Sábado, 26 de Maio de 2018


00:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Sáb, 26 mai às 21:30h
Dom, 27 mai às 09:30h
Ter, 29 mai às 08:00h


00:30

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

O ano de 2015 foi gigante para o feminismo no Brasil. A crescente onda feminista ecoou por todas as esferas da vida social e privada e se vive hoje um momento histórico onde cada vez mais mulheres se descobrem feministas e rompem o silêncio das relações de opressão que as afetam diariamente. O documentário "Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta feminista das mulheres brasileiras hoje, especialmente em uma das pautas históricas mais relevantes e cruciais: a autonomia da mulher sob seu próprio corpo. "Corpo Manifesto" fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, costurando imagens de uma performance da artista Nina Giovelli, com entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito. Paralelo a isso, o documentário acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal, lutando por um mundo mais ético e igualitário.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 29 mai às 08:35h


01:00

Quartier Latin - Maio de 68

Documentário197890minFrançaLivre


De William Klein

Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O filme é levado à população, estudantes, militantes, ativistas, pessoas que no dia a dia não têm quase contato umas com as outras e podem, de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, yuppies insatisfeitos, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 12:30h
Ter, 29 mai às 09:10h


03:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.

Próximas Exibições:
Sáb, 26 mai às 12:00h
Dom, 27 mai às 23:00h
Ter, 29 mai às 11:00h


04:00

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Ventura

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo que na década de 60 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou desta experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Sáb, 26 mai às 10:30h
Dom, 27 mai às 20:00h
Ter, 22 mai às 15:31h


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 07:30h
Ter, 22 mai às 15:31h


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Maceió: a cidade e suas cores

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio fala do multicolorido que dá o tom dos elementos típicos da cultura de Maceió. Ao desembarcar na capital alagoana, o Latitude, Longitude mostra as matizes e o brilho das roupas e dos adereços do Guerreiro, folguedo típico que corre o risco de desaparecer junto com seus mestre, a maioria idosos, muitos sem condições de saúde de levar a brincadeira para a rua. Também conversa com a última "mestra" do coco de roda alagoano, que fala das semelhanças e diferenças entre o coco tradicional e o estilizado. O Latitude, Longitude mostra, ainda, o bordado do filé, artesanato que também está presente em outros lugares do Brasil e do mundo, mas que em Maceió ganha um toque só seu: o colorido.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 08:00h
Ter, 29 mai às 06:00h


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Valter Hugo Mãe - o Tsunami Linguístico

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Escritor nascido em Angola, porém passou maior parte da sua vida em Portugal. Definido por José Saramago como "Tsunami Linguístico", publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula - a "tetralogia das minúsculas" -, lançados entre 2004 e 2010. Nesse período, assinava valter hugo mãe - assim mesmo, em minúsculas, em sinal de humildade literária. Seus livros são uma reflexão sobre a linguagem, a memória, a morte, a solidão e, é claro, Portugal. Ganhou prêmios importantes como Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012).

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 15:30h
Ter, 22 mai às 15:31h


07:00

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje nossa maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, ao invés de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. Parte da várzea amazônica, essa região do Médio Solimões se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, normas de vida e produção em uma Unidade de Conservação, espécies animais e vegetais protegidas, ameaças de barcos pesqueiros invasores, convivência com pesquisadores e turistas, dando destaque à prosódia e outros traços da cultura regional. O documentário está baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia nos deslocamentos e facilitador de contatos com lideranças comunitárias. No final das filmagens da seca, recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a realizar registros e narrativas sobre sua região.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 18:20h
Ter, 22 mai às 15:31h


08:40

Saliva

Ficção200715minBrasilLivreSP


De Esmir Filho Com Gabriel Cavicchioli, Hellen Vasconcelos, Mayara Comunale

Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 18:00h
Qua, 13 jun às 20:26h


09:00

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Documentário200383minBrasilLivreRJ


De Izabel Jaguaribe Com Paulinho da Viola, Amélia Rabello, Celsinho Silva, Cristina Buarque, Cristóvão Bastos

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 21:30h
Ter, 22 mai às 15:31h


10:30

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Ventura

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo que na década de 60 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou desta experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 20:00h
Ter, 22 mai às 15:31h


12:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Dom, 27 mai às 23:00h
Ter, 29 mai às 11:00h


13:00

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 02:35h
Seg, 28 mai às 04:35h
Ter, 29 mai às 07:00h


14:00

Tomie

Documentário201334minBrasilLivre


De Tizuka Yamasaki Com Tomie Ohtake

Ao reconhecer em Tomie Ohtake a personalidade que melhor incorporou a unidade cultural entre Brasil e Japão, Tizuka Yamasaki baseou a sua contribuição para os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 2008, produzindo o documentário "Tomie" sobre a artista. Por meio de entrevistas conduzidas pela cineasta, Tizuka traz depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake. Ao captar momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy e Ricardo, com a família nos almoços de domingo e com os amigos, a diretora evoca a natureza harmoniosa entre vida e obra, que acabou construindo a grande personalidade que é a Tomie.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 01:25h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 10 jul às 20:45h


14:40

Glauces - Estudo de um Rosto

Documentário200130minBrasilLivreRJ


De Joel Pizzini

Glauce era filha do rei. Glauce era rival de Medeia. Glauce é terra, navalham carne transe. Glauce era só. Glauce é rocha. Glauce era Glauce ou Glauce é Glauce.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 02:00h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h


15:20

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Seg, 28 mai às 06:35h
Ter, 22 mai às 15:31h


15:55

Quem se Importa - Episódio Acreditar

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Lilian do Prado Silva percebeu que o acesso ao crédito é o ingrediente que faltava para o fechamento do ciclo virtuoso do protagonismo juvenil em regiões rurais pobres em que o jovem não encontra qualquer alternativa de fonte de geração de renda. Para isso criou a Acreditar, uma organização de micro- crédito gerida e formada por jovens, para jovens, que os apóia a empreender seus próprios negócios em consonância com o modelo de desenvolvimento local sustentável de zonas rurais. Antes, o jovem da região tinha que sair de sua pequena cidade para encontrar oportunidade de empreender em cidades maiores. Com o banco de microcrédito, milhares de jovens iniciaram seus próprios negócios, agricultores investiram em suas lavouras, e todo tipo de negócio pode florescer. Os empreendimentos criados permitem que o jovem permaneça no campo, seguindo os princípios da agricultura orgânica familiar, e gere renda para sua família e para as sociedades locais. Mas o banco vai muito além de simplesmente oferecer o crédito monetário. A Acreditar promove uma educação financeira possibilitando que todos aprendam a administrar os recursos e seus novos negócios.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 04:00h
Seg, 28 mai às 02:00h
Ter, 22 mai às 15:31h


16:30

Grande Arte - Episódio Lucian Freud

Documentário200926minFrançaLivre


De Hector Obalk

Nascido em 1922, Lucian Freud é neto de Sigmund Freud. Ele é o pintor mais conhecido da Grã-Bretanha nos dias de hoje. Revisitando mais de setenta trabalhos do artista, em sua maioria retratos datados de 1944 a 2005, nós constatamos a evolução de sua carreira. Percebemos como seu trabalho com pincéis evoluiu, tornando-se mais espesso e vivo. Testemunhamos a confirmação lenta da ética do modelo. Os cenários deste episódio foram desenhados por Eric Rochant.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 14:30h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h


17:00

Bonnard - As Cores da Intimidade

Documentário201552minFrançaLivre


De Bruno Ulmer

Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h


18:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Seg, 28 mai às 07:10h
Ter, 22 mai às 15:31h


18:30

Mestres da Literatura - Episódio Lima Barreto

Documentário200128minBrasilLivre


De Hilton Lacerda

A breve e truculenta vida de Lima Barreto.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 15:00h
Seg, 28 mai às 08:00h
Ter, 22 mai às 15:31h


19:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Evolução nas Artes

Documentário201330minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre a evolução das artes, através das características das obras literárias, das obras cinematográficas e das pinturas. O elo de maior força entre essas três artes e´ o realismo, onde a realidade de cada época e´ refletida nas obras aqui comentadas. Em todas as obras literárias, analisadas por João Cezar de Castro Rocha e Paulo Roberto Pires, o Brasil e´ o principal tema; no cinema, o realismo e´ discutido por Nelson Aguilar, em como linguagem e montagem manipula a realidade; e nas artes plásticas, Jorge Coli coloca a questão central de que não sabemos nos observar como brasileiros.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 12:00h
Seg, 28 mai às 06:00h
Ter, 22 mai às 15:31h


19:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Adorável Lauro Escorel

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Como cineasta, dirigiu o longa-metragem Sonho sem fim (1985), prêmio especial do júri no Festival de Gramado, além de curtas e documentários como Os libertários (1976), prêmio Margarida de Prata da CNBB. Foi assistente de Dib Lutfi e Affonso Beato, antes de estrear como diretor de fotografia em São Bernardo (1971), de Leon Hirzsman, que recebeu o prêmio de melhor fotografia em Gramado. Seu trabalho em Ironweed (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de Indecency (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e Amelia Earhart: The Final Flight (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, retomou a parceria com Babenco na direção de fotografia de Coração iluminado, que representou o Brasil no Festival de Cannes. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Próximas Exibições:
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h


20:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 13: Nove bocas que se contradizem

Documentário201726minBrasilLivre


De Belisario Franca

Um militar romancista, um gaúcho modernista e um diplomata que virou nome de lei se encontram no episódio 13 da série Imortais da Academia. Neste episódio, que faz a genealogia da cadeira de número 13 da Academia Brasileira de Letras, destaque para Visconde de Taunay, Augusto Meyer e Sergio Paulo Rouanet, atual ocupante do assento. O título faz alusão a uma expressão usada por Rouanet no discurso de posse na ABL, quando tentou, sem sucesso, encontrar um elo entre os nove homens que já emprestaram seus nomes à cadeira 13, confirmando, mais uma vez, a pluralidade da composição da Academia.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 08:30h
Seg, 28 mai às 08:30h
Ter, 22 mai às 15:31h


21:00

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201827minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música Kilariô, do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba A vida em seus métodos diz calma, com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 09:00h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h


21:30

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 09:30h
Seg, 28 mai às 14:00h
Ter, 29 mai às 08:00h


22:00

Alegorias do Brasil - Episódio Identidade e Natureza

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Neste primeiro capítulo, investigamos que no Brasil não vigora um símbolo forte e essencial de identidade, mas sim alegorias fragmentadas do que é o ser brasileiro. Em seguida, como esse sentimento de identificação dos brasileiros com seu país passa menos pela nossa história concreta e seus eventos políticos do que pela imaginação, ou seja, pela natureza e pela cultura.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 10:00h
Seg, 28 mai às 11:30h
Ter, 22 mai às 15:31h


22:30

Guarnieri

Documentário201871minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, eles, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Dom, 27 mai às 10:30h
Ter, 22 mai às 15:31h
Ter, 22 mai às 15:31h