Sábado, 25 de Janeiro de 2020


00:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1907-1921: Terra e Liberdade

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.


01:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.


02:35

Uruguai - Na Vanguarda

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Marco Antonio Pereira

História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI.


04:00

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.


04:20

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


05:25

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 1: Abaixo o tatibitati

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.


06:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Filmando o Som - Walter Goulart

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Decano dos técnicos de som do cinema brasileiro, ele iniciou sua carreira no estúdio de som Rivatoncomo foley, passando em seguida a dominar as diferentes funções da pós-produção sonora, indo da captação à mixagem. Tornou-se o braço direito de Carlos De La Riva na Tecnisom e posteriormente na Delarte, passando aos sets ao fazer o som direto de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), o que o transformou de imediato no maior nome da função ao longo da história. Foi responsável pelo som de mais de 200 títulos entre curtas e longas, com destaque para títulos como O Anjo Nasceu (1968), Macunaíma (1970), São Bernardo (1971), Guerra Conjugal (1975), Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Cabaré Mineiro (1984), Egungun (1985), Deus é um fogo (1987) e Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2007) entre outros. Foi importante ativista sindical e professor de Técnica de Som em inúmeras oficinas e escolas.


07:00

Juntos - Episódio Cuidar da Terra

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Experimentar a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, é uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.


07:35

Dente por dente

Ficção199422minBrasilLivreSP


De Alice de Andrade Com Ney Latorraca, Pedro Cardoso, Sérgio Mamberti, Marcélia Cartaxo, Evandro Mesquita

Uma tumultuada história de amor entre um dentista-poeta e uma jovem traumatizada por consultórios dentários.


08:10

Aquarela Musical - Episódio Maria da Inglaterra

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Érika Martins (SP), Bia e os Becks (PI) e Sandro Moura (PI) fazem releituras dos sucessos da piauiense Maria da Inglaterra, que apesar de analfabeta, passou a compôr após um misterioso contato com extraterrestres.

Próximas Exibições:
Ter, 14 abr às 18:00h


08:45

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.


09:45

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.


10:00

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.

Próximas Exibições:
Qui, 9 abr às 21:20h


11:45

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.


12:15

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


12:45

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.


14:35

Uruguai - Na Vanguarda

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Marco Antonio Pereira

História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI.


16:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Doce Vida

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Federico Fellini dirigiu ´A Doce Vida´ em 1959. Na Roma dos anos 50, Marcello Mastroianni, um jornalista de celebridades, vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, de mulher em mulher. O filme é um retrato espetacular de uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem, filmado no período pós-guerra, quando o país é um milagre econômico e entra na modernidade. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios ´Cinecitta´, transformam Roma na nova Hollywood. De forma premonitória, ´A Doce Vida´ prevê a chegada de uma sociedade altamente midiatizada e a libertação de morais que viria. Aos 40 anos, Felline se torna o novo mestre do cinema italiano. Partindo do realismo e da narração clássica, o filme torna-se sinônimo de um certo estilo de vida e libera a forte inclinação de Fellini para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.


17:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Guerra Invisível

Documentário201638minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Alexandre Anderson, pescador artesanal, fundador e líder da Associação de Homens do Mar (AHOMAR), vive há 4 anos num programa de proteção da Polícia Federal. Entre 2009 e 2012, sofreu 6 atentados e ostenta algumas cicatrizes de bala pelo corpo. O embate entre os pescadores e as indústrias com atividade na Baía de Guanabara, em especial a Petrobrás, vem gerando uma batalha sangrenta, que inclui ameaças, atentados e assassinatos. Os pescadores atribuem a violência à Petrobrás. A Petrobrás nega e se coloca como uma empresa preocupada com as comunidades pesqueiras e com a preservação do meio ambiente.


17:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Bebê Kramer

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Gaúcho natural de Vacaria, Alessandro Kramer, mais conhecido como Bebê, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas (ele diz que sempre toca pilchado, em homenagem a seu estado de origem), Bebê divide o palco com grandes nomes da música brasileira, como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti, com quem forma um interessante e criativo duo de acordeons. Fã inveterado de Dominguinhos, Bebê é também admirado pelo ídolo, que o aponta como um dos grandes atualmente no país.


18:35

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Truques e Magias de Cezar Moraes

Documentário201732minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Sobrinho de Fernando Duarte, Cezar Moraes foi assistente de câmera por 12 anos até se consolidar como diretor de fotografia. Fez diversos filmes dos Trapalhões nos anos 80 e estabeleceu uma relação estreita com o cinema infantil. Fotografou também "Era Uma Vez..." de Arturo Uranga (1993) com técnicas de vidro pintado, o chamado Matte Painting. Cezar foi o pioneiro da captação digital no Brasil, trazendo dos EUA os equipamentos e a técnica para filmar em HD. Produziu assim "Xuxa e os Duendes" (2001), o primeiro filme em digital feito no país.


19:10

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


19:45

Alegorias do Brasil - Episódio Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O processo de colonização do Brasil deixou aos índios que habitavam o território as alternativas de morrer fisicamente ou simbolicamente. Mas, por outro lado, permitiu o intercurso entre suas culturas e a europeia. Essa aculturação é notável nas representações que, desde Pero Vaz de Caminha até o Romantismo e o Modernismo, foram feitas dos índios e moldaram a nossa imaginação sobre eles.


20:20

Arquitetos - Episódio Mapa

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mapa é uma associação, um escritório virtual entre dois escritórios, um, no Brasil, sediado em Porto Alegre, e, outro, no Uruguai, em Montevidéu. Os associados trabalham com a ideia de unidade latino-americana, e que faz muita falta para nós no Brasil. A marca do trabalho do Mapa é o uso do pré-fabricado, utilizando inclusive contêineres, elementos que vem de indústria e que são montados no canteiro com grande agilidade e praticidade, lançando mão de estruturas metálicas e de madeira, materiais pouco comuns em nossa linguagem no Brasil, que tende a ser mais a do concreto armado.


21:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Primeiro Ato

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A busca por uma dança coletiva, onde todos os envolvidos pudessem colaborar em diferentes etapas da preparação do espetáculo, em uma verdadeira criação colaborativa. Isso foi o que levou Suely Machado e mais quatro amigas a fundarem o Grupo Primeiro Ato em 1982. De lá para cá, muita coisa mudou, e hoje apenas Suely permanece à frente da companhia. Mas a ideia de desenvolver criações colaborativas se manteve. Além das trocas frequentes com os bailarinos do grupo, por vezes Suely convida artistas de fora para trabalharem juntos. O Grupo Primeiro Ato, além da companhia de dança, mantém ainda uma escola de dança para todas as idades, desde crianças até adultos. Neste episódio, espetáculos marcantes, parcerias criativas e algumas das motivações que mantêm de pé há mais de 35 anos o trabalho da companhia são relembrados.


22:00

Cineastas - Episódio Lúcia Murat

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat, que realizou seus filmes inspirada em sua própria vida como militante, é narrado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Bucher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth.

Próximas Exibições:
Qua, 29 abr às 20:00h


23:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 1

Show197844minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.