Domingo, 5 de Julho de 2020


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio A Década de 1980

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema e protestos em todo o mundo.


01:10

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


02:10

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.

Próximas Exibições:
Qui, 24 set às 18:30h


03:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Pôster - Estado da Arte do Design Gráfico

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

O pôster é sinônimo da nobreza artística na atividade de design gráfico e, ao mesmo tempo, realizá-lo é uma espécie tour de force no Brasil, onde é necessário ser um herói-marginal, no melhor estilo Hélio Oiticica, para fazê-lo.

Próximas Exibições:
Sex, 16 out às 19:00h


04:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


04:15

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sáb, 12 set às 14:50h


04:25

As Mil Mulheres

Documentário201884minBrasilLivreRJ


De Rita Toledo

A convite do filme, quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Entre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta. Ao entrelaçar arte e ativismo, o documentário lança luz às diversas faces do feminismo hoje.

Próximas Exibições:
Sáb, 10 out às 02:30h


06:00

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


07:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


08:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


09:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


09:35

Alegorias do Brasil - Episódio Macunaíma

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro. Suas ambivalências são as do próprio brasileiro. É aberto e plástico. Mas acaba morto. Será que hoje ainda há espaço para o malandro, que não obedece e nem afronta, mas dribla a lei? Ainda somos macunaímicos?


10:10

Matizes do Brasil - Episódio Tunga

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Este episódio de Matizes do Brasil é dedicado a uma das figuras mais emblemáticas da nossa cena artística contemporânea: Tunga. Ele, que foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra exposta sob a icônica pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, tem diferentes aspectos de sua trajetória analisados por curadores e amigos como Júlia Rebouças, Paulo Sérgio Duarte e Luísa Duarte. Eles compartilham suas percepções sobre este artista sem igual, cuja obra é barroca, carregada de simbolismos e de potência física. O episódio mergulha na carreira do artista e revela sua busca incansável por explorar os limites entre ciência e fantasia, realidade e ficção, o que culmina na criação de uma mitologia e de uma gramática próprias.


10:45

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


11:20

Ensaios Contemporâneos - Episódio Cia Mário Nascimento

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Companhia Mário Nascimento tem no seu criador e principal coreógrafo a figura que lhe dá o tom: enérgico e multitarefa, Mário Nascimento se reinventa a cada novo trabalho. Mário, além de dirigir e coreografar, também é bailarino e está presente em quase todas as peças do grupo. O grande diferencial da companhia vem do encontro entre Mário e o músico Fábio Cardia. Desde que começaram a trabalhar juntos, os dois sempre quiseram estabelecer conexões entre dança e música que fugissem dos formatos tradicionais. E até hoje essa característica é preservada. A chegada da bailarina Rosa Antuña, que hoje completa a tríade que lidera o grupo, trouxe um outro estilo coreográfico, mais leve, que contrasta com o vigor que marcava até então o perfil da companhia. O episódio busca retratar essa complementaridade presente na essência deles relembrando trabalhos de diferentes fases.


12:20

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


12:50

Expresso - Episódio Cao Guimarães

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

Personagem de Belo Horizonte, o cineasta e artista plástico Cao Guimarães apresenta seu universo, enquanto fala de arte, cinema, vida e experimentação. Entre parques, bares, botecos, sebos e praças, faz um passeio sensorial e contemplativo, no qual valoriza o acaso e deixa que “a cidade queira lhe dizer algo”. 


13:20

Cleo

Documentário201957minBrasilLivreSP


De Guilherme Begué

Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, sua contribuição é incomensurável. Além de ser a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa, é uma das principais referências no estudo da obra de Pessoa, Camões e Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e aos 101 anos Dona Cleo ainda nos presenteia com poesias recitadas de cor, uma interpretação impecável. Nesse documentário procuramos fazer um breve retrato da vida e carreira de Dona Cleo.

Próximas Exibições:
Qui, 27 ago às 20:30h


14:25

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Seg, 7 set às 22:30h


15:50

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


16:50

Consciência³ - Episódio A Consciência na Ciência

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quarto episódio da série, refletimos sobre o papel fundamental da consciência na Ciência, em especial em tempos de fundamentalismos de toda ordem. Para bem longe das proposições de “terra plana” e embasado pela mais contemporânea visão científica, confronta o Sapiens com o Cosmos. Com Antônio Nobre, Luiz Alberto Oliveira, Luiz Marques e convidados.


17:45

Revista Curta! - Episódio 05 07 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica semanal totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


18:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 2

Documentário201945minFrança16 anos


De Stéphanie Loridon, Xávier Deleu

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sex, 2 out às 19:00h


18:50

Sem Você

Show20196minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 set às 22:20h


19:00

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


20:30

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.


22:25

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.