Quarta-feira, 15 de Maio de 2019


00:00

Designers do Brasil - Episódio Jacqueline Terpins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Jacqueline Terpins

Jacqueline Terpins tem no calor a sua principal ferramenta de criação - seja em materiais como o corian, o aço e a madeira, seja em vidro, a sua faceta mais conhecida. Jacqueline explora como poucos as possibilidades que o vidro oferece, com sua transparência e sua propriedade de retração da luz. As formas que extrai do vidro soprado são fluidas, com curvas sinuosas e sensuais. No vidro plano, impera a simplicidade das linhas e a força do material. Qualquer que seja a técnica ou o material, sua linguagem é extremamente depurada. Ela despe o objeto ou o móvel de tudo o que possa ser dispensado. Jacqueline veio das artes plásticas e a elas retorna com frequência.

Próximas Exibições:
Qua, 30 out às 19:30h


00:40

Caçadores da Alma - Episódio Fotógrafos da Fé

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Alex Baradel, Adenor Gondim, Aristides Alvez, João Machado, Mirian Fichtner

Sincretismo religioso é tema deste episódio. Através do olhar delicado e respeitoso de fotógrafos que muitas vezes sequer creem em Deus, mergulhamos no universo do sagrado e do profano. Encontramos religiosidade até mesmo em Cuba, onde vemos o registro da figura de Che Guevara em uma sinagoga. Damos destaque a imagens de celebrações pouco conhecidas, como a saga dos penitentes no sertão e as Guardas de Congado de Minas. Também discutimos os tabus sobre a fotografia do sagrado, como a proibição de capturar imagens de entidades incorporadas.


01:20

Estados da Arte - Episódio Memória

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O papel da memória na formação da subjetividade, o mergulho no inconsciente. A infância e a reminiscência na obra de Ana Miguel. Rosângela Rennó a as coleções de arquivos. Jonathas de Andrade explora a memória etnográfica. Marilá Dardot e a linha tênue da memória que se apaga e se constrói a partir do universo literário.


02:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.


03:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.


04:00

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O médico Roberto Kikawa teve a ideia de criar um sistema móvel para exames preventivos. Nasceu assim o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades e até pequenas cirurgias. O CIES Global é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social, com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.


04:40

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


05:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou, onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É nesse centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo término de seu curso e pela imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, onde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina. A consumação desse golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito


06:30

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


06:50

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


07:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eduardo Giannetti indica o livro “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Doistoiévski

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O economista, escritor, cientista político e professor, Eduardo Giannetti fala neste episódio de sua paixão pelo escritor russo Fiódor Dostoiéviski, e em particular sobre a importância que seu romance “Os irmãos Karamázov” tem em sua vida de leitor.


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Ana Cañas

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Ana é das intérpretes e autoras mais viscerais da sua geração. Daquelas artistas que se rasgam no palco, como se vê com a bela interpretação de "Tô na Vida", parceria sua com Arnaldo Antunes e Lucio Maia. "Existe um tônus emocional diferente quando estou cantando uma canção minha ou de outros compositores. Costumo enlouquecer mais cantando a dos outros. Acho que nas dos outros fico mais livre.", garante. Ela nos brinda com uma linda interpretação do clássico "La Vie en Rose", que canta para lembrar de sua avó. Ana canta também "Mulher", de sua autoria, e "Mal Secreto", de Macalé e Waly Salomão.


08:35

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.


09:05

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.


09:40

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música, são contados em meio às transformações do Rio de Janeiro, com imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.


12:00

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O médico Roberto Kikawa teve a ideia de criar um sistema móvel para exames preventivos. Nasceu assim o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades e até pequenas cirurgias. O CIES Global é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social, com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.


12:40

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


13:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

Ferreira Gullar desembarca em Moscou, onde vai para a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. O poeta, amante das praias cariocas e do convívio com os amigos, vivencia o choque cultural de estar em um país totalmente diferente e longe de todos que conhecia, em especial sua mulher e seus três filhos. É nesse centro de estudos que Gullar conhece Elôina, com quem vive uma intensa paixão, interrompida bruscamente pelo término de seu curso e pela imposição de retornar à America Latina. Pela impossibilidade de voltar ao Brasil, Gullar vai ao Chile, onde um eminente golpe de estado o obriga a retornar à vida clandestina. A consumação desse golpe o obriga a fugir para outro país, dessa vez o Peru.


14:00

Designers do Brasil - Episódio Jacqueline Terpins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Jacqueline Terpins

Jacqueline Terpins tem no calor a sua principal ferramenta de criação - seja em materiais como o corian, o aço e a madeira, seja em vidro, a sua faceta mais conhecida. Jacqueline explora como poucos as possibilidades que o vidro oferece, com sua transparência e sua propriedade de retração da luz. As formas que extrai do vidro soprado são fluidas, com curvas sinuosas e sensuais. No vidro plano, impera a simplicidade das linhas e a força do material. Qualquer que seja a técnica ou o material, sua linguagem é extremamente depurada. Ela despe o objeto ou o móvel de tudo o que possa ser dispensado. Jacqueline veio das artes plásticas e a elas retorna com frequência.

Próximas Exibições:
Qua, 30 out às 19:30h


14:40

Caçadores da Alma - Episódio Fotógrafos da Fé

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Alex Baradel, Adenor Gondim, Aristides Alvez, João Machado, Mirian Fichtner

Sincretismo religioso é tema deste episódio. Através do olhar delicado e respeitoso de fotógrafos que muitas vezes sequer creem em Deus, mergulhamos no universo do sagrado e do profano. Encontramos religiosidade até mesmo em Cuba, onde vemos o registro da figura de Che Guevara em uma sinagoga. Damos destaque a imagens de celebrações pouco conhecidas, como a saga dos penitentes no sertão e as Guardas de Congado de Minas. Também discutimos os tabus sobre a fotografia do sagrado, como a proibição de capturar imagens de entidades incorporadas.


15:20

Estados da Arte - Episódio Memória

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O papel da memória na formação da subjetividade, o mergulho no inconsciente. A infância e a reminiscência na obra de Ana Miguel. Rosângela Rennó a as coleções de arquivos. Jonathas de Andrade explora a memória etnográfica. Marilá Dardot e a linha tênue da memória que se apaga e se constrói a partir do universo literário.


16:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.


17:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.


18:00

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


18:35

No Caminho do Bem - Episódio O Mal e suas Representações

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Se as religiões se dedicam a praticar o bem, fato é que o mal e suas representações também são amplamente presentes na maioria das tradições religiosas. Este episódio pergunta: o que é o mal e como ele está presente em nossas vidas?


19:35

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".


20:00

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


20:21

Rainha

Ficção201630minBrasilLivre


De Sabrina Fidalgo Com Sabrina Fidalgo, Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.


20:50

Batismo de Sangue

Ficção2006110minBrasil14 anosMG


De Helvécio Ratton Com Murilo Grossi, Marcélia Cartaxo, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Daniel de Oliveira

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.