Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019


00:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


01:45

Memórias do Brasil - Episódio Maria Alcina - Do Rímel ao Blush

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu Com Arnaldo Antunes, Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro

Dona de uma voz e de uma personalidade exótica e cativante, Maria Alcina sempre chamou atenção do público em todos os shows em que se apresenta. Ela, que se considera uma artista pós-tropicalista, nos conta como era brilhar em importantes festivais musicais da década de 1970, quando era considerada uma artista subversiva pelo regime militar. Acompanharemos as memórias de Maria Alcina e conheceremos um pouco mais da história da artista. Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro e o produtor musical Thiago Marques nos ajudam a conhecer uma Alcina que poucos conhecem.


02:40

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio A construção do filme em torno de uma imagem

Documentário200053minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Walter Salles e Daniela Thomas falam sobre a importância que a imagem tem na elaboração dramatúrgica de seus filmes. Revelam como constroem toda a complexa teia de relações e conflitos em torno de uma única imagem. Walter Salles conta ainda qual o papel que o cinema documentário exerceu e exerce em seu processo criativo e, como Central do Brasil foi concebido.


03:40

Latitude, Longitude - Episódio Os encantos da Ilha da Magia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Por que Florianópolis é chamada de Ilha da Magia? Quem ajuda o Latitude, Longitude a contar essa história é a Dona Bilica, típica manezinha da ilha, personagem da atriz Vanderleia Will. Do picadeiro do circo que leva seu nome, Bilica conduz o episódio pela herança açoriana de Floripa, em uma narrativa cheia de encantos. O episódio mostra um antigo engenho de farinha de mandioca que ainda hoje funciona à base de tração animal; conhece o universo dos fazedores da renda de bilro, incluindo um ateliê que usa a renda como mote de suas peças de cerâmica; e vai até o mercado público conhecer melhor o ofício e o jeito brincalhão de seus feirantes.


04:15

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.


04:50

Retornados - Episódio Origens

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No primeiro episódio da série, conheceremos as origens do fenômeno do retorno dos escravos libertos à África e levaremos mensagens de famílias baianas a seus parentes retornados à Nigéria.

Próximas Exibições:
Qua, 12 fev às 19:30h


05:25

Designers do Brasil - Episódio Guto Requena

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Requena

Guto Requena faz intenso uso da impressão tridimensional, que é considerada uma nova revolução industrial por alterar profundamente a maneira com que os objetos são consumidos e fabricados. Essa tecnologia o ajuda a materializar "coisas" até então intangíveis ou imateriais, como o som e a emoção, em objetos como cadeiras, vasos e bowls. Atua na escala não apenas do objeto, mas da arquitetura e da cidade, desenvolvendo interiores e fachadas interativas que se comunicam com o ambiente e com as pessoas ao redor.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Foi para a Trácia e depois para a Índia, acompanhado por uma procissão barulhenta de Mênades e Sileno. Em Tebas, sua cidade natal, ele queria ser ouvido como o


06:35

Panair do Brasil

Documentário200871minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários da empresa e de seus descendentes, explorando a influência exercida pela Panair na aviação comercial nacional. Tendo seu auge durante o governo Juscelino Kubitschek, a empresa passou a ser perseguida durante a ditadura militar até ter suas suas linhas aéreas cassadas, em 1965.

Próximas Exibições:
Sex, 3 jan às 20:50h


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 35: Canto às liberdades

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras, em diferentes momentos da história, sustentou a defesa das liberdades. Ora individuais, ora coletivas. Ora no campo da política, ora no campo da língua. Liberdade, liberalismo e pensamento liberal se cruzam na história dessa cadeira e dos que nela sentaram. E é à luz dessas palavras-chave que este episódio da série Imortais da Academia faz uma leitura da vida e da produção intelectual dos expoentes da cadeira 35, com destaque para Candido Mendes de Almeida, Celso Ferreira da Cunha e José Honório Rodrigues.


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.


09:00

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 21:30h


10:20

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eliane Brum indica o livro “Bartleby, o escriturário”, de Herman Melville

Documentário20174minBrasilLivreSP


De Eduardo Barros

A jornalista, documentarista e escritora Eliane Brum apresenta neste episódio um de seus livros favoritos, o clássico “Bartleby, o escriturário”, do autor norte-americano Herman Melville.


10:30

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.

Próximas Exibições:
Qui, 27 fev às 22:30h


12:00

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


12:20

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

Próximas Exibições:
Sex, 17 jan às 22:25h


14:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


15:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


15:15

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


17:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Toque o Céu

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

Do furacão Katrina ao Governo Obama: como o Estado lida com os corpos negros?


18:00

Latitude, Longitude - Episódio Maceió: a cidade e suas cores

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio fala do multicolorido que dá o tom dos elementos típicos da cultura de Maceió. Ao desembarcar na capital alagoana, o Latitude, Longitude mostra as matizes e o brilho das roupas e dos adereços do Guerreiro, folguedo típico que corre o risco de desaparecer junto com seus mestres, a maioria idosos, muitos sem condições de saúde de levar a brincadeira para a rua. Também conversa com a última


18:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


19:30

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


20:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.


20:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Mateus Aleluia

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Natural de Cachoeira, cidade do recôncavo baiano, atualmente mora em Luanda, Africa. É o único representante vivo da formação original do conjunto musical “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais negros do país, nas décadas de 70 e 80. O repertório da obra revela as suas influências e fontes de inspiração artística, que vão desde a cultura afro-barroca, marca dos fortes vínculos com a sua ancestralidade, ao imaginário indígena brasileiro.


21:00

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.


21:35

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


22:15

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.