Domingo, 26 de Janeiro de 2020


00:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.


01:00

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


01:30

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


02:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Doce Vida

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Federico Fellini dirigiu ´A Doce Vida´ em 1959. Na Roma dos anos 50, Marcello Mastroianni, um jornalista de celebridades, vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, de mulher em mulher. O filme é um retrato espetacular de uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem, filmado no período pós-guerra, quando o país é um milagre econômico e entra na modernidade. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios ´Cinecitta´, transformam Roma na nova Hollywood. De forma premonitória, ´A Doce Vida´ prevê a chegada de uma sociedade altamente midiatizada e a libertação de morais que viria. Aos 40 anos, Felline se torna o novo mestre do cinema italiano. Partindo do realismo e da narração clássica, o filme torna-se sinônimo de um certo estilo de vida e libera a forte inclinação de Fellini para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.


03:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época são as fontes históricas usadas na série “Imagens do Estado Novo - 1937-45”. O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

Próximas Exibições:
Sex, 15 mai às 20:30h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Filmando o Som - Walter Goulart

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Decano dos técnicos de som do cinema brasileiro, ele iniciou sua carreira no estúdio de som Rivatoncomo foley, passando em seguida a dominar as diferentes funções da pós-produção sonora, indo da captação à mixagem. Tornou-se o braço direito de Carlos De La Riva na Tecnisom e posteriormente na Delarte, passando aos sets ao fazer o som direto de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), o que o transformou de imediato no maior nome da função ao longo da história. Foi responsável pelo som de mais de 200 títulos entre curtas e longas, com destaque para títulos como O Anjo Nasceu (1968), Macunaíma (1970), São Bernardo (1971), Guerra Conjugal (1975), Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Cabaré Mineiro (1984), Egungun (1985), Deus é um fogo (1987) e Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2007) entre outros. Foi importante ativista sindical e professor de Técnica de Som em inúmeras oficinas e escolas.


05:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Amor é verso prosa é poesia

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Uma tradição que veio dos tempos em que o fumo era a principal atividade econômica de Arapiraca , Alagoas – o destalar as folhas nos salões de trabalho, momento esse cantado pelas mulheres ali reunidas. O tempo se foi mas as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca permanecem representadas pelas 5 mulheres que cantam o trabalho, os encontros, a vida rural, os amores e a partilha do ofício.


05:40

Expresso - Episódio Graça Braga

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

“São Paulo tem bamba, tem samba e muita gente boa. Não é só garoa”. É o que prova Graça Braga, dama do samba paulistano. Para além da Avenida Paulista, nas periferias da cidade, ela mostra ritmos, crenças e lirismos. Uma cultura que persiste e fervilha, herdeira das tradições afrobrasileiras.


06:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Qua, 27 mai às 18:30h


07:00

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.


07:20

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Ter, 26 mai às 18:30h


08:25

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.


09:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Bebê Kramer

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Gaúcho natural de Vacaria, Alessandro Kramer, mais conhecido como Bebê, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas (ele diz que sempre toca pilchado, em homenagem a seu estado de origem), Bebê divide o palco com grandes nomes da música brasileira, como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti, com quem forma um interessante e criativo duo de acordeons. Fã inveterado de Dominguinhos, Bebê é também admirado pelo ídolo, que o aponta como um dos grandes atualmente no país.


09:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Truques e Magias de Cezar Moraes

Documentário201732minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Sobrinho de Fernando Duarte, Cezar Moraes foi assistente de câmera por 12 anos até se consolidar como diretor de fotografia. Fez diversos filmes dos Trapalhões nos anos 80 e estabeleceu uma relação estreita com o cinema infantil. Fotografou também "Era Uma Vez..." de Arturo Uranga (1993) com técnicas de vidro pintado, o chamado Matte Painting. Cezar foi o pioneiro da captação digital no Brasil, trazendo dos EUA os equipamentos e a técnica para filmar em HD. Produziu assim "Xuxa e os Duendes" (2001), o primeiro filme em digital feito no país.


10:05

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.

Próximas Exibições:
Ter, 26 mai às 22:00h


10:40

Alegorias do Brasil - Episódio Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O processo de colonização do Brasil deixou aos índios que habitavam o território as alternativas de morrer fisicamente ou simbolicamente. Mas, por outro lado, permitiu o intercurso entre suas culturas e a europeia. Essa aculturação é notável nas representações que, desde Pero Vaz de Caminha até o Romantismo e o Modernismo, foram feitas dos índios e moldaram a nossa imaginação sobre eles.


11:15

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Guerra Invisível

Documentário201638minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Alexandre Anderson, pescador artesanal, fundador e líder da Associação de Homens do Mar (AHOMAR), vive há 4 anos num programa de proteção da Polícia Federal. Entre 2009 e 2012, sofreu 6 atentados e ostenta algumas cicatrizes de bala pelo corpo. O embate entre os pescadores e as indústrias com atividade na Baía de Guanabara, em especial a Petrobrás, vem gerando uma batalha sangrenta, que inclui ameaças, atentados e assassinatos. Os pescadores atribuem a violência à Petrobrás. A Petrobrás nega e se coloca como uma empresa preocupada com as comunidades pesqueiras e com a preservação do meio ambiente.


12:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Primeiro Ato

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A busca por uma dança coletiva, onde todos os envolvidos pudessem colaborar em diferentes etapas da preparação do espetáculo, em uma verdadeira criação colaborativa. Isso foi o que levou Suely Machado e mais quatro amigas a fundarem o Grupo Primeiro Ato em 1982. De lá para cá, muita coisa mudou, e hoje apenas Suely permanece à frente da companhia. Mas a ideia de desenvolver criações colaborativas se manteve. Além das trocas frequentes com os bailarinos do grupo, por vezes Suely convida artistas de fora para trabalharem juntos. O Grupo Primeiro Ato, além da companhia de dança, mantém ainda uma escola de dança para todas as idades, desde crianças até adultos. Neste episódio, espetáculos marcantes, parcerias criativas e algumas das motivações que mantêm de pé há mais de 35 anos o trabalho da companhia são relembrados.


13:00

Cineastas - Episódio Lúcia Murat

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat, que realizou seus filmes inspirada em sua própria vida como militante, é narrado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Bucher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth.

Próximas Exibições:
Qua, 29 abr às 20:00h


14:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 1

Show197844minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.


15:00

Nós, Documentaristas - Episódio Emílio Domingos

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Emí­lio Domingos

No episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.


15:35

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.


16:05

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 14 mai às 20:35h


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio A Década de 1980

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema e protestos em todo o mundo.


17:45

Revista Curta! - Episódio 26-01-20

Jornalismo201915minBrasilLivre


Com Renata Pinheiro, Sergio Oliveira, Juliana Linhares, Carlos Nejar, Mari Morgado

Nesta edição da Revista Curta!: os diretores do filme Açúcar falam sobre a história do longa, que mostra a herdeira de um antigo engenho de cana de açúcar tentando impedir que os ex-funcionários se apossem do local; artistas visuais integrantes da coletiva Ainda Fazemos as Coisas em Grupo comentam suas obras, que falam de despedidas, de feminilidade e do poder paralelo do tráfico; o escritor Carlos Nejar conta como as tragédias de Mariana e Brumadinho o levaram a escrever um livro de poesia; os três músicos da banda Pietá explicam como chegaram ao som urbano do seu novo disco, Santo Sossego.


18:00

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.


19:00

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.

Próximas Exibições:
Qui, 9 abr às 21:20h


20:45

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.


22:35

Uruguai - Na Vanguarda

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Marco Antonio Pereira

História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI.

Próximas Exibições:
Sex, 24 abr às 18:05h