Luiz Schwarcz

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus, Amazonas, onde passou a infância e uma parte da juventude. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. Considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil é detentor de três Prêmios Jabuti de melhor romance. Neste episódio, o escritor revela como ele enxerga a literatura, a função do escritor e a ligação entre a memória e a ficção. Milton conta histórias sobre sua infância em Manaus, sobre seus pais e revela como descobriu sua vocação artística.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 04:00h
Qui, 5 jul às 06:00h
Sáb, 7 jul às 13:10h


18:55

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 04:55h
Qui, 5 jul às 06:55h
Sáb, 7 jul às 15:30h


19:30

Juventude Conectada - Episódio Empreendedorismo

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Eles viabilizam produções coletivamente, valorizam a experiência em vez da posse, criam possibilidades de consumo baseadas no compartilhamento, empregam habilidades como moeda de troca e usam a internet para realizar suas ideias. Os jovens empreendedores estão revolucionando a economia com novos modelos de negócio criativos e inovadores, que trazem uma nova consciência e movimentam milhões de reais.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 05:30h
Qui, 5 jul às 07:30h
Dom, 8 jul às 02:50h


20:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 00:00h
Qui, 5 jul às 08:00h
Seg, 9 jul às 00:00h


21:00

A Festa e os Cães

Documentário201525minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus Com Leonardo Mouramateus, Clara Monteiro, Geane Albuquerque, Junior Morais, Kevin Balieiro

À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio de Fortaleza.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 01:00h
Qui, 5 jul às 09:00h


21:35

A Margem da Linha

Documentário200896minBrasilLivre


De Gisella Callas

Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas... ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em A Margem da Linha, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea. Com roteiro e direção de Gisella Callas, A Margem da Linha costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas plásticos, críticos, curadores, um Lama Budista, além de - por que não? - profissionais ligados à Matemática, Arquitetura, Museologia e até Física Quântica. E extrai de seus depoentes as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens de nossa produção artística recente.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 01:35h
Qui, 5 jul às 09:35h
Dom, 8 jul às 15:50h


23:30

Instantes Cruzados - Episódio Baltar - O cronista Malta

Documentário201726minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos. Para dialogar com o trabalho de Malta, o convidado deste episódio é Luiz Baltar, fotógrafo ativista e crítico.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 03:30h
Qui, 5 jul às 11:30h
Sáb, 7 jul às 20:35h