Segunda-feira, 18 de Junho de 2018


00:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Poussin

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Poussin se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


01:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio As Cores de Affonso Beato

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos, fundador da ABC conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich em Os fuzis de Ruy Guerra(1964). A virada que foi o trabalho com Glauber Rocha em O Dragão da Maldade contra o santo Guerreiro, (1969) Julio Bressane em Cara a cara (1967). A ida para os Estados Unidos onde faz parceria de 9 filmes com Jim McBride, entre eles : Acerto de Contas (1986) e A Fera do Rock!(1989). Trabalhou com Carlos Diegues em Orfeu (1999) e Deus é brasileiro (2003), com Walter Salles em Dark Water( 2005), Pedro Almodóvar em Carne Trêmula (1997) Tudo Sobre Minha mãe (1999). Afonso fala ainda do trabalho com a TV Globo e com Jayme Monjardim em o Tempo e o Vento (2012) e Maysa: Quando fala o coração (2009).


02:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, as mudanças recentes e o futuro da democracia, através da visão da professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp Yara Frateschi, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois cientistas debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade em todas as esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o por que do enfraquecimento da autoridade.


02:35

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.


03:05

Impressões do Mundo - Episódio Richard Bourne - Richard Bourne e o Brasil

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O olhar do escritor inglês Richard Bourne, professor de ciências políticas da universidade de Londres sobre o Brasil. As relações históricas do escritor com o Brasil e os motivos de eleger o país como seu principal foco de interesse. Uma abordagem sobre os principais personagens políticos do Brasil e um diálogo especial sobre os protagonistas de dois de seus principais livros: ´Getúlio Vargas do Brasil: A esfinge dos Pampas", e ´Lula Do Brasil´. Seus pontos de vista sobre a América latina e suas apostas de futuro, especialmente quanto ao Brasil.


03:35

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. O lugar era conhecido pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude, a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.


04:05

Artistas - Episódio Ana Linnemann

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Marcos Ribeiro Com Ana Linnemann

A artista plástica conversou com a curadora e crítica de arte Tania Rivera em seu ateliê e revelou a originalidade do seu pensamento. Na galeria Luciana Caravello gravamos a montagem e a abertura de sua exposição.


04:35

Memórias do Brasil - Episódio Luiz Melodia - Notas de um Sonho

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Elisa Lucinda, Arnaldo Antunes, Frejat, Black Alien, Edu

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Luiz Melodia começou a carreira musical na década de 1960 e continuou em plena atividade até seu falecimento. Neste episódio, personalidades da música como os músicos Arnaldo Antunes e Frejat, a atriz e escritora Elisa Lucinda, além de amigos e familiares de Melodia, participam com depoimentos que ajudam o público a mergulhar nas histórias do artista. O programa conta ainda com trechos de shows e performances exclusivas.


05:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual o impacto dos caminhões sobre a vida urbana? Ou antes, sobre as vidas humanas?


06:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, as mudanças recentes e o futuro da democracia, através da visão da professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp Yara Frateschi, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois cientistas debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade em todas as esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o por que do enfraquecimento da autoridade.


06:35

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. foi um homem que dedicou a vida à natureza, como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.


07:10

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Música

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Maestro de origem polonesa, Henrique Morelenbaum chegou aos três anos ao Rio de Janeiro, escapando da guerra. Já no navio, encantou-se com o som dos violinos que conseguia escutar do porão. Era o início de sua relação com a música, que ele aborda nesse episódio, sem deixar de lado suas raízes. Filha de imigrantes que vieram da Síria e da Argentina, a cantora Fortuna despertou para a ideia de pertencimento em uma viagem a Israel. O contato com cancioneiro ladino virou matéria-prima para sua arte, que espelha um rico legado cultural.


07:45

Revista Curta! - Episódio 164ª edição | 10/06/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Luiz Felipe Reis, Tom Farias, Christian Bourdier, Bel Baroni

Os destaques da edição deste ano do Festival Varilux de Cinema Francês; a intensa trajetória da escritora Carolina de Jesus na biografia de Tom Farias; a pluralidade do festival de teatro Cena Brasil Internacional 2018 e as múltiplas facetas de Bel Baroni em seu novo álbum “Quando Brinca”.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio Felicidade

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de No Caminho do Bem aborda como a felicidade é entendida pelas tradições religiosas. Representantes do Judaísmo, Budismo e Espiritismo, Teologia e fiéis do candomblé, hare krishna e catolicismo dão um panorama do que é ser feliz.


09:00

Encontro com Lacan

Documentário201152minFrança12 anos


De Gerard Miller

Esse filme sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan, mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, no seio de uma família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Mas, apesar de ser um brilhante psicanalista e marcante na teoria e na prática, seus próprios colegas o condenavam, como se ele fosse o demônio. O diretor Gérard Miller ainda estava no colégio quando conheceu Lacan pela primeira vez. Aos vinte anos, seu irmão mais velho, Jacques-Alain Miller, tornou-se um dos alunos mais leais de Lacan. Poucos anos depois, Jacques-Alain casou com sua filha, Judith. Depois de quarenta e cinco anos, Gerárd Miller ainda tem os mesmos sentimentos por Lacan: "Ele era um homem absolutamente incrível. Eu fiz esse filme para que o maior número de pessoas possa saber mais sobre ele". Hoje, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. Ao assistir ao documentário, os espectadores verão por eles mesmos que Lacan mereceu completamente a sua reputação.


10:05

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. Presos em celulares, computadores, facebooks, twitters, conference calls, nossa identidade se multiplica e nos fazemos presentes em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário. Quanto tempo o tempo tem investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo e os personagens entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.


11:30

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.


12:00

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. O lugar era conhecido pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude, a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.


12:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual o impacto dos caminhões sobre a vida urbana? Ou antes, sobre as vidas humanas?


13:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


14:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história. Que é também a nossa.


15:00

J.Carlos - O Cronista do Rio

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Norma Bengell, Silvio Tendler

Em parceria com Norma Bengell. Um filme sobre J. carlos, chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Sua obra contempla esculturas, peças de teatro de revista e letras de samba.

Próximas Exibições:
Qua, 4 jul às 20:15h


15:30

Cidadania do Espaço

Documentário201552minFrançaLivre


De Claire Laborey

A privatização ou marginalização de espaços públicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema em cidades como Paris, Berlim, Londres, entre outros grandes centros urbanos no mundo.


16:30

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar, e encontra registros impressionantes de defesas de presos políticos durante a ditadura, um raio X dramático dos anos de chumbo. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir da descoberta destes arquivos históricos, o filme "Sobral - O Homem que Não Tinha Preço" leva o público a conhecer a figura singular de Sobral Pinto: a coragem, a ética, o humor, a fé, a luta incansável pela justiça - sem cobrar honorários nem aceitar favores. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, impagável em seus relatos e opiniões, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia e desafiou todos os ditadores brasileiros do século 20, tornando-se um dos maiores defensores dos direitos humanos de que já se teve notícia.

Próximas Exibições:
Sex, 17 ago às 21:00h


18:00

Artistas - Episódio Beth Jobim

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Marcos Ribeiro Com Beth Jobim

Beth Jobim nos recebeu em sua exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e em seu ateliê. No belo casarão no Cosme Velho, gravamos também o encontro dela com o critico Paulo Venâncio e a artista Gisele Camargo.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jun às 02:30h


18:30

Impressões do Mundo - Episódio John Dramani - John Dramani e as Ditaduras Africanas

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A incrível história do escritor John Dramani, que ainda criança viu seu país, Gana, ser vitimado por um golpe militar, até se tornar presidente eleito e um dos mais populares líderes democráticos da África. Seu livro ´Meu primeiro Golpe de Estado´ narra suas memórias e traça um panorama da África e das décadas perdidas entre ditaduras e guerras civis sangrentas e cruéis. As perspectivas do continente que aos poucos se democratiza e o futuro visto por quem viveu as tragédias e participa como presidente na construção da democracia em seu país.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jun às 06:30h


19:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Mas, um dia, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava com uma paixão destrutiva.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jun às 03:55h


19:30

Quem se Importa - Episódio Quixote

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Auro Danny Lescher e Graziela Bedoian revolucionaram a visão sobre as crianças de rua trazendo uma nova forma de abordagem holística para a questão da dependência química. Com o Projeto Quixote, Auro e GRAZIELA criaram novas relações afetivas e sociais entre crianças e jovens de rua com avançada dependência do uso de drogas, suas famílias, educadores, profissionais de saúde e a comunidade. Com uma nova metodologia, Auro e Graziela oferecem aos jovens alternativas que lhes permitem abandonar as drogas sem necessidade de intervenção psicoterápica ou medicamentosa, preparando-os para iniciar uma nova vida. Para enfrentar todos os desafios desta empreitada, o Projeto Quixote apostou na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vinculação com estes jovens. A partir disso, nasceram oficinas artísticas e estratégias clínicas e sociais, onde criatividade, afeto e expressão caminham sempre juntos.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jun às 16:05h


20:00

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Nesse episódio a banda Baiana System faz a releitura da música Desengano da Visita do álbum Krishnanda de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para Ritual Negro. Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jun às 21:00h


20:45

A Trajetória dos Beatles

Documentário201252minEstados UnidosLivre


De Paul Clark

The Beatles se mantém como a maior banda pop de todos os tempos, com suas músicas e letras transcendendo as décadas - e as personalidades de John, Paul, George e Ringo continuando a influenciar gerações de músicos e fãs por todo o mundo. Mas antes da fama e fortuna, existiu a história menos conhecida de 6 jovens que iriam - e não iriam - crescer para se tornar os Beatles.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jun às 00:30h


21:45

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país.A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e fi lósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jun às 12:20h