Domingo, 10 de Junho de 2018


00:00

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anos


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".


00:30

Chomsky e Cia - Episódio Parte 2

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

É um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet and Olivier Azam decidiram focar nos seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. E além de conseguirem entrevistar o Chomsky, dificilmente disponível, os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento que rejeitam as ideias triviais para terem uma melhor compreensão da realidade política e social. O documentário constrói um percurso complexo que revitaliza o uso de imagens de arquivo com montagens eloquentes e um pouco de humor, bem como entrevistas com intelectuais expositivas, longe de qualquer vício acadêmico. Além disso, esta jornada doutrinária mostra que Chomsky, com 85 anos, ainda é um dos pensadores mais lúcidos em nossos dias.


01:40

Zé[s]

Documentário201015minBrasilLivre


De Piu Gomes

Uma coincidência cósmico-semântica. Zé, Teatro, Oficina. Zé Celso Martinez Corrêa, diretor do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, de São Paulo. Zé Perdiz, mecânico de Brasília cuja oficina se transforma em teatro. Vidas paralelas. Encontro cinematográfico.


02:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


02:22

Malha

Documentário201314minBrasilLivrePE


De Paulo Roberto de Souza Junior

"E as crenças singulares traduzem essa aproximação violenta de tendências distintas (...) saem das missas consagradas para as ágapes selvagens." Euclides da Cunha (Os Sertões). A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.


02:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob

Documentário201352minFrança12 anos


De Auberi Edler

Gérard Oury dirigiu "As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob" em 1973. Louis de Funès, em seu papel habitual - um autoritário que aterroriza todos a sua volta - um papel realçado pelo racismo e antissemitismo, é forçado a conspirar com um líder árabe e se disfarça como um rabino ortodoxo. Mais de sete milhões de pessoas correram para os cinemas para assistir a esta fábula sobre aprendizado e tolerância. O roteiro foi escrito em uma época em que aviões eram sequestrados por palestinos e durante a crise dos reféns nos Jogos Olímpicos de Munique. O filme foi lançado em outubro de 1973, quinze dias depois do início da Guerra de Yom Kipur. A esposa do distribuidor do filme, Georges Cravenne, que era contra o lançamento do filme, tenta sequestrar um voo entre Paris e Nice e é baleada e morta pela polícia. Gérard Oury adora fábulas, vaudeville e pares de atores como antagonistas opostos. Ele é sujeito à intolerância nos bairros judeus ortodoxos de Nova York, onde ele foi forçado a parar de filmar depois de ter sido chamado de pornógrafo. Ele também desistiu de filmar na rua Rosiers, em Paris, trocando para um bairro em Saint Denis.


03:40

Quem se Importa - Episódio Museu da Pessoa

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Karen Worcman é uma historiadora, apaixonada por histórias. Daí nasceu o impulso para criar o Museu da Pessoa. A partir de sua experiência com a obtenção de histórias orais de sobreviventes do holocausto, Karen Worcman criou o Museu da Pessoa para dar às pessoas a capacidade de registrar não apenas sua própria história, mas também tornar a criação da história uma estratégia para mudança social. Por causar impacto social através da valorização de cada indivíduo, Karen tornou-se uma Empreendedora Social. O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991, com o objetivo de constituir uma Rede Internacional de Histórias de Vida, um espaço para registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade.


04:15

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade, tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?


04:45

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.

Próximas Exibições:
Qua, 26 set às 19:25h


05:25

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivre


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no projeto genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".

Próximas Exibições:
Seg, 10 set às 18:00h


06:00

Capoeira, um passo a dois

Documentário201580minBrasilLivreRJ


De Jorge Itapuã Com Isabel Zua, Nestor Capoeira

Neste filme híbrido, dois capoeiristas viajantes partem numa jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Juntos eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Japão, Indonésia e EUA. Enquanto Jorge Itapuã faz performances e ministra aulas, Ella (Isabel Zua) registra com sua câmera cada passo desta aventura. No entanto, à medida em que Ella conhece outras culturas, surge o desejo de romper com a condição de discípula. Quando Ella sai de trás das câmeras, a relação com seu mestre se transforma.

Próximas Exibições:
Qui, 13 set às 18:30h


07:25

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, ele foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso, graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, vangloriando-se aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, o que o deixou cego.


07:55

Latitude, Longitude - Episódio Goiás com açúcar e com afeto

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade de Goiás, o Latitude, Longitude viaja por um cenário de poesia, açúcar e belezas naturais. O episódio mostra a casa onde a poetisa Cora Coralina viveu e faz um passeio por ruas, becos e largos que ela menciona em seus poemas. Também pega carona no passado de Cora como doceira e aproveita para acompanhar o trabalho de cozinheiras que fazem guloseimas típicas da cidade. O programa visita, ainda, o areal da Serra Dourada para entender melhor a conexão entre os quadros de Auriovane D´Ávila, artista plástico que pinta com areia, e a própria cidade de Goiás.


08:25

Mestres da Literatura - Episódio Guimarães Rosa

Documentário200128minBrasilLivre


De Monica Simões

A literatura e o sertão na vida de Guimarães Rosa.


09:00

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de Fico Louco do álbum Beleleu Leléu Eu. Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.


09:30

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.


09:50

Alegorias do Brasil - Episódio O Estado Sou Eu

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Luis XIV ficou famoso por ser o rei na França que afirmou: “o Estado sou eu”. Sua frase designava um poder monarca absoluto, mas no caso do Brasil aplicar-se-ia ao processo de modernização do país, atendendo pelo nome de patrimonialismo. O Estado, ao invés de público, serve para atender aos interesses privados.


10:25

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

Simonal – Ninguém sabe o duro que dei traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?

Próximas Exibições:
Seg, 27 ago às 22:00h


12:05

Pensamento Contemporâneo - Episódio Pensamento Rebelde e Loucura

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário mostra como a experiência dos anos 1960 levou à invenção de uma cultura de libertação estética e moral em diferentes dimensões, tendo a experiência lisérgica como uma delas, sob o ponto de vista das ideias dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze. A psicanalítica Elisabeth Roudinesco, o músico Fernando Chuí e o psiquiatra Hamer Palhares mostram como esses filósofos se voltaram à recusa de toda forma de normalização do homem e da existência, estudando os loucos e os marginais, criticando a sociedade de controle e vigilância.


12:35

Mandela: Em Nome da Liberdade

Documentário200852minFrançaLivre


De Joel Calmettes

Quem é o homem por trás da lenda? Nelson Mandela é um ícone. Um herói. Um símbolo. Uma inspiração. Poucos líderes mundiais podem ser responsabilizados por seu esforço verdadeiramente histórico. Uma vida politicamente excepcional em contraste com uma vida pessoal pontuada de tragédia e fracassos. "Mandela: em Nome da Liberdade" busca revelar o Nelson Mandela real.

Próximas Exibições:
Sex, 7 set às 21:30h


13:40

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


14:30

Mestres da Literatura - Episódio Guimarães Rosa

Documentário200128minBrasilLivre


De Monica Simões

A literatura e o sertão na vida de Guimarães Rosa.


15:05

Impressões do Mundo - Episódio Alan Riding - Cidadão do Mundo

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Nascido no Brasil, mas filhos de pais britânicos, Alan Riding sempre foi um cidadão do mundo. Estudou economia e direito antes de ser jornalista em 1966 na agência Reuters. Nos anos 70 e 80 foi correspondente na América Latina do Financial Times e depois do New York Times. Em 1989 radicou-se em Paris, como correspondente cultural europeu do New York Times. É autor do Best-seller Vizinhos Distantes e do sucesso nos Estados Unidos e Inglaterra, o livro Paris, a festa continuou que conta a história de como o nazismo se relacionou com a vida cultural em Paris no período da segunda guerra mundial, em que diversos intelectuais tinham um posicionamento ambíguo.


15:35

Quem Matou Eloá?

Documentário201524minBrasilLivre


De Lívia Perez Com Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo, Esther Hamburguer

Em 2009, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Próximas Exibições:
Sex, 31 ago às 19:30h


16:00

Blues - Episódio Vermelho, Branco e Blues

Documentário200393minEstados UnidosLivre


De Mike Figgis

O diretor Mike Figgis reúne expoentes da música como Eric Clapton, Jeff Beck e Tom Jones para uma conversa sobre o cenário musical da década de 1960 - que reacendeu o blues nos Estados Unidos. Nesse período pós-guerra, o Reino Unido era um lugar propício para uma revolução cultural. Descubra esse contexto vibrante e favorável a novas criações.


17:45

Revista Curta! - Episódio 164ª edição | 10/06/18

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Luiz Felipe Reis, Tom Farias, Christian Bourdier, Bel Baroni

Os destaques da edição deste ano do Festival Varilux de Cinema Francês; a intensa trajetória da escritora Carolina de Jesus na biografia de Tom Farias; a pluralidade do festival de teatro Cena Brasil Internacional 2018 e as múltiplas facetas de Bel Baroni em seu novo álbum “Quando Brinca”.


18:00

Person

Documentário200676minBrasilLivre


De Marina Person

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos.


19:30

Assim É, se Lhe Parece

Documentário201175minBrasil12 anosSP


De Carla Gallo

O artista plástico Nelson Leirner revela-se neste documentário despojado sobre a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. "Eu não queria ser artista, eu não queria ser nada", afirma, ironicamente, ao relembrar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a criação artística.

Próximas Exibições:
Ter, 11 set às 21:35h


20:50

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Sex, 28 set às 21:00h


22:20

As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana

Documentário201680minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira, Claudio Lobato Com Chacal, Claudio Lobato, Pedro Cascardo, Ronaldo Bastos, Lúcia Lobo

Através de colagens, materiais de arquivo e vários depoimentos, este é um retrato íntimo e um ensaio profundo e apaixonado que reconstitui a força artística e analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", um coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 70 e 80.

Próximas Exibições:
Qui, 23 ago às 21:30h