Segunda-feira, 20 de Maio de 2019


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito

Próximas Exibições:
Qui, 28 nov às 18:00h


00:35

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Ter, 17 set às 19:00h


01:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


02:40

No Caminho do Bem - Episódio O Mal e suas Representações

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Se as religiões se dedicam a praticar o bem, fato é que o mal e suas representações também são amplamente presentes na maioria das tradições religiosas. Este episódio pergunta: o que é o mal e como ele está presente em nossas vidas?


03:45

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


04:20

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eduardo Giannetti indica o livro “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Doistoiévski

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O economista, escritor, cientista político e professor, Eduardo Giannetti fala neste episódio de sua paixão pelo escritor russo Fiódor Dostoiéviski, e em particular sobre a importância que seu romance “Os irmãos Karamázov” tem em sua vida de leitor.


04:30

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


05:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ferreira Gullar, Amir Haddad, Cipe Lincovsky, Daniel Hendler, Eduardo Tornaghi

Ferreira Gullar desembarca em Moscou, onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É nesse centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo término de seu curso e pela imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, onde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina. A consumação desse golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.


05:35

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".


06:00

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.


06:35

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Ter, 17 set às 19:00h


06:35

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Ter, 17 set às 19:00h


07:35

Bike Amor - Episódio Conexões

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Aline Cavalcante, jornalista, se mudou de Aracaju para São Paulo, onde passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Fundou "O Gangorra", um coletivo de iniciativas sobre ciclomobilidade e ocupação urbana. Exerceu um papel chave no cicloativismo paulistano nos últimos anos, tendo sido retratada pelo documentário sueco "Bikes vs Carros".

Próximas Exibições:
Sex, 20 set às 18:40h


07:35

Bike Amor - Episódio Conexões

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Aline Cavalcante, jornalista, se mudou de Aracaju para São Paulo, onde passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Fundou "O Gangorra", um coletivo de iniciativas sobre ciclomobilidade e ocupação urbana. Exerceu um papel chave no cicloativismo paulistano nos últimos anos, tendo sido retratada pelo documentário sueco "Bikes vs Carros".

Próximas Exibições:
Sex, 20 set às 18:40h


08:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


09:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 26: O homem, o espaço, o tempo

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O homem cordial de Ribeiro Couto. O coronel nordestino de Marcos Vinicios Vilaça. O carioca da Belle Époque de João do Rio. Na cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras, um paulistano, um pernambucano e um carioca que viveram recortes de tempo e espaço completamente diferentes uns dos outros contribuem para a literatura com visões diversas sobre o homem. Neste episódio de Imortais da Academia, multifacetados Brasis são vistos a partir dos prismas dos múltiplos tipos humanos retratados por cada um dos autores elencados como destaques da cadeira 26.


09:40

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.

Próximas Exibições:
Qui, 17 out às 21:00h


10:20

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


11:20

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


12:00

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na nossa mais antiga e até hoje maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, em vez de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, entre outros. O documentário é baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região.

Próximas Exibições:
Sex, 22 nov às 18:20h


13:40

A Vida Começa aos... - Episódio Luiza

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Luaa Gabanini, Ana Antunes, Maria Santana Dias

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que - ela não sabe - tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.


14:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 


15:10

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.

Próximas Exibições:
Sex, 20 set às 20:00h


16:10

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.

Próximas Exibições:
Sex, 11 out às 22:35h


17:25

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.

Próximas Exibições:
Sex, 18 out às 21:00h


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


18:30

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.


18:50

Filmes que Marcaram Época - Episódio King Kong

Documentário201352minFrança12 anos


De Laurent Perrin

O "king Kong" de Merian C. Cooper é lançado em 1933. Um film cult na história do cinema. A história de amor impossível entre um gorila Indonésio, um animal imenso direto do início dos tempos, e uma estrela sexy e desempregada de Nova York. A fera se humaniza, enquanto os homens se comportam como animais. A crise da década de 20 na Europa, depois do massacre sangrento global da Primeira Guerra Mundial, e a Grande Depressão de 29 criaram um clima perfeito para a idade de ouro do cinema fantástico. Os maiores medos de todos são retratados nas telas, enquanto no mundo real monstros políticos circulam livres. Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack são dois aventureiros. Aviadores voltuntários na Europa durante a guerra, eles lutaram contra o Exército Vemelho ao lado dos poloneses. Os dois organizaram expedições e tornaram-se diretores documentaristas. Com sua equipe, eles fizeram dois clássicos, um atrás do outro, duas obras de arte: "Zaroff, O Caçador de Vidas", em 1932 e "King Kong", em 1933.


19:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Odair José

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Chega a ser emocionante ver a trajetória de Odair José e a consciência que ele tem de seu trabalho. Um dos compositores brasileiros que mais soube retratar o comportamento das pessoas de sua época. Neste episódio, vemos ele falando sobre a ditadura e sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Odair José ilustra o papo com "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)". "Eu sou um compositor popular e vivo estudando aquilo que acontece com as pessoas e transformo isto numa crônica musical e devolvo", explica. Desta época sombria, ele ainda nos brinda com uma versão singela de "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. Fala também de seu encontro com Raul Seixas, da Jovem Guarda, da Bossa Nova e traz versões de "Corina, Corina" e "Ritmo de Chuva". Com vocês, Odair José, que, como disse Ronaldo Bôscoli, é o cantor dos fracos e comprimidos.


20:35

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.


21:05

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.


21:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.