Terça-feira, 18 de Junho de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


00:40

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


01:15

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


01:50

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


03:20

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Um dia, porém, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava.


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Ódio

Documentário201352minFrança12 anos


De Guillaume Moscovitz

Mathieu Kassovitz filmou "O Ódio" em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, o filme é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles. Depois de seu lançamento, o filme inflama a imprensa, gera controvérsias violentas e atrai mais de 2 milhões de espectadores. No ano do filme, Jacques Chirac é eleito presidente da França. Em um contexto de empobrecimento da classe trabalhadora, os anos 90 testemunham o nascimento de uma juventude imigrante e da cultura do Hip Hop. A geração "não toque no meu amigo" dá espaço à geração do rap. Os problemas relacionados à juventude desempregada, à insegurança e à integração dos imigrantes jovens se tornam duras realidades sociais, políticas e econômicas. "O Ódio" é o segundo filme de Mathieu Kassovitz. Revelação daquele ano, o jovem diretor recebeu alguns meses antes o prêmio César de ator mais promissor, por seu papel no filme de estreia de Jacques Audiard, "O Declínio dos Homens". Um talentoso ator, um diretor virtuoso, um cineasta ligado a sua época, Mathieu Kassovitz se tornou aos 27 anos a figura principal da renovação do cinema francês.


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.


05:55

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mia Couto indica o livro “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Mia Couto é o escritor moçambicano de maior renome internacional. Autor de obras como “Terra sonâmbula”, ele fala neste episódio de uma de suas paixões literárias: Fernando Pessoa e seu clássico “Livro do desassossego”.


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história, que é também a nossa.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 18:30h


07:00

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.


08:00

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.


09:40

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.


11:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Um dia, porém, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava.


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Ódio

Documentário201352minFrança12 anos


De Guillaume Moscovitz

Mathieu Kassovitz filmou "O Ódio" em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, o filme é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles. Depois de seu lançamento, o filme inflama a imprensa, gera controvérsias violentas e atrai mais de 2 milhões de espectadores. No ano do filme, Jacques Chirac é eleito presidente da França. Em um contexto de empobrecimento da classe trabalhadora, os anos 90 testemunham o nascimento de uma juventude imigrante e da cultura do Hip Hop. A geração "não toque no meu amigo" dá espaço à geração do rap. Os problemas relacionados à juventude desempregada, à insegurança e à integração dos imigrantes jovens se tornam duras realidades sociais, políticas e econômicas. "O Ódio" é o segundo filme de Mathieu Kassovitz. Revelação daquele ano, o jovem diretor recebeu alguns meses antes o prêmio César de ator mais promissor, por seu papel no filme de estreia de Jacques Audiard, "O Declínio dos Homens". Um talentoso ator, um diretor virtuoso, um cineasta ligado a sua época, Mathieu Kassovitz se tornou aos 27 anos a figura principal da renovação do cinema francês.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.


13:55

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mia Couto indica o livro “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Mia Couto é o escritor moçambicano de maior renome internacional. Autor de obras como “Terra sonâmbula”, ele fala neste episódio de uma de suas paixões literárias: Fernando Pessoa e seu clássico “Livro do desassossego”.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


14:40

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


15:15

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


15:50

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


17:20

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


18:00

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como elas são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Carapicuíba, a história da história

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude vai até a Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, para entender parte da engrenagem responsável por manter viva a história e as tradições dessa aldeia jesuíta, a única das 12 fundadas pelo padre José de Anchieta que permanece de pé. O local, erguido em 1540, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No passeio pelas ruas do aldeamento, o Latitude, Longitude convida o espectador a conhecer o passado do local e a ouvir as histórias contadas ali, de geração a geração. O programa também vai até a OCA, uma escola preocupada em desenvolver um trabalho cultural e de construção de uma identidade nacional.


19:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Alma Negrot

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Nascido em Gramado, Rio Grande do Sul, Raphael saiu cedo de casa para vivenciar o mundo e desenvolver sua arte. Alma Negrot, sua Drag, é uma espécie de entidade abstrata sem sexo definido. Neste episódio, “Entrenós” revela pinturas guardadas de Raphael, seu trabalho como maquiador criativo, suas ambições artísticas e sua presença como artista e ser político.


20:00

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. É um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Visões e Contradições da Fotografia

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Fouad Elkhoury, Linn Schroeder, Ira Block, José Julian Martí, Max Pam

Diante da realidade, as inquietações de cada fotógrafo levam a diferentes buscas. Aqui exploramos as escolhas dos artistas com uma coletânea de profissionais de várias nacionalidades que trazem trajetórias e olhares diversos. Que mundo cada um decide retratar? A guerra, a ditadura e as migrações pautam a vida daqueles que escolhem documentar a dor para transformar a sociedade. Há os que voltam suas lentes para outra direção e mostram o sonho, a beleza, o surrealismo e a ironia da vida cotidiana que transcorre em paralelo ao horror. Revelamos que uma experiente fotógrafa de guerra decidiu que produziria uma imagem da beleza da vida para cada registro de luto que clicaria nos conflitos.


21:20

Por um Triz

Documentário201790minBrasilLivreRJ


De Eduardo Zunza Com Carolina Amares, Paulo Pederneiras, Jaqueline Gimenez

O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele