Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019


00:00

Estados da Arte - Episódio Negro

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein Com Thiago Sant'Ana, Thiago Sant´Ana

A matriz africana e seus desdobramentos na arte contemporânea brasileira. Releituras, ressignificações e antropofagia. Aderbal Ashogun, o artista-sacerdote que promove e defende a cultura afro-brasileira. Arjan Martins e a narrativa pictórica e poética do tráfico negreiro. Tiago Sant´Ana apresenta o sincretismo no Recôncavo Baiano. Ronal Duarte propõe o encontro da arte com o ritual. Paulo Nazareth, artista-andarilho em busca da afirmação de uma identidade negra e latino americana. Michelle Mattiuzzi expõe e problematiza seu corpo negro feminino.


00:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


01:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!


02:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.


04:00

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 3

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


06:00

Mobilis - Episódio Especulação Imobiliária

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Por que é tão comum que a própria organização tradicional das cidades separe as pessoas de seus destinos com distâncias que dificultam a vida de quase todos?


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Boaventura de Sousa Santos

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial pesquisou e publicou trabalhos em diversos temas, como globalização, ecologia, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. Neste episódio, Boaventura nos conta como foram seus estudos e sua infância, pois foi o primeiro filho de operário a se formar na Universidade de Coimbra. Além disso, fala sobre o neoliberalismo e os novos desafios que a esquerda enfrenta no mundo de hoje, principalmente a América Latina.


07:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Poussin

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Poussin se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


08:00

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.


08:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Felipe e Manoel Cordeiro

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade, Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração da efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbo, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.


09:00

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.


11:00

Álbuns Clássicos - Episódio Classic Albums - Lou Reed – Transformer

Documentário199750minInglaterra12 anos


De Bob Smeaton

O episódio aborda a produção do "Transformer" de Lou Reed - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de The Velvet Underground ao superstar solo internacional.


12:00

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 3

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


13:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


14:00

Estados da Arte - Episódio Negro

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein Com Thiago Sant'Ana, Thiago Sant´Ana

A matriz africana e seus desdobramentos na arte contemporânea brasileira. Releituras, ressignificações e antropofagia. Aderbal Ashogun, o artista-sacerdote que promove e defende a cultura afro-brasileira. Arjan Martins e a narrativa pictórica e poética do tráfico negreiro. Tiago Sant´Ana apresenta o sincretismo no Recôncavo Baiano. Ronal Duarte propõe o encontro da arte com o ritual. Paulo Nazareth, artista-andarilho em busca da afirmação de uma identidade negra e latino americana. Michelle Mattiuzzi expõe e problematiza seu corpo negro feminino.


14:30

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


15:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!


16:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.


18:00

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.


18:30

Linhas Abertas - Episódio Jardins Suspensos

Documentário201826minBrasilLivre


De João Vargas

Em 1970, durante a ditadura militar, foi inaugurado na região central de São Paulo o elevado conhecido como Minhocão. Jardins Suspensos mostra o impacto negativo do Minhocão na região por onde passa e as transformações na vizinhança da HighLine, um parque elevado em New York, para discutir as mudanças no entorno do Minhocão com sua desativação para o trânsito rodoviário, prevista pelo código de obras de São Paulo, vai levar à demolição do Minhocão ou à sua transformação em um parque elevado.


19:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no Projeto Genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".


19:30

Designers do Brasil - Episódio Renato Imbroisi

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Renato Imbroisi

Renato Imbroisi está inteiramente mergulhado no universo da revitalização técnica e estética do artesanato. Já fez mais de 140 projetos no Brasil e também em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália e Chile. Utiliza fibras vegetais, palhas, sementes, algodão, prata e lã, entre outros materiais. Renato tem ainda uma criação autoral como designer têxtil, com peças também produzidas artesanalmente.


20:00

Liberdade

Documentário201825minBrasilLivreSP


De Pedro Nishi, Viní­cius Silva

Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa a muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso na imigração no aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio.


20:30

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.


21:00

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.


23:15

Travelling Adiante

Ficção201910minBrasil10 anosRJ


De Lucio Branco

O movimento é uma constante na trajetória do cineasta Sylvio Lanna, o qual não se descola da sua visão sobre a vida e o cinema - moldada, em grande medida, pelo roteiro das suas andanças pelo mundo. Para ele, viver e fazer cinema é não ficar parado. Travelling adiante é uma tentativa de breve mirada de longo alcance da sua trajetória audiovisual e humana, sem perder o foco sobre a coerência da figura do realizador de ontem e de hoje.


23:40

Grandes Cenas - Episódio O Pântano

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O técnico de som Guido Berenblum detalha o processo de criação da cena da piscina em "O Pântano" (2001) de Lucrecia Martel, uma diretora que encontra no som a grande força motriz para suas narrativas.