Sábado, 13 de Julho de 2019


00:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


01:00

Estrada de Sonhos

Documentário201591minBrasilLivreRJ


De Pedro Von Krüger

O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.


02:50

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menor discriminação. No limiar do século XXI, observamos uma mudança nas oposições entre esquerda e direita para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.


04:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Rainha Margot

Documentário201352minFrança12 anos


De Guilaume Moscovitz

"A Rainha Margot" foi lançado em 1994. É o quinto filme de Patrice Chéreau. Inspirado no romande de Alexandre Dumas (o pai), foi escrito em colaboração com Danièle Thompson. O filme é sobre o nscimento do poder de Henrique IV, protestante desde seu noivado com Marguerite de Valois, católica. Um casamento político que deveria acalmar conflitos religiosos, o noivado levaria ao Massacre da Noite de São Bartolomeu. Este drama de época apresenta grandes atores (Isabelle Adjani, Daniel Auteuil, Vincent Perez, Virna Lisi, Jean-Hughes Anglade, Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy) e teve uma filmagem bastante cara. O filme ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (para Virna Lisi) no Festival de Cannes e 5 prêmios no César do ano seguinte. Mesmo sendo um filme de época, a história contemporânea ecoa em "A Rainha Margot". Patrice Chéreau e Danièle Thompson admitem que a inspiração veio de eventos relacionados à morte do Imã Khomeiny, no Irã, ao massacre de Timisoara, na Romênia e à guerra civil entre católicos, ortodóxos e muçulmanos na ex-Iugoslávia. A música do filme, e isso não é uma coincidência, foi composta por Goran Bregovic, nascido em Sarajevo, filho de uma mãe sérvia e um pai croata, e casado com uma muçulmana. O filme também foi lançado no mesmo ano do genocídio em Ruanda. Segundo Chéreau, a barbárie era de fato uma realidade muito próxima e muito atual. Em 1994, Patrice Chéreau tinha 50 anos. Ator, diretor de palco em teatros e óperas, ele dirigiu a tetralogia de Wagner no Bayreuth Opera House (1976-1980). Em 1974 ele filma seu primeiro longa, "La chair de l´orchidée" e então dirige "Judith Therpauve" (estrelando Simone Signoret), "L´homme blessé" (César de Melhor Roteiro em 1983) e "Hôtel de France". Patrice Chéreau foi um artista comprometido, envolvido com as questões de seu tempo (ele militou, por exemplo, na defesa dos direitos homossexuais). Sendo em peças clássicas ou em filmes de época, ele sempre um ponto de vista contemporâneo.


05:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Silviano Santiago

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O ensaísta, romancista, crítico, contista e poeta Silviano Santiago fala sobre misturar atividades profissionais simultâneas à literatura, a relação com o cinema e o processo de buscar temas nas ruas tornando sua escrita bastante urbana.


05:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 19:00h


06:05

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida desse artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conhecemos mais sobre a trajetória desse grande artista.

Próximas Exibições:
Ter, 12 nov às 19:00h


07:00

Juntos - Episódio Hortas Urbanas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Em 2014, o estado mais populoso do Brasil sentiu em seu principal centro urbano o colapso eminente, com a crise hídrica que cortou o banho, reduziu a lavagem de roupas e impactou no cotidiano e na cultura de vida do paulistano. Na contramão da crise hídrica, uma iniciativa de plantio de mudas e de proteção de nascentes revela uma cidade possível. Sim, existe horta e nascentes em SP.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 19:30h


07:30

Latitude, Longitude - Episódio Paraty, uma cidade feita a mãos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude descobre uma Paraty que é feita a mãos. Seja no incentivo à leitura na biblioteca comunitária Cora Coralina, nas telas do artista Júlio Paraty ou na tradição da ciranda resguardada nos quarenta anos de estrada do grupo "Os Coroas Cirandeiros". A partir destes três aspectos que ajudam a delinear a identidade cultural da cidade, Paraty se desdobra em várias facetas, mas mantém o estímulo ao desenvolvimento artístico como interseção entre todas elas.

Próximas Exibições:
Seg, 9 dez às 18:00h


08:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


08:30

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.


10:00

Alegorias do Brasil - Episódio O Estado Sou Eu

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Luis XIV ficou famoso por ser o rei da França que afirmou: “o Estado sou eu”. Sua frase designava um poder monarca absoluto, mas, no caso do Brasil, poderia se aplicar ao processo de modernização do país, atendendo pelo nome de patrimonialismo. O Estado, ao invés de público, serve para atender aos interesses privados.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 20:30h


10:35

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.

Próximas Exibições:
Ter, 5 nov às 22:25h


12:00

Estrada de Sonhos

Documentário201591minBrasilLivreRJ


De Pedro Von Krüger

O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.


13:45

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Pedro Bandeira indica os livros “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson, e “Sapiens”, de Yuval Noah Harari

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil do país, Pedro Bandeira é autor do clássico “A droga da obediência”, entre outros livros. Neste episódio, ele indica dois de seus livros de cabeceira: “Por que as nações fracassam” e “Sapiens”.


14:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


15:00

Travelling Adiante

Ficção201910minBrasil10 anosRJ


De Lucio Branco

O movimento é uma constante na trajetória do cineasta Sylvio Lanna, o qual não se descola da sua visão sobre a vida e o cinema - moldada, em grande medida, pelo roteiro das suas andanças pelo mundo. Para ele, viver e fazer cinema é não ficar parado. Travelling adiante é uma tentativa de breve mirada de longo alcance da sua trajetória audiovisual e humana, sem perder o foco sobre a coerência da figura do realizador de ontem e de hoje.


15:12

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves Com Glauber Rocha, Humberto Mauro, Alex Viany

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional pela fidelidade à paisagem e pela captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.


15:36

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.


16:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201052minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


17:00

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.


18:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Mike Davis

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Professor da Universidade da Califórnia, Mike Davis fala sobre as consequências da crise de 2008, o movimento Occupy e o lado sombrio da globalização.


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Arles e os Encontros da Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Rogério Reis, Andrés Serrano, Christine Spengler, Sébran D´argent, Wally Bourdet

Em Arles, uma pequena cidade no Sul da França, "Caçadores da Alma" visitou a grande festa da fotografia. Anualmente, a cidade é inundada por fotógrafos do mundo inteiro. Galerias tradicionais se espalham para explorar o negócio da fotografia, mas na verdade o evento continua a ser um encontro de fotógrafos e declarações de amor à imagem fixa, mesmo espírito que inspirou os criadores do festival. Um caldeirão da criação contemporânea, como os organizadores o definem. Lá, a equipe documentou a diversidade que marca a fotografia contemporânea. Enquanto fotógrafos de guerra discutem a ética por trás da cobertura de conflitos, outros artistas procuram um caminho mais autoral.

Próximas Exibições:
Ter, 10 dez às 20:30h


19:45

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.


20:45

Ensaios Contemporâneos - Episódio As danças urbanas na dança contemporânea

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

Há algum tempo, um fenômeno tem ganhado destaque no cenário da dança mundial: a presença em produções de dança contemporânea de elementos das chamadas danças urbanas, ou seja, danças e técnicas vindas de uma cultura urbana muito específica, a cultura Hip Hop. A aproximação entre estes dois universos e suas mútuas interferências têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual, seja pela alta capacidade do Hip Hop de iniciar pessoas na dança profissional, seja pela cada vez mais comum apropriação de elementos do Hip Hop pela dança contemporânea. Este episódio da série Ensaios Contemporâneos apresenta o trabalho de duas companhias de dança que transitam pela junção desses universos: a Companhia Urbana de Dança e a Companhia Híbrida, ambas com sede no Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 22:00h


21:45

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Seg, 11 nov às 21:00h


22:25

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.