Domingo, 3 de Junho de 2018


00:00

Projeções - Episódio Philippe Barcinski

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Transtornos e manuseio do tempo nos curtas-metragens "Escada", "Palíndromo" e "Janela Aberta".


00:20

Chomsky e Cia - Episódio Parte 1

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam focam em seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. Os diretores entrevistam Chomsky, dificilmente disponível, e embarcam em uma viagem através de cidades americanas e europeias a fim de encontrar seguidores de uma forma libertária de pensamento.


01:30

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


01:55

Avós

Ficção200912minBrasilLivre


De Michael Wahrmann Com Oswaldo Ávila, Gessy Fonseca, Lucélia Machiavelli, Sidney Szaja Barmak

Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada.


02:10

A Festa e os Cães

Documentário201525minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus Com Leonardo Mouramateus, Clara Monteiro, Geane Albuquerque, Junior Morais, Kevin Balieiro

À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio de Fortaleza.


02:45

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Ódio

Documentário201352minFrança12 anos


De Guillaume Moscovitz

Mathieu Kassovitz filmou "O Ódio" em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, o filme é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles. Depois de seu lançamento, o filme inflama a imprensa, gera controvérsias violentas e atrai mais de 2 milhões de espectadores. No ano do filme, Jacques Chirac é eleito presidente da França. Em um contexto de empobrecimento da classe trabalhadora, os anos 90 testemunham o nascimento de uma juventude imigrante e da cultura do Hip Hop. A geração "não toque no meu amigo" dá espaço à geração do rap. Os problemas relacionados à juventude desempregada, à insegurança e à integração dos imigrantes jovens se tornam duras realidades sociais, políticas e econômicas. "O Ódio" é o segundo filme de Mathieu Kassovitz. Revelação daquele ano, o jovem diretor recebeu alguns meses antes o prêmio César de ator mais promissor, por seu papel no filme de estreia de Jacques Audiard, "O Declínio dos Homens". Um talentoso ator, um diretor virtuoso, um cineasta ligado a sua época, Mathieu Kassovitz se tornou aos 27 anos a figura principal da renovação do cinema francês.


03:45

Quem se Importa - Episódio Gerando Falcões

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Instituto Gerando Falcões foi criado pelo empreendedor social Eduardo Lyra. Sediada em Poá, a organização promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, atuando em três frentes: esporte, arte e música. Edu Lyra viveu a infância em uma favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar. O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro “Jovens Falcões”, um dos roteiristas do filme "Na Quebrada" e empreendedor social. O Gerando Falcões começou em 2011, com pequenas ações de Eduardo Lyra, na época com 22 anos. "Menos muros e mais pontes" é o lema do movimento, que, com o apoio de grandes marcas, de empresas, de tecnologias e de bons líderes, tem o sonho de transformar a periferia em um lugar mais justo e vibrante.


04:20

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.


04:50

Paletas - Episódio Matisse

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri Matisse.


05:25

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


05:55

Por um Triz

Documentário201790minBrasilLivreRJ


De Eduardo Zunza Com Carolina Amares, Paulo Pederneiras, Jaqueline Gimenez

O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.


07:35

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


08:05

Latitude, Longitude - Episódio Carapicuíba, a história da história

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude vai até a Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, para entender parte da engrenagem responsável por manter viva a história e as tradições dessa aldeia jesuíta, a única das 12 fundadas pelo padre José de Anchieta que permanece de pé. O local, erguido em 1540, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No passeio pelas ruas do aldeamento, o Latitude, Longitude convida o espectador a conhecer o passado do local e a ouvir as histórias contadas ali, de geração a geração. O programa também vai até a OCA, uma escola preocupada em desenvolver um trabalho cultural e de construção de uma identidade nacional.


08:35

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 14: Entre as letras e as leis

Documentário201726minBrasil10 anos


De Belisario Franca

Nem só de literatura é feita a Academia Brasileira de Letras. Educação e política, por exemplo, são áreas presentes na genealogia da ABL ao longo dos quase 120 anos da instituição. Na cadeira 14, elas se encontram e se entrelaçam na figura de três de seus expoentes: o atual ocupante, Celso Lafer; o antigo integralista e ex-reitor da USP, Miguel Reale; e o educador e reformador, Antônio Carneiro Leão. Analisando o legado desses acadêmicos na história do país, fica claro que política e educação se influenciaram em diversos momentos, variando em intensidade. No episódio, destaque ainda para Franklin Távora, considerado precursor do Realismo.


09:10

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


09:45

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


10:15

Alegorias do Brasil - Episódio O Viro do Ipiranga

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Com uma perspectiva histórica, o capítulo visita a formação do Brasil e o modo como ela foi marcada menos pelo planejamento racional e organizado do que pelo improviso e pela lógica da viração. Primeiro, os brasileiros tiveram que se virar pela falta de Estado. Depois, tiveram que se virar para driblar um Estado espoliador.


10:50

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


12:25

Pensamento Contemporâneo - Episódio O Sofrimento do Brasil

Documentário201630minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Um diagnóstico social do sofrimento do Brasil a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan e analisada pelos especialistas Christian Dunker, Nelson da Silva Jr. e Lívia Tourinho Moretto, professores do Instituto de Psicologia da USP; Vladimir Safatle, professor do departamento de Filosofia da USP; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e Nina V. A. Leite, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.


13:00

Sergio Britto - Mestre dos Palcos

Documentário201655minBrasilLivreRJ


De Vicente Tigre, Rozane Martins Pereira Braga

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores das companhias de teatro a suas experiências na literatura e ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi.


14:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


14:50

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.


15:25

Impressões do Mundo - Episódio Mario Bellatin - Fragmentos da vida

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Mario Bellatin, premiado escritor mexicano e um dos mais importantes da língua espanhola, tem uma narrativa cheia de fragmentos, influenciada pelo cinema, que sempre nos leva ao mundo dos anômalos e dos desvalidos. Mário Bellatin foi uma das vítimas da Talidomida, medicamento usado fartamente na década de 1960 contra enjoos em mulheres grávidas, mas que tinha como um dos efeitos colaterais o nascimento de bebês sem um ou mais membros. Belatin, que nasceu sem o braço direito, fala de sua vida, do seu processo criativo e de suas opções estéticas.


16:00

Blues - Episódio Padrinhos e Afilhados

Documentário200396minEstados UnidosLivre


De Marc Levin

O diretor Marc Levin vai até Chicago com Marshall Chess, o herdeiro da gravadora independente Chess Records - responsável por lançar talentos como Sonny Boy Williamson e Muddy Waters. Marshall conta ao rapper Chuck D, vocalista do Public Enemy, como a música fez parte da história dos negros na cidade. Juntos, os dois preparam um álbum que reúne o melhor do blues e do hip hop.


17:45

Revista Curta! - Episódio 163ª edição | 03/06/18

201815minBrasilLivreRJ


Com Lula Buarque de Hollanda, Darlan Montenegro, PRISCILLA ROZENBAUM, Carolyna Aguiar, Luedji Luna

A estreia nos cinemas do documentário que fala sobre divisões político-sociais do presente e da história contemporânea “O Muro”; a presença feminina russa nas guerras na peça “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”; no ano do bicentenário de Karl Marx, uma conversa sobre as teorias do pensador; e a busca pelo pertencimento na música de Luedji Luna.


18:00

Deixa que eu falo

Documentário200784minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel Com Leon Hirszman

O documentário apresenta a biografia do cineasta Leon Hirszman, diretor do Cinema Novo que realizou 11 curtas e cinco longa-metragens entre 1962 e 1986. “Deixa que eu falo” revê a trajetória de Leon Hirszman por meio de sua obra e de imagens de arquivo. Os depoimentos do próprio homenageado conduzem o ritmo da produção, que traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração. Amigo e parceiro de Hirszman, o diretor Eduardo Escorel montou três longas da importante filmografia deixada pelo cineasta: “Nelson Cavaquinho”, “São Bernardo” e “Eles Não Usam Black Tie”.


19:30

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


20:25

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


21:45

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.


23:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.

Próximas Exibições:
Sex, 1 fev às 23:00h