Sábado, 11 de Julho de 2020


00:00

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.


00:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Morte e destruição

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares parece indestrutível, mas com novas táticas, o paulista Fernão Carrilho destrói diversos quilombos. Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares. Uma guerra interna com a participação dos portugueses arrasa Cucaú. Ganga Zumba morre. Zumbi segue livre com seu povo.


01:30

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.


03:05

Martin Luther King: um homem marcado

Documentário201852minInglaterra12 anos


De Edward Cotterill

Martin Luther King Jr impulsionou mudanças nos Estados Unidos em face a uma amarga oposição. Foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros no mundo, com um discurso de não violência e de amor ao próximo. King foi submetido a uma feroz campanha de intimidação pelo FBI de J. Edgar Hoover, tão extremo que até há suspeita de algum envolvimento do governo no assassinato do líder.


04:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcos Acayaba

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Nada sobra, nada falta. Discípulo de Vilanova Artigas, Acayaba trouxe para sua prática profissional um forte interesse pelas questões técnicas, numa constante investigação arquitetônica, transitando pelos mais variados tipos de materiais e técnicas construtivas.


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo.


06:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


06:35

Dia Estrelado

Animação201117minBrasilLivrePE


De Nara Normande

Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.


07:00

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


08:00

Che Guevara, além do mito

Documentário201752minFrançaLivre


De Tencrede Ramonet

Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, se preocupou em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na história. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito.


09:00

Consciência³ - Episódio A Consciência de Gaia

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quinto episódio, refletiremos sobre a emergência de uma consciência planetária diante de um mundo cada vez mais intoxicado. Ressalta o valor incalculável da Vida, a visão planetária e a beleza e a potência da diversidade humana como essenciais para a preservação de um ecossistema sadio em contraposição ao sombrio panorama climático e de mega-extinção que se apresenta.


09:50

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".


11:50

Cinema Novo

Documentário201693minBrasilLivreRJ


De Eryk Rocha

Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.


13:30

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Seg, 26 out às 22:00h


15:30

Hitchcock - O homem por trás do ídolo

Documentário201952minFrança12 anos


De Laurent Herbiet

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permitirá descobrir Hitchcock de novo, entre escuridão e luz.


16:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Morte e destruição

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares parece indestrutível, mas com novas táticas, o paulista Fernão Carrilho destrói diversos quilombos. Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares. Uma guerra interna com a participação dos portugueses arrasa Cucaú. Ganga Zumba morre. Zumbi segue livre com seu povo.


17:30

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Raiz Ancestral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Os incríveis e performáticos Aniceto – há mais de 100 anos, gerações de uma mesma família que mantém e resiste no que vem da alma, tocar, dançar e representar o Cariri pela arte em sua manifestação autêntica, única e original.


18:35

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.


19:10

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alberto Manguel

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O escritor Alberto Manguel, conhecido por sua história da leitura e por ter sido leitor do escritor argentino Jorge Luis Borges, conversa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro.


19:45

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


20:20

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.


21:20

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.


22:20

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.