Domingo, 17 de Junho de 2018


00:00

Projeções - Episódio Cristiano Burlan

Documentário201514minBrasil10 anos


De Renata Druck

Tragédia, investigação e ausência em "Mataram Meu Irmão".


00:20

Encontro com Lacan

Documentário201152minFrança12 anos


De Gerard Miller

Esse filme sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan, mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, no seio de uma família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Mas, apesar de ser um brilhante psicanalista e marcante na teoria e na prática, seus próprios colegas o condenavam, como se ele fosse o demônio. O diretor Gérard Miller ainda estava no colégio quando conheceu Lacan pela primeira vez. Aos vinte anos, seu irmão mais velho, Jacques-Alain Miller, tornou-se um dos alunos mais leais de Lacan. Poucos anos depois, Jacques-Alain casou com sua filha, Judith. Depois de quarenta e cinco anos, Gerárd Miller ainda tem os mesmos sentimentos por Lacan: "Ele era um homem absolutamente incrível. Eu fiz esse filme para que o maior número de pessoas possa saber mais sobre ele". Hoje, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. Ao assistir ao documentário, os espectadores verão por eles mesmos que Lacan mereceu completamente a sua reputação.


01:30

Dente por dente

Ficção199422minBrasilLivreSP


De Alice de Andrade Com Ney Latorraca, Pedro Cardoso, Sérgio Mamberti, Marcélia Cartaxo, Evandro Mesquita

Uma tumultuada história de amor entre um dentista-poeta e uma jovem traumatizada por consultórios dentários.


01:56

Saliva

Ficção200715minBrasilLivreSP


De Esmir Filho Com Gabriel Cavicchioli, Hellen Vasconcelos, Mayara Comunale

Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.


02:14

Cordilheira de Amora II

Documentário201512minBrasilLivre


De Jamille Fortunato

A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.


02:30

Artistas - Episódio Ana Linnemann

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Marcos Ribeiro Com Ana Linnemann

A artista plástica conversou com a curadora e crítica de arte Tania Rivera em seu ateliê e revelou a originalidade do seu pensamento. Na galeria Luciana Caravello gravamos a montagem e a abertura de sua exposição.


03:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


04:00

Quem se Importa - Episódio Pimp my Carroça

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Mundano criou PIMP MY CARROÇA, um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover a sua auto estima e sensibilizar a sociedade para a causa em questão, com ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, engajar e transformar. O Pimp my Carroça marcou o calendário sociocultural de 2012 com sua ousadia coletiva que tomou as ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro sob a bandeira da valorização dos catadores de materiais recicláveis e seu essencial papel a sociedade, associando ainda a disseminação do grafite com uma mensagem social. Deixou de ser um sonho do "artivista" Mundano - seu idealizador - para se tornar um sonho compartilhado entre diferentes cidadãos, que viram no projeto uma forma de contribuir na luta pelo reconhecimento dos catadores.


04:35

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade, tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?


05:05

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.


05:40

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Música

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Maestro de origem polonesa, Henrique Morelenbaum chegou aos três anos ao Rio de Janeiro, escapando da guerra. Já no navio, encantou-se com o som dos violinos que conseguia escutar do porão. Era o início de sua relação com a música, que ele aborda nesse episódio, sem deixar de lado suas raízes. Filha de imigrantes que vieram da Síria e da Argentina, a cantora Fortuna despertou para a ideia de pertencimento em uma viagem a Israel. O contato com cancioneiro ladino virou matéria-prima para sua arte, que espelha um rico legado cultural.


06:15

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Documentário201062minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana Com Chico Buarque, Edu Lobo, Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.


07:25

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.


07:55

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. O lugar era conhecido pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude, a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.


08:25

Bike Amor - Episódio Estilo de vida

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Tiago Leitman, produtor de eventos, é um entusiasta da arquitetura e urbanismo. Depois de uma viagem a Barcelona, retomou o hábito de uso da bicicleta como meio de transporte. Representante do Cycle Chic Rio de Janeiro, fundou o Passeio Completo, no qual os ciclistas pedalam ao som de um triciclo musical, uma maneira bem humorada, leve e sedutora de promover o uso da bicicleta na cidade.


08:45

Os Ímpares - Episódio Ronnie Von - Opala e Dônica

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Nesse episódio o álbum escolhido foi A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais, um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala q regravou Rose Ann e da banda Dônica, que fez uma versão de Pare de sonhar com estrelas distantes. Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica.


09:20

Instantes Cruzados - Episódio Foletto - A força do Fotojornalismo

Documentário201724minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira, jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é a convidada para dialogar sobre este tema.


09:50

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.


10:25

Elena

Documentário201282minBrasil14 anosSP


De Petra Costa

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.


12:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, as mudanças recentes e o futuro da democracia, através da visão da professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp Yara Frateschi, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois cientistas debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade em todas as esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o por que do enfraquecimento da autoridade.


12:35

Cidadania do Espaço

Documentário201552minFrançaLivre


De Claire Laborey

A privatização ou marginalização de espaços públicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema em cidades como Paris, Berlim, Londres, entre outros grandes centros urbanos no mundo.


13:35

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Qua, 15 ago às 19:00h


14:25

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história. Que é também a nossa.


15:20

Impressões do Mundo - Episódio Richard Bourne - Richard Bourne e o Brasil

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O olhar do escritor inglês Richard Bourne, professor de ciências políticas da universidade de Londres sobre o Brasil. As relações históricas do escritor com o Brasil e os motivos de eleger o país como seu principal foco de interesse. Uma abordagem sobre os principais personagens políticos do Brasil e um diálogo especial sobre os protagonistas de dois de seus principais livros: ´Getúlio Vargas do Brasil: A esfinge dos Pampas", e ´Lula Do Brasil´. Seus pontos de vista sobre a América latina e suas apostas de futuro, especialmente quanto ao Brasil.


15:50

Blues - Episódio Piano Blues

Documentário200392minEstados UnidosLivre


De Clint Eastwood

Clint Eastwood faz uma homenagem ao piano blues, estilo que usa o piano como principal instrumento musical. O renomado diretor conta como a música desempenha um papel importante em seus filmes. Ele ainda conversa com verdadeiras lendas do blues como Ray Charles, que revela como se interessou pela música e confessa sua paixão pelo boogie-woogie.


17:30

Revista Curta! - Episódio 165ª edição | 17/06/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Paulo Sergio Duarte, Juliana Antunes, Alexandre Galindo, Gustavo Paso, Gabriel Grossi

Uma análise do livro “Viver bem é a melhor vingança” e a importância da produção artística da Paris dos anos 20 pelo crítico de arte Paulo Sergio Duarte; o difícil processo de produção do longa vencedor do Festival de Tiradentes 2017 “Baronesa”, que estreia agora nos cinemas; a remontagem da peça de Harold Pinter “Festa de Aniversário” e os 20 anos de carreira do instrumentista Gabriel Grossi.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jun às 19:35h


18:00

Francisco Brennand

Documentário201275minBrasilLivrePE


De Mariana Brennand Fortes

Francisco Brennand é pintor, desenhista, escultor e ceramista. Desde 1971, vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. O filme narra sua trajetória a partir do diário escrito pelo artista, onde ele reescreve sua vida há mais de 60 anos.


19:25

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. Presos em celulares, computadores, facebooks, twitters, conference calls, nossa identidade se multiplica e nos fazemos presentes em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário. Quanto tempo o tempo tem investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo e os personagens entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.


20:50

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar, e encontra registros impressionantes de defesas de presos políticos durante a ditadura, um raio X dramático dos anos de chumbo. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir da descoberta destes arquivos históricos, o filme "Sobral - O Homem que Não Tinha Preço" leva o público a conhecer a figura singular de Sobral Pinto: a coragem, a ética, o humor, a fé, a luta incansável pela justiça - sem cobrar honorários nem aceitar favores. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, impagável em seus relatos e opiniões, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia e desafiou todos os ditadores brasileiros do século 20, tornando-se um dos maiores defensores dos direitos humanos de que já se teve notícia.

Próximas Exibições:
Sex, 17 ago às 21:00h


22:20

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

Próximas Exibições:
Seg, 20 ago às 22:15h