Sábado, 2 de Junho de 2018


00:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


00:30

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


01:30

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


03:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


04:30

Latitude, Longitude - Episódio Carapicuíba, a história da história

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude vai até a Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, para entender parte da engrenagem responsável por manter viva a história e as tradições dessa aldeia jesuíta, a única das 12 fundadas pelo padre José de Anchieta que permanece de pé. O local, erguido em 1540, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No passeio pelas ruas do aldeamento, o Latitude, Longitude convida o espectador a conhecer o passado do local e a ouvir as histórias contadas ali, de geração a geração. O programa também vai até a OCA, uma escola preocupada em desenvolver um trabalho cultural e de construção de uma identidade nacional.


05:00

Paletas - Episódio Matisse

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri Matisse.


05:40

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade. Elas, assim, iam em oposição ao que defende o ideal nazista de beleza como sinônimo de saúde, que buscava a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e está disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Mario Bellatin - Fragmentos da vida

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Mario Bellatin, premiado escritor mexicano, e um dos mais importantes da língua espanhola, tem uma narrativa cheia de fragmentos, influenciada pelo cinema, que sempre nos leva ao mundo dos anômalos e dos desvalidos. Mário Bellatin foi uma das vítimas da Talidomida, medicamento usado fartamente na década de 1960 contra enjoos em mulheres grávidas, mas que tinha como um dos efeitos colaterais o nascimento de bebês sem um ou mais membros. Belatin, que nasceu sem o braço direito, fala de sua vida, do seu processo criativo e de suas opções estéticas. E conta como vê sua obra no contexto mundial.


07:00

Deixa que eu falo

Documentário200784minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel Com Leon Hirszman

O documentário apresenta a biografia do cineasta Leon Hirszman, diretor do Cinema Novo que realizou 11 curtas e cinco longa-metragens entre 1962 e 1986. “Deixa que eu falo” revê a trajetória de Leon Hirszman por meio de sua obra e de imagens de arquivo. Os depoimentos do próprio homenageado conduzem o ritmo da produção, que traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração. Amigo e parceiro de Hirszman, o diretor Eduardo Escorel montou três longas da importante filmografia deixada pelo cineasta: “Nelson Cavaquinho”, “São Bernardo” e “Eles Não Usam Black Tie”.


08:30

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


09:30

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

Clara Estrela é um documentário sobre Clara Nunes, cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro: mestiço, agregador e sincrético. O filme narra em primeira pessoa, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória da cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o documentário traz ao público a oportunidade de ouvir as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara, suas raízes e alegria de viver tão marcantes em suas canções. O filme traz para o espectador a chance de relembrar os sucessos e a trajetória da artista e a possibilidade de conhecer um pouco mais de uma personagem que, mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


10:50

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, o seu ensaio poético até Moçambique, no continente africano. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola, tratando de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, conexão com os idiomas nativos e as tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.


12:10

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.


13:10

Memórias do Brasil - Episódio Lia Robatto - Movimento do Tempo

Documentário201645minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna

Diretora, coreógrafa, dançarina e professora, Lia Robatto é uma das mais importantes figuras da dança no Brasil. Convidamos artistas como Tuzé de Abreu, Marcio Meireles, Jorge Alfredo, Cesare De La Roca e Chico Liberato, para ajudar a conhecer e a entender melhor a vida e a obra de Lia Robatto.

Próximas Exibições:
Qui, 22 nov às 19:00h


14:05

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


14:30

Avós

Ficção200912minBrasilLivre


De Michael Wahrmann Com Oswaldo Ávila, Gessy Fonseca, Lucélia Machiavelli, Sidney Szaja Barmak

Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada.


14:45

A Festa e os Cães

Documentário201525minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus Com Leonardo Mouramateus, Clara Monteiro, Geane Albuquerque, Junior Morais, Kevin Balieiro

À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio de Fortaleza.


15:15

Expedições Burle Marx - Episódio Paisagista

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx tinha muitos talentos. Foi um multiartista, pintor, gravador, escultor e músico. Antes de tudo, um visionário que transformou o paisagismo em uma verdadeira arte, introduziu a ecologia nos projetos jardinísticos e foi reconhecido mudialmente. Seus projetos estão espalhados pelo mundo, de Miami ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Um passeio pelos jardins de Burle Marx é um convite para se encantar com a beleza da natureza.


15:45

Quem se Importa - Episódio Gerando Falcões

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Instituto Gerando Falcões foi criado pelo empreendedor social Eduardo Lyra. Sediada em Poá, a organização promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, atuando em três frentes: esporte, arte e música. Edu Lyra viveu a infância em uma favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar. O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro “Jovens Falcões”, um dos roteiristas do filme "Na Quebrada" e empreendedor social. O Gerando Falcões começou em 2011, com pequenas ações de Eduardo Lyra, na época com 22 anos. "Menos muros e mais pontes" é o lema do movimento, que, com o apoio de grandes marcas, de empresas, de tecnologias e de bons líderes, tem o sonho de transformar a periferia em um lugar mais justo e vibrante.


16:20

Por um Triz

Documentário201790minBrasilLivreRJ


De Eduardo Zunza Com Carolina Amares, Paulo Pederneiras, Jaqueline Gimenez

O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.


17:55

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


18:25

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.


18:55

Pensamento Contemporâneo - Episódio O Sofrimento do Brasil

Documentário201630minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Um diagnóstico social do sofrimento do Brasil a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan e analisada pelos especialistas Christian Dunker, Nelson da Silva Jr. e Lívia Tourinho Moretto, professores do Instituto de Psicologia da USP; Vladimir Safatle, professor do departamento de Filosofia da USP; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e Nina V. A. Leite, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.


19:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Pedro Farkas - Os Encontros e as 1001 Noites Americanas

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Diretor de fotografia dos mais conceituados, em atividade desde a década de 1980, Pedro Farkas, filho do produtor e fotógrafo húngaro Thomaz Farkas, participou de vários filmes como assistente de câmera e fotografia, até estrear como diretor de fotografia em A Caminho das Índias (1981), de Augusto Sevá. Dirigiu a fotografia de diversas produções nacionais e coproduções internacionais, recebendo prêmios em festivais como Brasília e Gramado.


20:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 14: Entre as letras e as leis

Documentário201726minBrasil10 anos


De Belisario Franca

Nem só de literatura é feita a Academia Brasileira de Letras. Educação e política, por exemplo, são áreas presentes na genealogia da ABL ao longo dos quase 120 anos da instituição. Na cadeira 14, elas se encontram e se entrelaçam na figura de três de seus expoentes: o atual ocupante, Celso Lafer; o antigo integralista e ex-reitor da USP, Miguel Reale; e o educador e reformador, Antônio Carneiro Leão. Analisando o legado desses acadêmicos na história do país, fica claro que política e educação se influenciaram em diversos momentos, variando em intensidade. No episódio, destaque ainda para Franklin Távora, considerado precursor do Realismo.


21:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção Revendo Amigos do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de 78 Rotações. Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


21:30

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


22:00

Alegorias do Brasil - Episódio O Viro do Ipiranga

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Com uma perspectiva histórica, o capítulo visita a formação do Brasil e o modo como ela foi marcada menos pelo planejamento racional e organizado do que pelo improviso e pela lógica da viração. Primeiro, os brasileiros tiveram que se virar pela falta de Estado. Depois, tiveram que se virar para driblar um Estado espoliador.

Próximas Exibições:
Qui, 29 nov às 23:30h


22:30

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.