Terça-feira, 25 de Junho de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Paulinho Moska

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Com Moska é sempre "Tudo Novo de Novo", como ele diz na canção que abre o programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e o que fez sua cabeça musical foi juntar os gostos de todos da sua família com o que ouvia no rádio. Para nós, ele trouxe uma versão inspirada de "Terra", do Caetano, "Enrosca", sucesso de Fabio Jr., e "Sonhos", de Peninha. Além disso, foi delicioso relembrar "Nuvem Passageira", sucesso único de Hermes Aquino. "A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso".


00:40

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1? - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


01:15

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


01:45

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.


03:25

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Papai Noel é um lixo

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Jean-Marie Poiré filmou "Le Père Noël Est Une Ordure" em 1981. A história se passa na véspera de Natal, na sede de uma empresa de atendimento telefônico ao suicida. Enquanto um homem desesperado comete suicídio ao telefone, todos os tipos de personagens aparecem no escritório sem serem esperados. A noite se transforma em um pesadelo quando o técnico que conserta o elevador morre acidentalmente. O filme é baseado na peça homônima, produzida pela companhia de teatro "Le Splendid", que já havia passado pelo cinema com o grande sucesso de 1978, "Les Bronzés". O filme vai bem no cinema, mas a televisão e o vídeo o transformariam em um filme cult, especialmente por seus diálogos hilários e suas piadas. Filmado depois da vitória da esquerda nas eleições de 1981, a produção, politicamente incorreta, fala sem tabus sobre pobreza e exclusão, caridades e hipocrisia social. É também uma denúncia da homofobia: quando a epidemia da AIDS começa a se espalhar, organizações gays estão lutando contra a discriminação. É a idade de ouro do "dinner theatre", de grupos independentes que unem humor e criticismo social com habilidade. "Café de la Gare" e "Le Splendid" são os grupos principais, onde o cinema vai encontrar um apanhado de atores: Gérard Depardieu e Patrick Dewaere, Miou Miou e Josiane Balasko, Gérard Jugnot e Michel Blanc. Filho do produtor Alain Poiré, Jean-Marie Poiré foi cantor de rock e fotógrafo, assim como roteirista de Michel Audiard, Georges Lautner e Robert Lamoureux. "Le Père Noël Est Une Ordure" é seu quarto filme - ele já havia filmado, com Josiane Balasko, "Les Petits Câlins" e "Les Hommes Préfèrent les Grosses". É Josiane Balasko quem o apresenta ao elenco de "Le Splendid". Em 1993, ele filma "Les Visiteurs", um recorde de bilheteria na França, com 13 milhões de espectadores.


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Michel Laub indica o livro “A menina sem estrela”, de Nelson Rodrigues

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Michel Laub é autor de “Diário da queda”, “O tribunal da quinta-feira”, entre outras obras. Um de seus livros de cabeceira é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues chamada “A menina sem estrela”. Neste episódio, ele conta como nunca cansa de reler este livro.


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


07:00

1935, O Assalto ao Poder - Parte 1

Documentário200352minBrasil14 anosSP


De Eduardo Escorel, Claudio Kahns

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.


08:00

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.


09:25

O Muro

Documentário201787minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores e seu paralelo no mundo. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual.


11:00

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 1

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Frieur

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash do mercado de 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração.

Próximas Exibições:
Sex, 9 ago às 21:00h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Papai Noel é um lixo

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Jean-Marie Poiré filmou "Le Père Noël Est Une Ordure" em 1981. A história se passa na véspera de Natal, na sede de uma empresa de atendimento telefônico ao suicida. Enquanto um homem desesperado comete suicídio ao telefone, todos os tipos de personagens aparecem no escritório sem serem esperados. A noite se transforma em um pesadelo quando o técnico que conserta o elevador morre acidentalmente. O filme é baseado na peça homônima, produzida pela companhia de teatro "Le Splendid", que já havia passado pelo cinema com o grande sucesso de 1978, "Les Bronzés". O filme vai bem no cinema, mas a televisão e o vídeo o transformariam em um filme cult, especialmente por seus diálogos hilários e suas piadas. Filmado depois da vitória da esquerda nas eleições de 1981, a produção, politicamente incorreta, fala sem tabus sobre pobreza e exclusão, caridades e hipocrisia social. É também uma denúncia da homofobia: quando a epidemia da AIDS começa a se espalhar, organizações gays estão lutando contra a discriminação. É a idade de ouro do "dinner theatre", de grupos independentes que unem humor e criticismo social com habilidade. "Café de la Gare" e "Le Splendid" são os grupos principais, onde o cinema vai encontrar um apanhado de atores: Gérard Depardieu e Patrick Dewaere, Miou Miou e Josiane Balasko, Gérard Jugnot e Michel Blanc. Filho do produtor Alain Poiré, Jean-Marie Poiré foi cantor de rock e fotógrafo, assim como roteirista de Michel Audiard, Georges Lautner e Robert Lamoureux. "Le Père Noël Est Une Ordure" é seu quarto filme - ele já havia filmado, com Josiane Balasko, "Les Petits Câlins" e "Les Hommes Préfèrent les Grosses". É Josiane Balasko quem o apresenta ao elenco de "Le Splendid". Em 1993, ele filma "Les Visiteurs", um recorde de bilheteria na França, com 13 milhões de espectadores.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Michel Laub indica o livro “A menina sem estrela”, de Nelson Rodrigues

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Michel Laub é autor de “Diário da queda”, “O tribunal da quinta-feira”, entre outras obras. Um de seus livros de cabeceira é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues chamada “A menina sem estrela”. Neste episódio, ele conta como nunca cansa de reler este livro.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Paulinho Moska

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Com Moska é sempre "Tudo Novo de Novo", como ele diz na canção que abre o programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e o que fez sua cabeça musical foi juntar os gostos de todos da sua família com o que ouvia no rádio. Para nós, ele trouxe uma versão inspirada de "Terra", do Caetano, "Enrosca", sucesso de Fabio Jr., e "Sonhos", de Peninha. Além disso, foi delicioso relembrar "Nuvem Passageira", sucesso único de Hermes Aquino. "A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso".


14:40

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1? - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


15:15

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


15:45

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.


17:25

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.


18:00

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Goiás com açúcar e com afeto

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade de Goiás, o Latitude, Longitude viaja por um cenário de poesia, açúcar e belezas naturais. O episódio mostra a casa onde a poetisa Cora Coralina viveu e faz um passeio por ruas, becos e largos que ela menciona em seus poemas. Também pega carona no passado de Cora como doceira e aproveita para acompanhar o trabalho de cozinheiras que fazem guloseimas típicas da cidade. O programa visita, ainda, o areal da Serra Dourada para entender melhor a conexão entre os quadros de Auriovane D´Ávila, artista plástico que pinta com areia, e a própria cidade de Goiás.


19:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Narcélio Grud

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

O encontro com o artista Narcélio Grud e a sua identificação com a rua como natureza e espaço para sua arte. Iniciou sua carreira como artista de rua pichando muros no início da década de 1990 e, hoje, é reconhecido como um artista de arte urbana que atua em várias vertentes. Seus grafites mostram seres híbridos de humanos e animais, que transpiram humor, reflexão e meditação.


20:00

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Diversos Olhares de um Fotógrafo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Custódio Coimbra, Bruno Veiga, Juca Martins, Evandro Teixeira

O inesperado e a criação artística. Abrimos espaço para fotojornalistas que não abrem mão de trabalhos autorais. Eles acreditam que toda fotografia é arte, inclusive os flagrantes das páginas dos jornais. Cada imagem representa uma opção de luz e de enquadramento, é uma edição pessoal da realidade que nos cerca. Em paralelo ao trabalho na imprensa, focam em suas paixões: a beleza e a degradação da natureza, os contrastes sociais, fatos históricos inesquecíveis. Um profissional premiado por uma imagem de violência urbana passa as férias fotografando baleias. Outro, concilia a redação com um trabalho sobre esquimós. E até mesmo fotografia de celular ganha contornos estéticos apurados nas lentes dos grandes mestres do fotojornalismo.


21:25

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.


21:50

David Hockney - Tempo Recuperado

Documentário201752minFrançaLivre


De Michael Trabitzsch

Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. Os motivos e cores de suas telas foram amplamente reproduzidos e agora fazem parte do panteão de arte do século XX, mudando a maneira como vemos o mundo. Hockney é tipicamente visto como um artista que ama a vida, um bom tempo, glamour e sexo. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado.


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Cia Mário Nascimento

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Companhia Mário Nascimento tem no seu criador e principal coreógrafo a figura que lhe dá o tom: enérgico e multitarefa, Mário Nascimento se reinventa a cada novo trabalho. Mário, além de dirigir e coreografar, também é bailarino e está presente em quase todas as peças do grupo. O grande diferencial da companhia vem do encontro entre Mário e o músico Fábio Cardia. Desde que começaram a trabalhar juntos, os dois sempre quiseram estabelecer conexões entre dança e música que fugissem dos formatos tradicionais. E até hoje essa característica é preservada. A chegada da bailarina Rosa Antuña, que hoje completa a tríade que lidera o grupo, trouxe um outro estilo coreográfico, mais leve, que contrasta com o vigor que marcava até então o perfil da companhia. O episódio busca retratar essa complementaridade presente na essência deles relembrando trabalhos de diferentes fases.