Quinta-feira, 26 de Março de 2020


00:00

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.


01:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio As Cores de Affonso Beato

Documentário201752minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos, fundador da ABC conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich em Os fuzis de Ruy Guerra(1964). A virada que foi o trabalho com Glauber Rocha em O Dragão da Maldade contra o santo Guerreiro, (1969) Julio Bressane em Cara a cara (1967). A ida para os Estados Unidos onde faz parceria de 9 filmes com Jim McBride, entre eles : Acerto de Contas (1986) e A Fera do Rock!(1989). Trabalhou com Carlos Diegues em Orfeu (1999) e Deus é brasileiro (2003), com Walter Salles em Dark Water( 2005), Pedro Almodóvar em Carne Trêmula (1997) Tudo Sobre Minha mãe (1999). Afonso fala ainda do trabalho com a TV Globo e com Jayme Monjardim em o Tempo e o Vento (2012) e Maysa: Quando fala o coração (2009).


02:00

E o galo cantou

Ficção201622minBrasilLivreRJ


De Daniel Calil

Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.


02:25

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.


04:00

Fé na Batida - Episódio Krump

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Uma das vertentes mais novas das danças urbanas, o Krump surgiu a partir da frustração de um dançarino, que acabou imprimindo em seus movimentos toda a carga de seus sentimentos mais intensos. Daí o estilo mais agressivo, mas que de violento não tem nada. Os admiradores do Krump vivem essa cultura de forma muito catártica e coletiva, agrupados em famílias, ou fams. Assim são Bruno Duarte e Mayckon Almeida, que neste episódio de Fé na Batida abrem suas vidas e seus treinos para conhecermos mais sobre essa dança. Completa o episódio a dançarina Bárbara Lima que, após anos de dedicação ao Krump, uniu essa vivência a outros elementos para seguir carreira na dança experimental.


04:30

Expresso - Episódio Eloar Guazzelli

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

“Eu existo desenhando”, diz o ilustrador Eloar Guazzelli Filho, enquanto rabisca uma paisagem da sua Porto Alegre. Hoje vive em São Paulo, onde o rio que dominou os cenários de sua infância lhe “foi arrancado”, lamenta. Com “um olhar nostálgico sobre o Sul”, ele  mergulha dentro de suas raízes. Cruza as águas do Guaíba para chegar à Ilha do Presídio, local em que seu pai, advogado de presos políticos, visitava clientes durante a ditadura. Num passeio permeado por poesia, memória e política, ele percorre sua cidade, a “micrópole” na qual aprendeu a fazer as coisas voarem no papel.   


05:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.

Próximas Exibições:
Sex, 26 jun às 20:00h


05:30

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.


06:00

Linhas Abertas - Episódio Inspiração x Desconexão

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

UPPs não entregam segurança. Parques bibliotecas não promovem cultura. Teleféricos não andam sozinhos. Os processos de inserção cidadã e pacificação das favelas têm que se adaptar às comunidades. E não as comunidades se adaptarem aos processos impostos de cima. Afinal, o que o Rio de Janeiro viu em Medellín?


06:30

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.


07:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Vingança de Aquiles

Documentário201926minFrançaLivre


De Sebastien Rancourt

Thetis pede a Hefesto, o deus dos ferreiros, que forje novas armaduras e armas para seu filho Aquiles. Ao amanhecer, ela os entrega a ele, sabendo que eles levarão à sua morte. Mas Aquiles está determinado. Agamenon e os reis gregos, todos feridos, vêm pedir desculpas.


08:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Rosa Kliass

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Decidida a atuar na área desde sua formação na FAUUSP em 1995, Kliass é provavelmente a mais importante "arquiteta de paisagem" brasileira, tendo passado boa parte dos seus 50 anos de profissão desenhando paisagens e criando passeios, garantindo àqueles que se empilham e se encaixotam nas cidades uma das mais agradáveis atividades humanas: passear junto a paisagens naturais antropizadas.


09:00

Francisco Brennand

Documentário201275minBrasilLivrePE


De Mariana Brennand Fortes

Francisco Brennand é pintor, desenhista, escultor e ceramista. Desde 1971, vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. O filme narra sua trajetória a partir do diário escrito pelo artista, onde ele reescreve sua vida há mais de 60 anos.


10:30

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


10:40

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.


12:00

Fé na Batida - Episódio Krump

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Uma das vertentes mais novas das danças urbanas, o Krump surgiu a partir da frustração de um dançarino, que acabou imprimindo em seus movimentos toda a carga de seus sentimentos mais intensos. Daí o estilo mais agressivo, mas que de violento não tem nada. Os admiradores do Krump vivem essa cultura de forma muito catártica e coletiva, agrupados em famílias, ou fams. Assim são Bruno Duarte e Mayckon Almeida, que neste episódio de Fé na Batida abrem suas vidas e seus treinos para conhecermos mais sobre essa dança. Completa o episódio a dançarina Bárbara Lima que, após anos de dedicação ao Krump, uniu essa vivência a outros elementos para seguir carreira na dança experimental.


12:30

Expresso - Episódio Eloar Guazzelli

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

“Eu existo desenhando”, diz o ilustrador Eloar Guazzelli Filho, enquanto rabisca uma paisagem da sua Porto Alegre. Hoje vive em São Paulo, onde o rio que dominou os cenários de sua infância lhe “foi arrancado”, lamenta. Com “um olhar nostálgico sobre o Sul”, ele  mergulha dentro de suas raízes. Cruza as águas do Guaíba para chegar à Ilha do Presídio, local em que seu pai, advogado de presos políticos, visitava clientes durante a ditadura. Num passeio permeado por poesia, memória e política, ele percorre sua cidade, a “micrópole” na qual aprendeu a fazer as coisas voarem no papel.   


13:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.

Próximas Exibições:
Sex, 26 jun às 20:00h


13:30

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.


14:00

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.


15:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio As Cores de Affonso Beato

Documentário201752minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos, fundador da ABC conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich em Os fuzis de Ruy Guerra(1964). A virada que foi o trabalho com Glauber Rocha em O Dragão da Maldade contra o santo Guerreiro, (1969) Julio Bressane em Cara a cara (1967). A ida para os Estados Unidos onde faz parceria de 9 filmes com Jim McBride, entre eles : Acerto de Contas (1986) e A Fera do Rock!(1989). Trabalhou com Carlos Diegues em Orfeu (1999) e Deus é brasileiro (2003), com Walter Salles em Dark Water( 2005), Pedro Almodóvar em Carne Trêmula (1997) Tudo Sobre Minha mãe (1999). Afonso fala ainda do trabalho com a TV Globo e com Jayme Monjardim em o Tempo e o Vento (2012) e Maysa: Quando fala o coração (2009).


16:00

E o galo cantou

Ficção201622minBrasilLivreRJ


De Daniel Calil

Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.


16:25

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.


18:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Daniel Galera

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O escritor e tradutor Daniel Galera fala sobre sua infância, a literatura fundamentada na própria experiência, seu processo criativo, seu público na internet e a influência das novas mídias na palavra escrita.


18:30

Bike Amor - Episódio Cidade-espaço

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Naldinho Tranquilo, filósofo e bike messenger, é conhecido por pedalar de Jacarepaguá ao Centro do Rio calçando chinelos. Muito ágil em sua bike fixa, resolveu criar com alguns amigos uma empresa de entregas expressas em bicicleta e transformou a paixão pelo pedal em trabalho. Não satisfeito em pedalar de segunda a sexta durante todo o dia, Naldinho ainda treina nas montanhas do Rio aos sábados e se autodenomina "fixeiro de montanha". Além de trabalhar como bike messenger, ele dá aulas de filosofia no ensino médio público em Realengo e acredita que tem um papel a cumprir perante a sociedade tanto como ciclista quanto como professor.


18:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Xico Sá indica o livro “Fup”, de Jim Dodge

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor e jornalista Xico Sá, autor do romance “Big Jato”, apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, mas que possui um fã clube de admiradores fervorosos. O livro se chama “Fup”, e seu autor, Jim Doge.


19:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Tipografia - Imagem e Invisibilidade

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como diz um dos personagens deste episódio, se há um elemento que é próprio do lexo do design gráfico é a tipografia. Episódio indispensável para os amantes de longa data e aqueles que acabaram desse apaixonar pelo design gráfico, para conhecer um pouco mais deste pilar da atividade. Ou isso ou podem continuar a usar a fonte helvética.


20:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Zygmunt Bauman

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O polonês Zygmunt Bauman, sociólogo autor de livros de sucesso, como Amor Líquido, mostra como o poder econômico reduziu a capacidade política dos governos, além de falar sobre as perspectivas de futuro para os jovens e sobre o Facebook.


20:30

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.


21:20

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


22:50

Cleo

Documentário201957minBrasilLivreSP


De Guilherme Begué

Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, sua contribuição é incomensurável. Além de ser a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa, é uma das principais referências no estudo da obra de Pessoa, Camões e Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e aos 101 anos Dona Cleo ainda nos presenteia com poesias recitadas de cor, uma interpretação impecável. Nesse documentário procuramos fazer um breve retrato da vida e carreira de Dona Cleo.