Domingo, 16 de Junho de 2019


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio A Década de 1980

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema e protestos em todo o mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 20:50h


01:10

E o galo cantou

Ficção201622minBrasilLivreRJ


De Daniel Calil

Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.


01:35

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


01:55

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


02:10

Bike Amor - Episódio Liberdade

Documentário201713minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Argus Caruso, arquiteto, mora num apartamento de 30m2. Segundo ele, quem deu a volta ao mundo viajando em uma bike não precisa de muito espaço. Em cada cidade que passava, visitava escolas e contava histórias. Depois de percorrer o litoral do Nordeste ajudado por uma vela adaptada à bicicleta, resolveu transformá-la em uma bike anfíbia, para ter mais autonomia na travessia de rios e lagos. A bike anfíbia está em fase de testes, aguardando a próxima aventura de Argus.


02:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história, que é também a nossa.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 18:30h


03:30

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.


04:30

Retornados - Episódio A Saga dos Chachás

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos a trajetória do retornado Francisco Felix de Souza, considerado o maior traficante de escravos da História, e a influência política e econômica da família De Souza do Benim.

Próximas Exibições:
Qua, 13 nov às 19:00h


05:10

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Goya

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann, Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Goya se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


06:10

Latitude, Longitude - Episódio Maceió: a cidade e suas cores

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio fala do multicolorido que dá o tom dos elementos típicos da cultura de Maceió. Ao desembarcar na capital alagoana, o Latitude, Longitude mostra as matizes e o brilho das roupas e dos adereços do Guerreiro, folguedo típico que corre o risco de desaparecer junto com seus mestres, a maioria idosos, muitos sem condições de saúde de levar a brincadeira para a rua. Também conversa com a última

Próximas Exibições:
Seg, 11 nov às 18:00h


06:45

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


07:20

Filmes que Marcaram Época - Episódio Lacombe Lucien

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Louis Malle filmou "Lacombe Lucien" em 1973. O cenário é uma pequena cidade no sudoeste da França, em junho de 1944, logo depois dos Aliados aterrissarem. Filho de camponeses, Lacombe Lucien deseja se juntar à Resistência, mas ele é considerado muito novo. Uma noite ele é preso durante o toque de recolher. Ele entrega à Gestapo o nome do líder local dos Maquis e se junta às perseguições e torturas de membros da Resistência. No entanto, ele se apaixona por uma garota judia que vive escondida na pequena cidade, com seu pai e sua avó. Aos poucos, ele vai se afeiçoando a essa família e até impede que parte dela seja presa. Lacombe Lucien é lançado em fevereiro de 1974, na França de Georges Pompidou. O mito de uma França resistente, propagado por gaullistas e comunistas, está desmoronando. Em 1973, "Vichy France", do históriador americano Robert Paxton, se torna um marco. O livro nega a tese de um Petain "espere e verá" e sublinha, ao contrário, o ativismo pró-alemanha do regime Vichy, especialmente no que diz respeito à questão judaica. Nesse contexto, a recepção de "Lacombe Lucien" é um sucesso controverso. Em 1974, Louis Malle tem 42 anos. Ele é um cineasta bem-sucedido, próximo da Nouvelle Vague, mas sempre independente. O escândalo que cerca "Lacombe Lucien" faz com que o diretor se mude para os Estados Unidos, onde continua sua carreira e morre em 1995. Louis Malle retorna à França em somente em 1987 para filmar "Au Revoir Les Enfants", uma espécie de epílogo de "Lacombe Lucien", inspirado por dramáticas memórias pessoais de 1944.


08:20

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.

Próximas Exibições:
Qui, 26 dez às 18:00h


08:50

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz", da banda Natiruts. Do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!


09:20

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Zygmunt Bauman

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O polonês Zygmunt Bauman, sociólogo autor de livros de sucesso, como Amor Líquido, mostra como o poder econômico reduziu a capacidade política dos governos, além de falar sobre as perspectivas de futuro para os jovens e sobre o Facebook.


09:50

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante "roubado" nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias.

Próximas Exibições:
Ter, 12 nov às 20:30h


10:25

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Episódio 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?


11:25

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 22:00h


12:25

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.


13:00

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Seg, 11 nov às 22:15h


14:40

Estados da Arte - Episódio Índio

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O trabalho e o pensamento de artistas que foram tocados pelas forças espirituais e criativas dos povos da floresta. O engajamento e a luta pelas questões indígenas e ambientais. Relações da arte com mitos e cosmogonias.

Próximas Exibições:
Ter, 12 nov às 20:00h


15:15

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.


15:45

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


17:25

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasil12 anosGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.


17:45

Revista Curta! - Episódio 16/06/2019

Jornalismo201915minBrasilLivre


Com David Tygel, Tim Bernardes, Andrea Beltrão, Leandro Chevitarese

Nesta edição da revista: a atriz Andrea Beltrão comenta a atualidade da tragédia grega "Antígona", que ela protagoniza no teatro Poeira; o compositor de trilhas sonoras David Tygel fala dos diretores de cinema com quem já trabalhou; o professor Leandro Chevitarese fala sobre a mudança de paradigma na nossa sociedade, que deixou de ser "disciplinar" e passou a ser "de desempenho"; o cantor Tim Bernardes conta que o mais recente disco da banda O Terno fala de ilusão e desilusão.


18:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


18:30

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.


19:30

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.


21:10

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Liberdade

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

O período entre guerras é propício a tumultos de entusiasmo e ilusão. O comunismo é uma alternativa tentadora e o desejo de revolução social, moral, artística e política paira no ar. Em 1936, a guerra explode na Espanha. Malraux e Hemingway acompanham a luta dos republicanos como jornalistas, e fotografias de Capa e Gerda Taro são publicadas na imprensa internacional com a missão de promover maior consciência sobre conflito. Em abril de 1937, o massacre de Guernica inspirou Picasso a criar uma tela monumental simbolizando a violência perpetrada pelos partidários de Franco e, de um modo mais geral, do fascismo. A república espanhola está perdida e uma guerra termina quando outra começa.